Olá! navegue por todas as páginas, qualquer dúvida
Entenda como funcionam os mecanismos de inclusão social no ensino superior brasileiro.
📖O que são?
As cotas e as sobrevagas são mecanismos utilizados por instituições de ensino, principalmente universidades públicas, para promover a inclusão social e ampliar o acesso à educação superior de grupos historicamente excluídos, criadas para minimizar as desigualdades, elas fazem parte faz parte da política de ações afirmativas das instituições.
As vagas reservadas são divididas em diferentes marcadores sociais/categorias, pensadas como uma forma de superação das desigualdades educacionais. As reservas de vagas são conhecidas como modalidades de concorrência, cotas, que levam em conta critérios sociais e raciais.
O caminho para se candidatar é você conhecer melhor cada uma das reservas de vagas atentando-se para sua identificação e realidade, de modo a ter como comprovar posteriormente, no caso de aprovação. A dica aqui, é procurar conhecer cada processo seletivo, a exemplo do SISU, vestibulares próprios, PROUNI, para verificar os detalhes descritos nos editais, manuais e orientações que são disponibilizadas pelas instituições de ensino superior. É importante ressaltar que a regra principal é ter cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública.
⚖️ Cotas
No contexto das políticas de reparação para negros e negras, as cotas foram pensadas como uma forma de superação das desigualdades educacionais, uma vez que, os negros e as negras de baixa renda que estudaram em escolas públicas são os que historicamente têm menos oportunidades para o acesso ao ensino superior. Assim, quarenta por cento das vagas são reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou negras.
Porém existem alguns requisitos que precisam ser atendidos, como ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, limites de renda familiar, comprovação de etnia, dentre outras.
Saiba mais navegando pelas páginas que detalham cada reserva de vaga.
↩️ Sobrevagas
As sobrevagas são vagas adicionais disponibilizadas nos processos seletivos, destinadas a diversos marcadores sociais, que constituem a diversidade do povo brasileiro. Alguns processos seletivos, a exemplo do Vestibular próprio da UNEB, disponibilizam sobrevagas para indígenas, quilombolas e ciganos(as); pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação; travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não bináries.
Saiba mais navegando pelas páginas que detalham cada reserva de vaga.
Conheça mais sobre as cotas e sobrevagas navegando nas opções abaixo.