Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição onde também atua como docente da Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (Linha 1). É Licenciada e Bacharel em Letras Português-Literaturas, mestra e doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF), onde desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão. Tem como foco de pesquisa a sintaxe do português por um viés formalista, orientando trabalhos sobre ensino de Língua Portuguesa, mudança e descrição linguística.
Professora da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (SME-DC), instituição onde atua na educação básica, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental II. É Licenciada e Bacharel em Letras Português-Literaturas, mestra e doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro do Laboratório de História da Língua Portuguesa (HistLing) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em transcrição e edição de documentos dos século XIX e XX e desenvolve pesquisas sobre as mudanças no sistema pronominal do português.
Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), instituição onde também atua como docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e Literatura. É Licenciada e Bacharel em Letras Português-Literaturas, mestra e doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos morfossintáticos, organização de amostras de fala, variação discursiva e ensino.
Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição onde também atua como docente da Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa. É Licenciada e Bacharel em Letras Português-Inglês, mestra e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É vice-líder do Grupo de Estudos em Sintaxe (GESINT-UFF) e membro do grupo de pesquisa Biologia da Linguagem (BioLing-UFRJ). Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, tendo como interesse de pesquisa a descrição e o ensino de fenômenos sintáticos no português.
Professora Associada de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde também atua como docente do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). É Bacharel em Letras Português-Inglês e mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma das investigadoras do Laboratório de História do Português (HistLing) e do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, tendo como interesse de pesquisa das mudanças sintáticas nas gramáticas do português.
Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde também atua como docente do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) e como docente do Programa de Pós-graduação em Linguística. É Licenciado e Bacharel em Letras Português-Literaturas, mestre e doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, tendo como interesse de pesquisa a percepção sociolinguística de fenômenos morfossintáticos do português e insubordinação de orações na história do português.