Turismo do Porto

Jardins do palácio de cristal

Os Parque e os Jardins do Palácio de Cristal são um agradável espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, em plena cidade do Porto, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar.Estes jardins românticos foram projectados na década de 1860 pelo paisagista alemão Emílio David, para envolver o então Palácio de Cristal, substituído pelo Pavilhão Rosa Mota na década de 1950. Os Jardins românticos do Palácio de Cristal, sempre foram um palco priveligiado de vários eventos culturais, sociais, espectáculos e divertimentos públicos de vária ordem e mesmo aparatosas exposições, como a Exposição Internacional de 1865, ou a Exposição Colonial de 1934.

Ribeira

Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é das praças mais antigas da cidade, já mencionada em cartas régias em 1389, embora com uma traça diferente da de hoje em dia. Foi nesta zona da Ribeira e na sua ligação comercial com o Rio Douro que a cidade começou o seu franco desenvolvimento e se voltou para o rio. Daqui se tinha acesso à famigerada Ponte das Barcas, onde em 1809 mais de 4 mil pessoas morreram, aquando uma investida das tropas francesas. Hoje, um baixo-relevo em bronze atesta este momento. No Cais é possível observar-se a existência de uma porta denominada de Postigo do Carvão. Das 18 portas ou postigos da Muralha Fernandina construída no século XIV, este é o único que se manteve até aos nossos dias.

Sé do Porto

Construída no séc. XII, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo do tempo, especialmente no período gótico e no séc. XVIII. A torre-lanterna é do séc. XVI e a grande rosácea do séc. XIV . As maiores obras de transformação, no total de 41, foram efectuadas no período de 1717 a 1736. A capela-mor foi construída no séc. XVII, em estilo classicizante, mas o retábulo é barroco e foi acrescentado em 1727. O portal rocócó da fachada e a esplendorosa galilé barroca, foi concebida por Nicolau Nasoni em 1736. As capelas interiores são também de diferentes épocas ressaltando a magnifica capela do Santíssimo, preciosa obra de ourivesaria portuense do séc. XVI. A capela de S. João Evangelista, onde se encontra o célebre túmulo de João Gordo, é em estilo gótico e data do séc. XIV. Existem 2 claustros na Sé, o Claustro velho, sendo o mais antigo e o claustro gótico.