Um caminho simples

A UFMG nos orientou a usar o Moodle como sistema para gerenciar a turma e o Teams como sala de conferência (você pode usar outros, se quiser). Como não existe uma solução única que atenda a todas as necessidades, elaboramos 1) uma sugestão de roteiro e 2) um infográfico baseado nos tutoriais disponíveis nesse site. Nesse infográfico, indicamos a nossa sugestão de roteiro com o caminho azul.

Sugestão de roteiro

Primeiro, agende as salas de video-conferência do Teams usando o aplicativo Calendar e disponibilize o link na sua turma no Moodle. Usando o Calendar, você não precisa criar uma equipe, pois as salas de video-conferência podem ser acessadas por qualquer pessoa com o link, igual ao Zoom. No dia da aula, grave a reunião. A gravação estará disponível no Stream para download. Você poder colocar a gravação no Youtube e disponibilizar o link no Moodle.

Infográfico

Siga as setas a partir do ponto de partida (caixa verde). Em cada caixa há um número que se refere a um tutorial, cujo link está disponível logo abaixo em "Referências no Gráfico".

Referências no Gráfico


  1. Conheça um pouco melhor o contexto da ferramentas: assista aqui.

  2. O Espaço Virtual da UFMG possui excelentes tutoriais do Moodle: clique aqui.

  3. Para se registrar no Office 365: assista aqui.

  4. Observação: uma pessoa não registrada pode participar da conferência Meeting como convidada. Se você quiser ter um maior controle sobre a turma, peça para que todos criem uma conta no Office 365,

  5. Agendar as salas de video-conferência do Teams: via calendario no Office 365 ou via plugin direto no Moodle. .

  6. A gravações das salas de conferência do Teams ficam disponíveis no Stream: veja como fazer o download da gravação .

  7. As gravações são colocadas no Youtube através do Youtube Studio: veja como.

  8. O Youtube Studio possui um editor bem simples: conheça aqui.

  9. Você poder criar uma equipe no Teams para funcionar como uma classe: veja como.

  10. Uma equipe do Teams pode ser usada como um ambiente completo para a sua turma: veja aqui um exemplo.

Desatando um nó: a sala de conferência do Teams fica "por debaixo dos panos". A sala de conferência não é um aplicativo isolado. Você pode agendar uma sala virtual no calendário do Teams ou no aplicativo Calendar, também conhecido como calendário do Outlook. Na verdade, os dois calendários são integrados, se você agendar num, aparece no outro. Curiosamente, a sala de reunião do Teams pressupõe que você e mais alguém irão participar. Por isso, se você for no calendário do Teams e agendar uma reunião sem participantes ou sem equipe, o Teams não vai criar uma sala virtual: você precisa adicionar participantes obrigatórios ou criar uma equipe e vincular a sala a algum canal dessa equipe. Por outro lado, se você for no Calendar, você pode criar uma sala virtual sem necessidade de criação de uma equipe.