TODOS EM REDE!

Projeto do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra, que visa a transformação da Escola como comunidade de aprendizagem, no âmbito do PAQUE-Medida 4, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

Enquadramento

“Todos em Rede!” é um projeto que visa a transformação da escola como comunidade de aprendizagem, tendo por base o projeto INCLUD-ED.

Inspirado no modelo de aprendizagem dialógica e nos princípios da criação de sentido, diálogo igualitário, igualdade de diferenças, aprendizagem instrumental, inteligência cultural e transformação, é uma proposta de índole ecológica e sistémica com vista ao sucesso escolar pela inclusão, solidariedade e bem-estar.

O “Todos em Rede!” estrutura-se em dois eixos:

1. Pedagógico, que enquadra duas áreas de intervenção:

1.1. O balão dos sonhos: diagnóstico, ações educativas de sucesso (tertúlias dialógicas; grupos interativos; formação pedagógica dialógica; formação de familiares; participação educativa da comunidade; modelo de prevenção e gestão de conflito)

1.2. Práticas educativas: “O melhor de mim” (práticas de mindfulness) e os “Pequenos filósofos” (filosofia com alunos dos Jardins de Infância).

2. A intervenção social que enquadra as áreas de solidariedade, capacitação para a valorização dos recursos internos e para a mobilização dos recursos da comunidade no sentido da autonomização das famílias.

Com o projeto “Todos em Rede!” pretende-se veicular um conjunto de ações educativas de sucesso, a par de práticas educativas que sustentam a promoção de competências socioemocionais e de articulação inter-ciclos. Pretende-se ainda fomentar a solidariedade entre famílias e dentro da comunidade educativa, no sentido de dar resposta às necessidades crescentes das famílias dos nossos alunos, promover a capacitação das famílias para a valorização dos seus recursos internos e para a mobilização dos recursos da comunidade no sentido da autonomização das famílias.

Equipa responsável pelo Projeto

Coordenadora do projeto/ Mediadora Escolar - Joana Inácio

Assistente Social - Paula Pinto

Educadora Social - Juliana Cardoso

Coord. de Escola do 1.º ciclo - Isabel Barradas

Docente - Filipa Dias

Coord. do Pré-Escolar - Ana Paula Correia

Outros docentes implicados nas ações de cada eixo de intervenção.

Balão dos Sonhos

O “Balão dos Sonhos” é um voo metafórico, de identificação de sonhos, necessidades identificadas por todos os intervenientes dos processos educativos (alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação, famílias e comunidade local) que permitam aferir as reais preocupações que assistem ao sucesso escolar.


O objetivo constitui a planificação e implementação de Ações Educativas de Sucesso, desde Tertúlias Dialógicas, Grupos Interativos, Formação de Familiares, Formação Pedagógica Dialógica e Participação Educativa da Comunidade.

Melhor de Mim

"O Melhor de Mim", consiste na aplicação de um conjunto de sessões semanais de mindfulness, relaxamento e meditação, a decorrer no Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra, no 1.º e 3º. ciclo.


Surge da necessidade de proporcionar aos alunos um tempo de reflexão, introspeção e autoconhecimento através de diversas atividades práticas, de forma a que estes possam redescobrir o melhor que cada um tem dentro de si.


Pequenos Filósofos

"Pequenos Filósofos" é um projeto dirigido às crianças que frequentam os Jardins de Infância do AEAMS, com o objetivo de estimular o pensamento reflexivo, em clima de diálogo lúdico, promover a curiosidade, a cidadania ativa, estimular para aprendizagens interrogativas, descritivas, de análise, de partilha de saberes e essencialmente de construção de pessoas com valores sólidos e esclarecidos.

Intervenção Social

"Intervenção Social" é um complemento de atividades para o sucesso educativo, visando responder às necessidades básicas de segurança e bem-estar dos alunos através da família.

Pretende-se identificar os alunos com graves vulnerabilidades socias, económicas e habitacionais.

Esta intervenção incide na valorização e promoção de competências pessoais e sociais das famílias para a autonomia e corresponsabilização sobre as próprias necessidades, bem como, no suporte informal de apoio na comunidade.

A articulação com entidades locais é estabelecida de forma a criar uma rede formal e informal para colmatar as fragilidades.

Questões?

joana.inacio@aeams.education