A intervenção social atua nas áreas de solidariedade, de capacitação para a valorização dos recursos internos e para a mobilização dos recursos da comunidade no sentido da autonomização das famílias.
A intervenção social visa responder às necessidades básicas, de segurança e bem-estar dos alunos através da família. Deste modo, pretende identificar os alunos com graves vulnerabilidades sociais, económicas e habitacionais, e procurar minimizar a falta de equidade no acesso a bens e serviços essenciais que permitam o conforto necessário para as suas aprendizagens não serem comprometidas.
A intervenção social incide na valorização e promoção de competências pessoais e sociais das famílias para a autonomia e co-responsabilização sobre a satisfação das necessidades próprias e do agregado familiar. Pretende promover o acesso das famílias às entidades de apoio social no estabelecimento de uma rede de suporte formal de apoio às famílias mais vulneráveis, bem como fomentar a criação de uma rede se suporte informal, no sentido de estas famílias serem capazes de agir de forma organizada e concertada para se unirem na satisfação de necessidades para as quais não encontram resposta na sua rede de suporte formal.
A Assistente Social e Educadora Social, Paula Pinto e Juliana Cardoso respetivamente, com a Coordenadora de Escola EB1 nº2 de Mira Sintra Isabel Barradas com a CPCJ Oriental Sintra - Dra. Sandra Feliciano e Dra. Ana.
Com funcionários da Escola Secundária Matias Aires