Depois de todos estes meses a trabalhar incessantemente para fazer a diferença nos meios em que me insiro creio que, agora, posso afirmar com certeza: Eu sou um changemaker!
Agora faço parte da solução e não do problema! Agora, ajudo a solucionar os problemas que a nossa sociedade enfrenta!
Pela organização (a meu ver bastante bem concebida e estruturada) deste website, pode parecer que todas estas iniciativas e projetos foram conduzidos de um modo altamente metódico e que sempre tive um plano bastante bem alinhavado desde a submissão do formulário de candidatura ao prémio de mérito!
Desengane-se o leitor que pensar isso pois a realidade não poderia diferir mais desse pensamento!
A única coisa que tive, desde o primeiro dia deste prémio de mérito, foi um desejo intenso de criar ou contribuir para criar iniciativas que impactassem positivamente os meios onde eu me insiro e que não fossem na sua maioria, exclusivas para a candidatura ao prémio de mérito – quis desde o início que as evidências geradas para a minha candidatura ao prémio de mérito não fossem resultado de momentos isolados de contribuição para o bem-comum mas, pelo contrário, que fossem iniciativas sólidas e consistentes com potencial no longo prazo.
Em retrospetiva, considero que consegui concretizar este desejo, não só por ter dado continuidade ao trabalho em prol do aumento dos níveis de literacia financeira da população portuguesa e da criação da primeira associação de estudantes do Externato Liceal das Casas de São Vicente de Paulo, projetos estes que transitaram da anterior edição do prémio de mérito (mas que, não obstante terem transitado da anterior edição do prémio de mérito, fiz muito mais e muito melhor este ano pela sua implementação) como também por me ter envolvido em iniciativas através das quais consigo fazer a diferença na minha comunidade de forma sólida e consistente.
Neste último ponto, refiro-me ao projeto de investigação Rede Dream Teens 2.0, um projeto de investigação estupendo que me tem dado oportunidades que nunca pensei que poderia vir a ter e que me tem permitido construir uma networking poderosíssima, composta por jovens que, como eu, desejam fazer mais que os seus pares e impactar o mundo. Este desejo comum de impactar o mundo uniu-nos e dele está a florescer a Associação Futuro Jovem, que terá certamente um grande impacto na sociedade portuguesa.
No início deste ano, iniciei uma jornada transformacional que nunca pensei poder vir a mudar a minha vida de forma tão derradeira! Rompi com hábitos procrastinadores e condutores ao insucesso e à frustração e interiorizei um conceito, que tenho levado como princípio de vida até hoje:
"Fazer a mudança é algo de que muitos falam - Mudar hábitos, mudar costumes... Tudo causas nobres! Contudo poucos fazem a mudança efetivamente, pois muitos dos que querem fazer a mudança, ao se aperceberem da abnegação, do sacrifício e da resiliência que esse processo exige, desistem. Assim sendo, para que quem quer fazer a mudança não corra o risco de desistir, é necessário que interiorize que qualquer iniciativa movida por motivos meramente egoístas, de glória, de poder, de fama, irá cair. É preciso mais do que isso… É preciso amor à causa e à comunidade!"
É a aplicação deste princípio que me tem permitido potenciar-me enquanto indivíduo e desenvolver todas as iniciativas que puderam ver apresentadas neste website!
No início deste ano, nunca poderia imaginar a multiplicidade de oportunidades que já teria experienciado no dia de hoje! Workshops, debates televisivos, participação em congressos, cursos nas universidades mais conceituadas do mundo, participação em startups... As minhas experiências não poderiam ter sido mais diversas!
Por todas estas oportunidades que tive e que muitos outros não tiveram eu estou grato! Estou grato pela minha vida! Estou grato pelo amor à comunidade que Deus me permitiu experienciar! E estou grato, sobretudo, pelas pessoas que conheci e que me auxiliaram, cada um da sua forma, nesta jornada transformacional.
Como tal, não seria correto da minha parte que finalizasse este website sem agradecer:
Aos meus pais, pelo apoio incondicional que sempre me deram, suportando as minhas iniciativas por mais inconcebíveis que vos parecessem. Jamais me será possível retribuir-vos o apoio que me prestaram e continuam a prestar!
Ao Gustavo Araújo, por todo o apoio que me deste na revisão do currículo de educação financeira que criei, no lançamento e na divulgação da petição e por seres um modelo a seguir. Potenciaste o meu sonho de educar financeiramente os portugueses de formas que nunca poderia imaginar!
À Dra. Cátia Branquinho e a toda a equipa do projeto Aventura Social, por todas as oportunidades de crescimento que me proporcionaram. Com estes meses de colaboração, sou agora uma pessoa mais rica e mais apta a fazer a diferença!
À Mariana Ferreira e ao Tomás Ferreira, pela vossa amizade e pelas nossas conversas! É uma honra e um privilégio poder privar com vocês e trabalhar no desenvolvimento deste nosso projeto vanguardista que é a Associação Futuro Jovem!
Ao Prof. Francisco Barão, pelos sábios conselhos que sempre me deu e pelas magníficas aulas que sempre nos lecionou. As suas aulas são para mim uma fonte de inspiração e nunca conseguiria chegar onde cheguei, desenvolver estes projetos, sem contar com o seu apoio e os seus conselhos!
À Prof. Luísa Calisto, pelo seu apoio incondicional à criação da Associação de Estudantes. Sei que nem sempre é fácil lidar com a minha personalidade forte e, por vezes, um pouco intransigente. Apesar deste facto, a professora ajudou-me sempre e permitiu-me potenciar este meu devaneio da Associação de Estudantes que, com o seu apoio, se tem tornado um objetivo cada vez mais tangível!
À Prof. Michele Wilson, pelos seus conselhos e pelo seu apoio constante no desenvolvimento do projeto da Associação de Estudantes. À semelhança do Professor Francisco Barão, as suas aulas e os debates que nelas se desenvolvem são também eles uma fonte de inspiração e os seus conselhos no desenvolvimento do meu projeto do prémio de mérito foram essenciais para que estivesse agora a escrever estas palavras!
Ao Prof. António Santos, pelo seu sólido apoio na criação da Associação de Estudantes. Nunca me esquecerei que, sem o professor, nunca conseguiríamos ter realizado a reunião geral de 3º ciclo no dia em que estava prevista! Dito isto, o seu apoio na criação da Associação de Estudantes foi imprescindível, tanto no evento que referi como em muito outros, auxiliando-me a disseminar derradeiramente o “bichinho” do associativismo estudantil pelos meus colegas de 3º ciclo!
Aos restantes docentes, por me terem potenciado enquanto indivíduo, em conjunto com os docentes referidos acima e por terem potenciado as minhas iniciativas. Desde o apoio à criação da Associação de Estudantes à participação do Externato nas diversas Olimpíadas… O vosso apoio foi também ele fundamental!
Dito isto, hoje sou um indivíduo mais completo com uma maior adaptabilidade às diversas circunstâncias e com um desejo mais intenso de mudar a minha comunidade!
Hoje posso clamar aos sete ventos que sou um changemaker! Posso dizer que faço a minha parte para ter um mundo melhor!
No dia de hoje, sinto-me a fazer jus ao lema do Externato “Saber mais para servir melhor”, sinto-me um cristão na verdadeira aceção da palavra, isto é, na aplicação dos valores de Cristo à minha vida. Valores esses que nos exortam a praticar ativamente o bem, ajudando aqueles que nos rodeiam e fazendo o que está ao nosso alcance para acabar com as injustiças!
E posso afirmar com toda a certeza: não há nada mais enriquecedor do que fazer a diferença na vida do outro!
Assim sendo, exorto todos os leitores a que, quando finalizarem a sua visita a este website, pensem: “Como posso ser um cidadão ativo?”, “Como posso mudar a minha comunidade?”.
Porque, tal como John Kennedy diria, “Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti. Pergunta o que podes fazer por ele.”! Esta deve ser a nossa postura face à comunidade em que nos inserimos!
Espero que tenham considerado prazerosa a vossa visita ao meu website e bem-haja a todos!
Votos de sucesso e prosperidade,
Miguel Canas
Testemunho do Professor Francisco Barão, o meu professor de Geografia e o meu tutor no Prémio de Mérito, abordando as minhas iniciativas em diversos âmbitos. O projeto Eustory referido não foi desenvolvido e enquadra-se nas iniciativas não implementadas.
Testemunho da Professora Michele Wilson, a minha professora de português, acerca da minha postura nas diversas iniciativas de âmbito escolar.
Testemunho da Professora Luísa Calisto, a minha professora de inglês e a minha diretora de turma, abordando alguns dos desafios na implementação da associação de estudantes.