Como em todas as iniciativas de grande envergadura, há sucessos e insucessos! E neste meu projeto de vida, nesta minha mudança de estilo de vida, existiram dois projetos que não me foram possível implementar.
O primeiro, foi o projeto intitulado "Comércio Justo, o fator-chave no desenvolvimento humano". Apesar de ter uma ótima estrutura, a meu ver muito bem desenvolvida por mim, não me foi possível implementá-lo, por falta de articulação ou resposta em por parte das entidades cuja cooperação era fundamental.
Já o segundo, foi o projeto de investigação história para concorrer à XV edição do concurso Eustory intitulado: "Choques petrolíferos de 1973 e 1973 e crise económica subsequente em Portugal". Infelizmente, por falta de tempo da minha parte, não consegui efetuar a investigação necessária para satisfazer os meus padrões de qualidade.
Deixo aqui os planos que criei para que o leitor se inspire e, quem sabe, decida pegar num destes projetos e decida fazer a mudança na sua comunidade com a sua implementação!
Estruturação do projeto sobre o comércio justo intitulado "Comércio Justo, o fator-chave no desenvolvimento humano".
Contacto estabelecido com o Centro de Intervenção e Desenvolvimento Amílcar Cabral.
Tentativa de estabelecer contacto com a organização Fairtrade Iberia.
Estruturação do projeto para a minha candidatura à XV edição do concurso Eustory.
Esclarecimento de dúvidas acerca das dimensões possíveis para o meu trabalho.
Exposição do projeto ao meu orientador, professor Francisco Barão.
Classificação das evidências acima: Identidade e Cultura, Desenvolvimento Sustentável (ODS Nº10 - Reduzir as Desigualdades) e Voluntariado.
Identidade e cultura - Ambos os projetos tinham como objetivo explorar vertentes educacionais usualmente inexploradas - a importância do comércio justo no desenvolvimento humano e a história por detrás da crise portuguesa dos anos 70 e 80.
Desenvolvimento sustentável - A ação desenvolvida nestes projetos, principalmente no primeiro, permitiria reduzir as desigualdades por meio do incentivo aos jovens a que percebam a ação impactante que podem tomar através das suas escolhas de consumo.
Voluntariado - Esta ação teve também ela uma índole completamente voluntária, tendo como objetivo estimular a educação para o desenvolvimento e a educação para a história dos jovens.