É recomendado que antes de realizar o procedimento de coleta do Teste do Pezinho, a UBS deve:
PREENCHER O LIVRO COLETA: é proposto que cada UBS tenha um livro de registro ou livro de coleta ou arquivo online para registro dos testes do pezinho realizados, nele deve conter as principais informações do bebê e da coleta, estas podem ser as mesmas informações do cartão de coleta. É importante anotar um número de telefone de algum familiar no livro coleta, além do número de telefone da mãe ou pai, pois caso seja necessário uma nova coleta do teste, a equipe conseguirá encontrar a família através do registro das informações.
Aproveite esse momento para conversar com a mãe, questionar se ela está com alguma dificuldade para amamentar, bem como, pedir para que ela amamente enquanto você faz o preenchimento do livro e do cartão de coleta. A amamentação antes da coleta melhora a circulação sanguínea, aquece o pé do bebê, contribuindo para uma coleta rápida e satisfatória. Aproveite este momento para observar posição, pega em seio materno e estar orientando a mãe na amamentação.
Preenchido o cartão coleta, o livro de coleta, realizado orientação sobre a amamentação e observado a mamada, é chegada a hora de separar o material para a coleta.
Cada estado brasileiro possui o seu Serviço de Referência em Triagem Neonatal, SRTN (Serviço responsável pelo envio do cartão coleta, lancetas de coleta e análise das amostras), são os SRTN que, junto com a Secretaria de Saúde de cada município, organizam a distribuição do material de coleta e o fluxo de recolhimento das coletas realizadas. O modelo de cartão de coleta pode mudar dependendo do estado brasileiro, mas as informações e a forma de coleta são iguais para todos. O cartão abaixo é o modelo utilizado pelo Serviço de Referencia em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).
A COLETA
É importante orientar os pais sobre como será o procedimento, as informações devem ser realizadas antes da coleta, após o procedimento a atenção da mãe estará voltada para o bebê.
Veja nas imagens o procedimento de coleta.
Cuidados importantes na coleta do Teste do Pezinho, observe a figura abaixo.
COLUNA A: representa uma coleta insuficiente, o profissional não aguardou a formação de uma grande gota, a absorção de sangue não preencheu o círculo, como também não atravessou o papel-filtro. Há sobreposição de gotas (quando é colocado em um círculo mais de uma gota, na tentativa de preenche-lo), o que inutiliza a coleta.
Durante o procedimento de coleta, caso ocorra interrupção do sangramento, passe um algodão ou gaze no local da punção para retirar o tampão de fibrina e plaquetas, que se formam com o processo fisiológico de coagulação, isso vai ativar novamente a circulação.
COLUNA B: coleta insuficiente, sobreposição de gotas e papel-filtro amassado. O papel-filtro não deve ser tocado e não deve ter contato com nenhuma superfície durante a secagem da amostra.
COLUNA C: amostra concentrada, quando a punção provoca sangramento abundante, o profissional não utilizou a lanceta indicada pelo SRTN.
COLUNA D: presença se sangue coagulado, deixando a amostra concentrada. Caso o sangue coagule, muitas vezes pelo tempo para formar a gota, é necessário remover com uma gaze ou algodão e aguardar a formação de uma nova gota.
COLUNA E: o mal acondicionamento da amostra, em ambiente úmido, não aguardar sua secagem completa, favorece a proliferação de fungos, resultando em mofo.
COLUNA F: a amostra fica hemolisada quando o profissional não aguarda a secagem completa do álcool, no momento da assepsia, isso pode provocar a diluição da amostra, ou quando ocorre a "ordenha" do pé, na tentativa de formar uma grande gota, ocorre diluição por líquido tecidual.
Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.
Imagem: Ministério da Saúde, 2016.
CUIDADOS COM A SECAGEM DA AMOSTRA
Exposição ao sol (colocar o cartão coleta próximo a janela, por exemplo);
Secagem em cima de estufas;
Ventilação forçada (usar ventilador ou ar condicionado, por exemplo);
Deixar o cartão de coleta secando próximo de local com manipulação de líquidos;
Empilhamento de amostras ou contato com superfícies (utilize sempre a estante própria para a secagem).
Quando as amostras estiverem completamente secas, podem ser empilhadas para serem armazenadas, protegidas da LUZ, VENTO, UMIDADE, CALOR EXCESSIVO, podendo ser mantidas em caixa de isopor ou caixa plástica fechada. É recomendado a preservação em refrigerador, principalmente em cidades onde a temperatura ambiente é elevada. Neste caso, é fundamental alguns cuidados para que não ocorra a inutilização da amostra: amostra contaminada pelo contato com outras substâncias (o refrigerador é utilizado para guardar outros produtos), amostra com manchas de bolor devido ao excesso de umidade em recipiente fechado.
É importante questionar a secretaria de saúde do seu município ou SRTN, sobre as orientações de armazenamento e envio das coletas do Teste do Pezinho, lembrando que cada estado possui o seu SRTN e este que realiza a organização do fluxo de envio das coletas.
Nota Técnica SRTN, POA. 2018
Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.