Gotas de Amor






Triagem Neonatal Biológica

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), criado em junho de 2001, é considerado um programa de grande importância nacional e de sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa contempla todos nascidos vivos brasileiros, ele é coordenado pela Secretaria de Saúde de cada estado brasileiro e operacionalizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Todos os objetivos, diretrizes e estratégias do Programa exigem responsabilidade das três esferas de gestão, Federal, Estadual e Municipal, além dos técnicos envolvidos, na busca de melhores indicadores do Programa, e qualidade de vida aos pacientes identificados com alguma das doenças.

O PNTN é um Programa de rastreamento populacional, com o objetivo de identificar doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo. O PNTN contempla as triagens clínicas (Triagem Neonatal Ocular (TNO), conhecida como "teste do olhinho", Triagem Neonatal Auditiva (TNA), "teste da orelhinha", Triagem da Cardiopatia Congênita, "teste do coraçãozinho", avaliação do Frênulo Lingual, "teste da linguinha") e a Triagem Neonatal Biológica, popularmente conhecida como "TESTE DO PEZINHO"

Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.

Imagens: Plataforma de design gráfico Canva

Triagem Neonatal Biológica

TFDJIWSB86BU9FR5.mp4

Vídeo construído pela autora

Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016

O que é o Teste do Pezinho?

É um exame de triagem, para identificar indivíduos que estão sob risco de desenvolver determinada doença. O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê, por isso chamado Teste do Pezinho. O procedimento é rápido e quase indolor.

Quando identificado alguma alteração no Teste do Pezinho, são realizados exames diagnósticos para confirmar, de forma precoce, doenças que podem implicar riscos graves para a saúde da criança, permitindo tratamento e acompanhamento, que podem ocorrer por toda a vida.

As doenças contempladas pelo SUS no momento são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Triagem neonatal(Teste do Pezinho). jun 2016

Quando coletar o Teste do Pezinho?

O teste deve ser feito entre o 3° e 5° dia de vida do recém-nascido. Se por algum motivo, o bebê estiver hospitalizado neste período, deverá ser coletado na maternidade.

Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Triagem neonatal(Teste do Pezinho). jun 2016.


Onde coletar o Teste do Pezinho?

O teste é realizado de forma gratuita nas unidades básicas de saúde, conhecidas como UBS ou Posto de Saúde, também pode ser realizado em alguns hospitais. Podem ser realizadas em laboratórios, de forma privada. A rede privada oferece cobertura para mais doenças, além das oferecidas no SUS.


Ministério da Saúde. Triagem neonatal biológica: manual técnico. 2016.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Triagem neonatal(Teste do Pezinho). jun 2016.


Teste do pezinho ajuda em diagnóstico precoce de seis doenças.mp4

Ministério da Saúde. Teste do Pezinho. 2018. https://www.youtube.com/minsaudebr

AS DOENÇAS TRIADAS NO TESTE DO PEZINHO SÃO DOENÇAS RARAS

Doenças raras possuem uma ampla diversidade de sinais e sintomas, geralmente são crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo levar a morte. Muitas doenças raras não possuem cura, seu tratamento tem por objetivo a qualidade de vida. Considera- se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos.

O Teste do Pezinho tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de doenças raras que podem causar danos a saúde do bebê, se não identificadas nos primeiros dias de vida. Realize o Teste do Pezinho e proteja seu bebê.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doencas-raras-1

https://www.fepe.org.br/site/teste-do-pezinho-pr/

Referência: Caderneta do Raro. Ministério da Saúde, 2022