Livros
conheça nosso catálogo de livros
conheça nosso catálogo de livros
Disponível - DownloadVÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; VARELA, Paula; CALDERÓ, Ana María (ed.). Informalidad en América Latina: ¿Un Debate Actual? San Vicente del Raspeig: Universidad de Alicante; LATWORK, 2023.
O objetivo principal deste livro é apresentar um resgate histórico e atual das diversas abordagens teóricas e pesquisas empíricas sobre o tema da informalidade e precarização do trabalho na América Latina, tomando-as como campo de destaque nos estudos trabalhistas e refletindo sobre a validade que as abordagens referenciadas neste tema se apresentam na atualidade, especialmente diante das reconfigurações do mundo do trabalho provocadas pela reestruturação produtiva, globalização e primazia das políticas neoliberais. Quão atual é a abordagem na América Latina? Este livro pretende ser um contributo no caminho para responder a esta questão. Assim, o livro apresenta um primeiro conjunto de reflexões e, ao mesmo tempo, um convite ao debate e à troca. Por isso, além dos capítulos escritos no âmbito dos Grupos de Trabalho da REDLATT, incorporamos importantes contribuições de pesquisadores consagrados no tema na região. O livro é dividido em duas partes. O primeiro, intitulado «Continua o debate sobre a informalidade: Abordagens atualizadas», é constituído por 8 (oito) capítulos, fruto das generosas contribuições de investigadores e investigadores convidados. O segundo, denominado “O debate sobre a informalidade por eixos temáticos”, apresenta os 7 (capítulos) resultados dos debates e elaborações dos 7 (sete) Grupos de Trabalho da REDLATT.
LADOSKY, Mario Henrique (org.). A Indústria Automobilística vista do espaço local: a experiência da Jeep (FCA) em Pernambuco e de outras montadoras. Campina Grande: EDUEPB, 2021. (334 páginas).
RAMALHO, José Ricardo; CARNEIRO, Marcelo Sampaio; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Configurações do Desenvolvimento, Trabalho e Ação Coletiva. São Paulo: Annablume, 2021. (582 páginas).
CARDOZO, Anderson. Trabalhadoras da Construção Naval no Complexo de Suape: trajetórias, identidades e reformulações a partir da divisão sexual do trabalho. Recife: Clube de Autores, 2021. (297 páginas).
PEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida; SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos; LORÊTO, Myrna Suely Silva. Trabalho, Organizações e Gestão em contextos periféricos. Recife: Ed. UFPE, 2020. (226 páginas).
KREIN, José Dari; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FILGUEIRAS, Vitor Araújo (org.). Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade. Campinas: Curt Nimuendajú, 2019. (222 páginas).
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. O ABC da Resistência: quando certos personagens resistem para permanecer em cena. São Paulo: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 2001. (138 páginas)
ESTANQUE, Elísio; MELLO E SILVA, Leonardo; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FERREIRA, Antônio Casimiro; COSTA, Hermes Augusto (org.). Relações Laborais e Sindicalismo em Mudança: Portugal, Brasil e o contexto transnacional. Coimbra : Quarteto, 2004. (315páginas)
ESTANQUE, Elísio; MELLO E SILVA, Leonardo; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FERREIRA, Antônio Casimiro; COSTA, Hermes Augusto. Mudanças no Trabalho e Ação Sindical: Brasil e Portugal no Contexto da Transnacionalização. São Paulo: Cortez, 2005. (336 páginas)
MOREIRA, Eliana Monteiro. Servo de Ninguém: a pequena produção urbana em João Pessoa. João Pessoa: Manufatura;PPGS-UFPB, 2005. (204 páginas)
VERAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Qualificar para quê? Qualificação para quem? Do global ao local: o que se espera da qualificação profissional hoje. São Paulo: Unitrabalho; Campina Grande: Edufcg, 2006. (219 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Novo momento para as comissões de emprego no Brasil? Sobre as sistema público de emprego em construção. São Paulo: Unitrabalho; A+ Comunicação, 2007. Vol. I (168 páginas) Vol. II (230 páginas).
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. (org.). Campina Grande em Debate: a condição urbana da periferia pela lente do trabalho e das políticas públicas. Campina Grande: EDUEP; EDUFCG, 2009. (213 páginas)
MOREIRA, Eliana Monteiro; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. (org.) O Fenômeno da Globalização em perspectiva local e multidimensional. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. (210 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; GOMES, Darcilene; TARGINO, Ivan (Org.). Marchas e contramarchas da informalidade do trabalho: das origens às novas abordagens. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. (412 páginas)
ARAÚJO, Ângela; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (Org.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo: Annablume Editora, 2011. (220 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Sindicalismo e democracia no Brasil: do novo sindicalismo ao sindicato cidadão. São Paulo: Annablume Editora, 2011. (394 páginas)
LIRA, Sonia Maria de. Muito Além das Feiras da Sulanca: a produção de confecções no Agreste-PE. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011. (281 páginas)
(Clique - Veja o sumário | Notícia do Livro)
TARGINO, Ivan; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Cenários da Crise do Trabalho no Brasil. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. (400 páginas)
BRIDI, Maria Aparecida; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. O protagonismo dos trabalhadores no local de trabalho: 25 anos de história da Comissão de Fábrica na Volvo. Curitiba: SK Editora, 2012. (124 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; SANTANA, Marco Aurélio (Org.). Trabalho em territórios produtivos reconfigurados no Brasil. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013. (462 páginas)
PEREIRA, Eugenio. Qualificação e Informalidade: os modos de atuação do Senai no Polo de Confecções de Pernambuco. Recife: Editora Massangana (Fundação Joaquim Nabuco), 2013. (338 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; BRIDI, Maria Aparecida; FERRAZ, Marcos (org.). O Sindicalismo na Era Lula: paradoxos, perspectivas e olhares. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014. (401 páginas)
EUFRASIO, Marcelo Alves Pereira. Política Pública no território da 'sulanca': os desafios da escolarização e qualificação diante da informalidade no trabalho. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2014. (236 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Dinâmicas atuais do trabalho na Paraíba: leituras sociológicas. Campina Grande: EDUEPB, 2014. (364 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Crisis and Social Regression in Brazil: a New Moment of the Social Question. Heidelberg, Germany: Springer Nature, 2018. (60 páginas).
CAVALCANTI, Helenilda; SOUZA, Maria Ângela de Almeida; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto Veras (Org.) Suape Desenvolvimento em Questão. Impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS): migração, trabalho, condições de moradia, identidade e novas territorialidades. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2018. (376 páginas)
Este livro tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que se atém aos impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) sobre o território de sua influência, e trata dos seguintes temas: migração, novas territorialidades, trabalho, condições de moradia, violência, identidade e bem-estar social, realizado no período de 2013 a 2015. O estudo analisa, de modo mais aprofundado, os impactos do CIPS nos dois municípios sobre os quais exerceram influência direta: Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na perspectiva de dois eixos temáticos: de um lado, os processos migratórios no contexto do acelerado crescimento econômico ocorrido no Território Estratégico de Suape (TES), no período de 2005 a 2010; e, de outro, as relações de trabalho e as condições de moradia na Região, que rebatem sobre as identidades dos migrantes, o bem-estar social, as formas de violência e as novas territorialidades, que naquele território foram sendo instituídas ao longo desse processo. Para esse propósito, construímos uma metodologia de caráter quantitativo e qualitativo composta por um sistema de coleta de informações formado por três principais etapas: uma pesquisa qualitativa de observação antropológica (2013); uma pesquisa de “sondagem” dos domicílios com pelo menos um migrante (2014), aplicada a uma amostra de 5.000 domicílios urbanos nos municípios da área de influência direta do CIPS, tendo como base de dados para a definição da amostra o Censo Demográfico de 2010; e uma pesquisa de campo amostral nos domicílios urbanos com migrantes (2014), tendo como referência esses domicílios identificados pela “sondagem”, da qual foi extraída uma amostra de 804 domicílios assim distribuídos: 385 domicílios com migrantes para o Cabo de Santo Agostinho e 419 para o município de Ipojuca. A investigação foi o fruto e uma cooperação bem edificada entre pesquisadores e professores de diversas áreas do conhecimento da Fundação Joaquim Nabuco, Observatório de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais (Universidade Federal de Pernambuco), Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Políticas Públicas (Universidade Federal da Paraíba), como ainda de alunos de graduação e de programas de pós-graduação dos programas de mestrado e doutorado em geografia, sociologia e economia, que desenvolvem temas afins sobre a problemática urbana e o desenvolvimento, incluídos nas redes interna e externa da pesquisa.CORRÊA, Larissa Rosa; MACEDO, Francisco; COSTA, Helio da; LADOSKY, Mario Henrique. Químicos de São Paulo: 80 anos de lutas e Conquistas (1933-2013). São Paulo: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Plásticas e Similares de São Paulo, 2013. (204 páginas)
FREIRE, Cláudia. Da Condição de Trabalhador à Condição de Empresário: Estratégias de Sobrevivência em um Contexto de Subdesenvolvimento. Curitiba: Appris, 2019. (171 páginas)
KREIN, José Dari; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FILGUEIRAS, Vitor Araújo (org.). Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade. Campinas: Curt Nimuendajú, 2019. (222 páginas).
PEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida; SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos; LORÊTO, Myrna Suely Silva. Trabalho, Organizações e Gestão em contextos periféricos. Recife: Ed. UFPE, 2020. (226 páginas).
SOUTO MAIOR, Nívea Maria Santos. A despadronização da jornada de trabalho. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020. (222 páginas).
CARDOZO, Anderson. Trabalhadoras da Construção Naval no Complexo de Suape: trajetórias, identidades e reformulações a partir da divisão sexual do trabalho. Recife: Clube de Autores, 2021. (297 páginas).
RAMALHO, José Ricardo; CARNEIRO, Marcelo Sampaio; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto (org.). Configurações do Desenvolvimento, Trabalho e Ação Coletiva. São Paulo: Annablume, 2021. (582 páginas).
LADOSKY, Mario Henrique (org.). A Indústria Automobilística vista do espaço local: a experiência da Jeep (FCA) em Pernambuco e de outras montadoras. Campina Grande: EDUEPB, 2021. (334 páginas).
SOUTO MAIOR, Nívea Maria Santos. Os Infoproletariados. Leme: Mizuno, 2021. (142 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; VARELA, Paula; CALDERÓ, Ana María (ed.). Informalidad en América Latina: ¿Un Debate Actual? San Vicente del Raspeig: Universidad de Alicante; LATWORK, 2023.
O objetivo principal deste livro é apresentar um resgate histórico e atual das diversas abordagens teóricas e pesquisas empíricas sobre o tema da informalidade e precarização do trabalho na América Latina, tomando-as como campo de destaque nos estudos trabalhistas e refletindo sobre a validade que as abordagens referenciadas neste tema se apresentam na atualidade, especialmente diante das reconfigurações do mundo do trabalho provocadas pela reestruturação produtiva, globalização e primazia das políticas neoliberais. Quão atual é a abordagem na América Latina? Este livro pretende ser um contributo no caminho para responder a esta questão. Assim, o livro apresenta um primeiro conjunto de reflexões e, ao mesmo tempo, um convite ao debate e à troca. Por isso, além dos capítulos escritos no âmbito dos Grupos de Trabalho da REDLATT, incorporamos importantes contribuições de pesquisadores consagrados no tema na região. O livro é dividido em duas partes. O primeiro, intitulado «Continua o debate sobre a informalidade: Abordagens atualizadas», é constituído por 8 (oito) capítulos, fruto das generosas contribuições de investigadores e investigadores convidados. O segundo, denominado “O debate sobre a informalidade por eixos temáticos”, apresenta os 7 (capítulos) resultados dos debates e elaborações dos 7 (sete) Grupos de Trabalho da REDLATT.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. O sindicalismo e a questão democrática na história recente do Brasil: o que se pode esperar? In: OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele Saliba (Org.). A Era da Indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007.
Saiba + Site da Editora | Resenha do Livro
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; PAOLI, Maria Célia. Entrevista Paula Lima (Dona de casa, organizadora da luta contra o desemprego e pelos direitos das mulheres a participar nas atividades e lutas sindicais) In: SANTOS, Boaventura de Sousa. As vozes do Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009 (Col Reiventar a Emancipação Social)
Saiba + Sobre o Projeto | Saiba + Site da Editora
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; PEREIRA, Eugenio; LIMA, Alexandre Santos; SILVA, Diogo Fernandes da. O Sistema 'S' e os Novos Desafios da Qualificação Profissional: o caso do SENAI da Paraíba. In: MONTE, Paulo Aguiar do; MOREIRA, Ivan Targino. (Org.). Dinâmicas do mercado de trabalho do Nordeste. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009, p. 267-298.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Trajetória e desafios das políticas públicas de emprego no Brasil. In: SÁ, Marcio; et al. Trabalho: questões no Brasil e no Agreste Pernambucano. Recife: Ed Universitária UFPE, 2013.
ALMEIDA, Ana Márcia Batista. Demiurgos de si: o trabalho artesão no Alto do Moura e os desafios do contemporâneo. In: SÁ, Marcio; et al. Trabalho: questões no Brasil e no Agreste Pernambucano. Recife: Ed Universitária UFPE, 2013.
RAMALHO, José Ricardo; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Trabalho, desenvolvimento e territorialidade. In: KREIN, José Dari. et al. (orgs.). Regulação do trabalho e instituições pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Desenvolvimento e trabalho no Nordeste: velha nova problemática. In: NASCIMENTO, Angela; LIMA, Marcos Costa. (Org.). O Nordeste Brasileiro em Questão: Uma Agenda para Reflexão. Brasília: Editora Kiron; Recife: Sudene, 2015.
EUFRÁSIO, Marcelo Alves Pereira. Os meandros de uma política de escolarização e qualificação no Território da Sulanca. In: DUQUE, Ghislaine. (org.) Pesquisa e Teoria nas Ciências Sociais: o exercício do diálogo. Curitiba: CRV, 2015. (158 páginas)
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Notas sobre o tema da regulação do trabalho em perspectiva futura. In: OIT Brasil. (Org.). Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites. 1ed.Brasília: OIT, 2018, v. 1, p. 77-82.
Sobre um contexto de mudanças tão intensas – nos padrões tecnológicos, nas formas de conceber e organizar os sistemas produtivos e o trabalho, na gestão do Estado e de suas políticas internas e ações externas, nos padrões comportamentais e nos valores que orientam as práticas sociais em geral e suas formas institucionais –, não é nada fácil projetar tendências. Tratar, portanto, do futuro do trabalho e de suas formas de governança requer muito cuidado. Assim, o que nos propomos a fazer na sequência é tão somente indicar alguns pontos que entendemos relevantes em uma abordagem franca sobre tal temática.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; Ladosky, Mário Henrique; DONATO, Eduardo; DANTAS, Maressa Fauzia Pessoa; COSTA E SILVA, Bárbara Maria; NASCIMENTO, André Paulo do. O caráter histórico e atual das lutas dos canavieiros de Pernambuco por direitos. In: LEITE LOPES, José Sérgio; HEREDIA, Beatriz (Org.). Movimentos cruzados, histórias específicas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2019, p. 125-189.
Neste capítulo, retomamos a memória das greves dos canavieiros de Pernambuco e as práticas sindicais que a elas estiveram associadas, procurando discutir seus significados para a trajetória do sindicalismo brasileiro desde então. Procura-se resgatar alguns dos fios que tecem as memórias dessas greves em suas possíveis conexões e mediações com experiências do presente entre as novas lideranças rurais, influenciando suas disposições prático-discursivas.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto. Trabalho Intermitente: a que veio? para onde vai? In: MACAMBIRA, Júnior et all. Desmonte do estado e das políticas públicas: retrocesso do desenvolvimento e aumento das desigualdades no Brasil. Fortaleza: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2020.
VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; BRAGA, Bruno Mota. Território comercial de Toritama: persistência e metamorfoses da informalidade. In: MARQUES, Léa (org.). Trajetórias da informalidade no Brasil contemporâneo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.
PEREIRA, Ana Márcia Almeida. Expectativas e críticas sobre o trabalho formal. In: MARQUES, Léa (org.). Trajetórias da informalidade no Brasil contemporâneo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.