cervejaria deuses

criação de identidade visual e ilustração

a "missão" era criar uma identidade visual (rótulos, embalagens, marca, apresentação etc.) para uma linha de cervejas da cervejaria deuses (uma cervejaria fictícia, inspirada nos deuses nórdicos). não tenho dúvidas que esse foi um dos trabalhos da época da faculdade de design gráfico que mais amei fazer! acredito que foi com ele que descobri minha paixão pela criação de identidade visual.

pensar numa identidade visual vai muito além de criar uma logomarca. esse trabalho criativo inclui pensar em todas as frentes que uma marca pode atuar falando uma mesma linguagem.

para essa linha da cervejaria deuses por exemplo, escolhemos o deus nórdico AEGIR, o deus dos mares. pai de nove filhas, Aegir ofertava generosas e amistosas festas para os outros deuses no fundo dos mares. era temido e reverenciado por marinheiros, que lhe prestavam tributos durante suas viagens.  AEGIR NOS TRAZIA UM BRAÇO NESSA TEMÁTICA DOS DEUSES: O MAR. além de Aegir, observamos que algumas de suas filhas carregavam traços que correspondiam a traços de algumas cervejas. Aqui tínhamos parte do cenário montado: Aegir, o pai, era a representação que precisávamos para a IPA: forte porém frutado (um deus temível, mas que era amigável e oferecia entretenimento); o deus dos mares fazendo referência a uma das principais harmonizações da IPA, peixes.


Kolga, também conhecida como "a fresca", que vestia-se das ondas, foi a filha de Aegir escolhida para representar a WEISS: uma cerveja conhecida pelo frescor e facilidade em criar espuma. Não poderia existir representante melhor que Kolga!
Blodughadda, a filha dos cabelos sangrentos, vem fazendo referência a cor avermelhada da  Red Ale  e por fim,  Himingaleva, "a que vê através do céu" e fazia visitar noturnas aos navegantes, assim como a noite escura entre representando a cerveja STOUT -  uma cerveja de característica forte, encorpada e coloração escura com aroma de café e chocolate. 

nesse momento já tínhamos elementos suficientes para pensar da embalagem aos detalhes  de toda linha AEGIR da cervejaria deuses: rolhas para as garrafas que abrigariam as cervejas, embalagens de sacos Kraft amarrados com cordas, tags com textos explicativos da mitologia e referência as cervejas, rótulos e ilustrações que cada garrafa ganharia. tudo remetendo ao mar e aos elementos que habitam o imaginário desse universo.

desenvolvi junto ao Maycon Inácio e ao Henrique Graff (in memoriam), e na distribuição de tarefas fui a responsável direta pelas ilustrações e textos que acompanharam as cervejas.