Nas últimas eleições para os Orgãos do IST Conselho de Escola, Assembleia de Escola, Conselho Científico e Conselho Pedagógico (2024), Senado da ULisboa (2021) e para os orgãos do IST, (2020), apresentámo-nos como Lista T. Um balanço do trabalho realizado pode ser encontrado aqui.
Por entendermos que os princípios que defendemos são os que melhor servem o IST e a ULisboa apresentamo-nos em 2025 às eleições para o Senado da Universidade de Lisboa para, em cumprimento das suas competências estatutárias, participar em todas as atividades deste importante orgão da ULisboa de acordo com os princípios programáticos aqui enunciados e em estreito respeito e compromisso pelas normas que todos os candidatos e eleitos pela lista T assumem na sua candidatura.
Não é possível perspectivar o futuro do IST sem atender ao facto de sermos parte integrante da Universidade de Lisboa. Estamos assim totalmente empenhados em contribuir com o melhor que temos e sabemos para a evolução da Universidade de Lisboa e do ensino superior em Portugal.
O Senado é o orgão da Universidade que conta com a representação das várias Escolas que a compõem. É através das suas comissões que o Senado reflecte e emite parecer sobre assuntos tão relevantes para o funcionamento da Universidade, desde novas ofertas de ciclos de estudo, ao envolvimento em iniciativas internacionais de ensino e investigação, ou aspectos de organização e gestão de recursos.
Entre outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento do IST e da Universidade, as recentes iniciativas legislativas sobre alterações ao RJIES, ao ECDU e ECIC, devem merecer uma importante reflexão no seio do Senado por anteverem mudanças importantes e com impacto no nosso modo de funcionamento.
Por estas razões, é muito importante assegurar que a representação do IST no Senado da Universidade de Lisboa seja constituída por uma equipa de docentes e investigadores com elevada maturidade e experiência de gestão académica, empenhados em contribuir de forma construtiva para a discussão dos grandes desafios que se perspectivam para o futuro da Universidade.
Entendemos que continua a ser fundamental renovar e aumentar a ambição, reforçar a nossa comunidade e projetar e redesenhar o futuro, liderando a recuperação e a transformação do país.