1) (Mackenzie 97) Assinale os fatores que determinaram o início da Guerra Fria.
a) A criação, por determinação do Presidente Roosevelt, da "Cortina de Ferro", objetivando bloquear Cuba, isolando-a através do Plano Marshall de seus aliados socialistas.
b) Antagonismos político-idelógicos, divergências sobre a partilha territorial e áreas de influência e a determinação do Presidente Truman em conter a expansão do socialismo.
c) A assinatura do Pacto de Não-Agressão entre EUA e URSS, a anexação da região dos sudetos na Tchecoslováquia e a política de apaziguamento desenvolvida pela França e Inglaterra.
d) O envio de tropas norte-americanas para a região do golfo, a aproximação entre EUA e a Coréia e a proclamação da República Egípcia por Gamal Nasser, sustentada pela URSS.
e) A crise dos mísseis soviéticos em Cuba, a Guerra do Vietnã e o quadro político-ideológico do leste europeu, favorável à implantação de regimes democráticos.
2) Entre as afirmações a seguir, identifique as falsas e as verdadeiras.
( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o norte do Vietnã, sob a liderança de Ho-Chi-Min, torna-se independente da França.
( ) O processo de descolonização do continente africano acelerou-se a partir de 1945. Entre as nações européias, que possuíam colônias na África, estavam a França, Inglaterra, Portugal, Bélgica e Itália.
( ) Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida em duas partes com sistemas políticos e econômicos opostos.
( ) No período entre as duas guerras mundiais, o mundo assiste à formação da primeira república socialista: a URSS.
( ) A guerra fria foi a conseqüência da divisão do mundo em dois blocos. Os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América do Norte, e os socialistas, liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, na disputa por novos domínios territoriais.
3) Em 1945 com o término da Segunda Guerra Mundial, o Bloco Capitalista liderado pelos Estados Unidos teve sua área de ação reduzida pela ampliação do Bloco Socialista. Relacionado a este contexto, julgue os itens.
( ) A expressão Guerra Fria é utilizada para caracterizar o confronto político, militar, econômico e ideológico entre os EUA e a URSS, envolvendo seus respectivos aliados.
( ) O Plano Marshall (1947) propunha-se a fornecer ajuda bélica aos países europeus e garantiu a influência inglesa.
( ) A URSS não permitiu que os países socialistas da Europa participassem do Plano Marshall, surgindo daí a expressão "Cortina de Ferro".
( ) A OTAN em 1949 surgia como um tratado militar que visava preservar a Europa Ocidental dentro da esfera de influência norte-americana.
( ) O Pacto de Varsóvia em 1955 reunia a URSS e as Democracias Populares da Europa Centro-Oriental (com exceção da Iugoslávia) criando uma segurança coletiva e mantendo a unidade da Europa Oriental dentro da esfera soviética.
4) (Pucsp 97) Usa-se o nome Guerra Fria para designar
( ) a tensão militar existente entre Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comércio no Mar do Norte.
( ) o problema diplomático surgido entre França e Portugal, no início do século XIX, que provocou a vinda da família real portuguesa para o Brasil e a posterior transformação da colônia em Reino Unido.
( ) a invasão francesa na Rússia, no início do século XIX, com a decorrente derrota dos invasores e o fim do período napoleônico.
( ) o conjunto de tensões entre Estados Unidos e União Soviética, resultante da disputa, entre ambas, por uma posição hegemônica no contexto internacional do pós Segunda Guerra Mundial.
( ) a disputa entre Rússia e Japão, no período imediatamente anterior à Primeira Guerra Mundial, por territórios no extremo oriente da Ásia e pelo controle do comércio marítimo no Pacífico.
5) (G1) Foi uma verdadeira histeria anticomunista nos Estados Unidos na década de 50, caracterizada pela perseguição a artistas, intelectuais e políticos com a criação das Listas Negras e a Caça às bruxas:
a) Doutrina Monroe.
b) Doutrina Truman.
c) New Deal.
d) Watergate.
e) Macartismo.
6) (Cesgranrio 90) A partir de 1948, evidenciou-se a divisão do mundo em dois blocos antagônicos - o Bloco Ocidental, liderados pelos Estados Unidos, e o Bloco Oriental, sob a influência da União Soviética. Fazem parte desse processo a:
I - criação do COMECON (1948), em relação ao plano Marshall (1947);
II - assinatura do pacto de Varsóvia (1955), em oposição ao seu equivalente ocidental - a OTAN (1949);
III - a eclosão de grandes conflitos internacionais (Coréia, Vietnã, Oriente Médio), que levaram ao afastamento do bloco comunista da ONU;
IV - a tentativa de desarmamento mundial, através dos Acordos de Camp David, entre os Estados Unidos e a República Popular da China.
Assinale se estão corretas apenas:
a ( ) I e II
b ( ) II e III
c ( ) III e IV
d ( ) I e IV
e ( ) II e IV
7) (Pucmg 97) A Guerra do Vietnã ultrapassa os limites da luta pela libertação do domínio estrangeiro e se insere nos quadros da Guerra Fria, quando:
a ( ) a URSS oferece seu apoio irrestrito ao partido comunista de Ho-Chi-Minh.
b ( ) os EUA atuam no sentido de impedir o avanço do comunismo no sudeste asiático.
c ( ) o regime comunista do Vietnã do Norte se alia ao regime socialista de Mao-Tsé-Tung.
d ( ) a aliança França-EUA se consolida na luta contra a libertação da Indochina.
e ( ) a política bem sucedida de Ho-Chi-Minh se expande por toda a península indochinesa.
8) (Fgv 97) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:
a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);
b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;
c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;
d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra;
e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.
9) (Puccamp 98) "... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último..."
O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade,
a ( ) identifica as tensões internacionais durante a Revolução Russa.
b( ) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra Fria.
c ( ) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo Pérsico.
d ( ) revela o perigo da corrida armamentista durante a Revolução Chinesa.
e ( ) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante a Guerra do Vietnã.
10) (Pucmg 99) Sobre a Guerra da Coréia (1950-1953), é correto afirmar, EXCETO:
a) O teatro de operações estendeu-se pelo território chinês, ficando a população submetida a um clima de "fogo cruzado" entre os norte-americanos e russos.
b) O início do conflito está relacionado com a invasão da Coréia do sul por tropas da Coréia do Norte sob a influência dos russos e chineses.
c) O sul da Coréia, área de influência norte-americana, tendia para o regime democrático e a Coréia do Norte, para o regime socialista, sendo que as duas partes não conseguiram chegar a um acordo político.
d) A Coréia era uma antiga possessão japonesa que fora ocupada durante a Segunda Guerra Mundial e, após o conflito, com a vitória dos aliados, transformou-se em cenário da Guerra Fria.
e) As tropas da ONU, comandadas pelo general Mac Arthur, conseguiram rechaçar os norte-coreanos, sendo, posteriormente, fixadas as fronteiras entre os dois países na altura do paralelo 38°.
11) (Mackenzie 99) Após a Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se um período de radicalização das posições políticas e a formação de dois blocos distintos, destacando-se a ascensão dos EUA e da ex-URSS. Sobre esse período é INCORRETO afirmar.
a ( ) A Doutrina Truman externava o compromisso norte-americano de liderar o combate ao avanço comunista no mundo do pós-guerra.
b ( ) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em abril de 1949, para ser o braço armado dos países da Europa Ocidental, EUA e Canadá.
c ( ) O Bloqueio de Berlim, a Guerra da Coréia, a Crise dos Mísseis Soviéticos em Cuba e a Guerra do Vietnã são episódios característicos desse período.
d ( ) Ocorreu uma confrontação múltipla entre as duas superpotências que questionaram de maneira incessante a distribuição mundial dos fluxos de influência e poder.
e( ) A Perestroika, a reunificação das duas Alemanhas e a desintegração do Pacto de Varsóvia foram a contrapartida Soviética para a política americana nesse período.
12) (Pucsp 2006) O "Muro de Berlim" foi construído em 1961 e derrubado em 1989. Sobre ele, é possível dizer que
( ) tinha o mesmo objetivo do muro que os Estados Unidos pretendem construir em sua fronteira com o México: impedir a imigração ilegal de ocidentais, interessados nos benefícios do socialismo.
( ) provocou a divisão da Alemanha em duas partes, com o surgimento, a leste, da Alemanha Democrática (ou Oriental) e da Alemanha Federativa (ou Ocidental), a oeste.
( ) desempenhava a mesma função do muro que Israel está construindo na Palestina: evitar a entrada de terroristas em seu território e aumentar a segurança do Estado e da população.
( ) foi destruído pelas tropas soviéticas quando tomaram Berlim ao final da Segunda Guerra Mundial, derrotando o nazismo e obrigando a Alemanha a se tornar socialista.
( ) simbolizou a divisão do mundo durante a Guerra Fria, separando em dois a cidade de Berlim e estabelecendo contraste entre o mundo capitalista e o mundo socialista
“O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna, o relacionamento dos seres humanos com a natureza.”
(Mikhail Gorbachev)
Prof.ª Socorro Macêdo!!
1) Quando terminou a guerra, os Estados Unidos, saíram como grande potencia econômica mundial, tendo aumentado enormemente sua produção industrial e agrícola. Tudo isso, possibilitou um modo de vida chamado de Americn way of lif. Sobre esse modo de vida que caracterizou is Estados Unidos na década de 1920, analise as afirmativas a seguir.
I- Foi um período de grande euforia econômica, por conta dos avanços tecnológicos
II- Caracterizou-se pela cultura do consumismo, pautado no incentivo da aquisição de bens materiais
III- Foi um período de intensa insatisfação popular, motins e conflitos generalizados, no campo e nas cidades devido a decisão do governo norte-americano de entrar no conflito mundial em 1917
( ) Nenhuma está correta
( ) Todas estão corretas
( ) Somente a I e II estão corretas
( ) Somente a III está correta
2) Na década de 1920, o sistema político e econômico vigente nos Estados Unidos era o liberalismo, no qual tem como princípios básicos , EXCETO.
( ) Liberdade econômica (livre mercado)
( ) Condena a intervenção do Estado na economia
( ) Livre concorrência
( ) Prega a intervenção do Estado na economia
3) A crise de 1929, afetou não só o Estados Unidos mas também a Europa e no caso do Brasil , por quê?
( ) A Inglaterra era o principal mercado do feijão brasileiro
( ) Os Estados Unidos era o principal comprador do café brasileiro
( ) O governo brasileiro destruiu inúmeras sacas de café antes mesmo de serem vendidos para os Estados Unidos
( ) O arroz e o milho eram os principais produtos de exportação, e deixaram de ser vendidos para a Europa em função da crise.
4) Os Estados Unidos desenvolveu-se economicamente em meio a miséria de parcelas da sociedade. O crescimento da economia levou a uma percepção de que o progresso poderia ser compartilhado, mais a capacidade de consumo não era estendida a todos os grupos sociais. Acerca dos grupos sociais excluídos da prosperidade estadunidense, são dadas três afirmativas, leias e marque a alternativa que contenha os itens corretos.
I- Uns desses grupos eram os operários, uma vez que estes eram submetidos salários baixos e uma legislação trabalhista que não lhe concedia muitos direitos;
II- Os negros e afro-americanos eram alvos de políticas institucionalizadas de segregação, não podendo utilizar os mesmos equipamentos urbanos dos brancos;
III- Os imigrantes, também excluídos da prosperidade, sofriam preconceitos, havendo restrições a imigração no pós-guerra, com cotas para cada nacionalidade;
( ) somente a I é correta
( ) nenhuma é correta
( ) todas as alternativas são corretas
( ) somente a II é correta
5) (Puccamp 94) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente
( ) da queda da exportação, desemprego e aumento de consumo interno.
( ) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas.
( ) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
( ) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
( ) da emissão de papel-moeda e o abandono do padrão-ouro que permitiram ao Banco Central financiar o seguro-desemprego.
6) Em 1932, Franklin Delano Roosevelt do Partido Democrata foi eleito presidente dos Estados Unidos. Ao assumir a presidência, em março de 1933, anunciou um conjunto de medidas para recuperara a economia norte-americana, na qual foi inspirada:
( ) Na teoria do taylorismo e do fordismo
( ) Na ideologia socialista influenciada pela Rússia
( ) Na teroria keynesiana que entre outras, empreendeu a construção de obras públicas para gerar empregos
( ) Na teoria do neoliberalismo associado a ideias protecionista
7) (Unirio 95) A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
( ) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
( ) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
( ) imediata suspensão da emissão monetária.
( ) política de estímulo à criação de novos empregos.
( ) redução dos incentivos à produção agrícola.
8) Qual das alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise Econômica de 1929?
( ) Aumento de falências de empresas nos Estados Unidos.
( ) Crescimento do desemprego nos Estados Unidos.
( ) Aumento do nível de emprego nos Estados Unidos.
( ) Forte desvalorização das ações e queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
9) Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?
( ) Plano Marshall
( ) AC (Plano de Aceleração do Crescimento)
( ) Plano Schlieffen
( ) New Deal
10) Explique as diferenças de atuação entre as praticas do liberalismo e as propostas de Keynes e Roosevelt para superar a crise de 1929.
_________________________________________________________________________________________________________________________
Prof.ª Socorro Macêdo!!
1) Em termos políticos, os regimes totalitários da Europa na década de XX caracterizaram-se:
( ) Pelo anti-semitismo e pelo apreço a democracia
( ) Pelo apreço ao socialismo, inspirado no modelo soviético
( ) Por serem antiliberais (democráticos) e antissocialistas
( ) Pelo apreço ao modelo absolutista de poder, justificado pela Teoria do Direito Divino
2) Sobre algumas características das doutrinas nazifascistas, analise as proposições e dê como resposta a alternativa dos itens corretos.
I- Ambas rejeitavam o pluripartidarismo e a democracia representativa;
II- Para ambos, só era admitida a existência de um partido (Unipartidarismo) fascismo ou nazismo;
III- Culto a personalidade – exaltação do chefe e de suas realizações. Ambos criaram o mito do grande líder ou guia da nação;
IV- Ambos exaltavam o sentimento de nação (Nacionalismo). A nação deveria está acima das pessoas;
( ) Nenhuma está correta
( ) Todas estão corretas
( ) Somente a I e II estão corretas
( ) Somente a III e IV estão corretas
3) As origens do fascismo podem ser encontradas:
( ) Em 1917, em Moscou, quando foi fundado o Partido Operário Social –Democrata- Russo;
( ) Em 1919, em Milão, quando foi fundado um grupo paramilitar de extrema-direita, chamado de Fascio di Cobattimento;
( ) No inicio da Primeira Guerra Mundial, quando a Itália em 1915, passou para o bloco da Entente;
( ) Nas ideologias socialistas de Marx, difundidas na Itália após, o sucesso do exemplo Russo, onde foi fundado o Partido Social Italiano;
4) Após chegar ao poder em 1922, Mussolini, instituiu uma serie de medidas que nortearão o seu governo, dentre as quais podemos apontar, EXCETO:
( ) A institucionalização de seus camisas Negras (assim chamados os fascistas), que promoviam ataques a oposição.
( ) A assinatura do Tratado de Latrão em 1929, na qual fora criado o Estado do Vaticano em Roma, governado pelo papa;
( ) A assinatura do Plano da Terra, que consistia em um projeto de reforma agrária no pais, objetivando melhorara a qualidade de vida da população camponesa;
( ) A institucionalização da Carta Del Lavoro, que regulamentava a jornada de trabalho e o seguro contra o desemprego, mas proibia as greves, nelas os sindicatos foram substituídos por corporações;
5) A doutrina de Hitler foi exposta em sua obra Mein Kampf (Minha Luta), de 1924, escrita quando ele foi preso após uma fracassada tentativa de golpe de Estado, em Munique. Uma das características dessa obra é:
( ) O corporativismo e o antissemitismo
( ) O racismo e o antissemitismo
( ) O liberalismo republicano e o corporativismo
( ) O pluripartidarismo e o racismo;
6) (FGV-1998) O governo de Mussolini na Itália resolveu importante questão territorial e política ao assinar o Tratado de Latrão em 1929. Sobre este tratado pode-se afirmar:
( ) Representou o reconhecimento da soberania italiana sobre a Etiópia;
( ) Foi o resultado da Marcha sobre Roma, quando ao final Mussolini foi encarregado pelo Rei Vitor Emanuel III de preparar um novo ministério;
( ) Deu início ao regime de trabalho corporativo, no qual o Estado era o árbitro supremo das divergências entre patrões e empregados;
( ) Resolveu a questão romana, reconhecendo a soberania da Igreja Católica sobre o Vaticano;
( ) Constituiu o documento básico selando a aliança militar entre Itália, Alemanha e Japão.
7) O projeto nazista de criação de uma raça ariana pura foi levado às últimas consequências.
“Consistia na “purificação da raça” por meio do controle genético. Dessa forma, a reprodução deveria dar-se apenas entre pessoas da raça ariana. A miscigenação era proibida e os mestiços de todas as raças eram considerados inferiores.”
“Institucionalizavam juridicamente a inferioridade dos judeus na sociedade alemã.
§1. Os casamentos entre judeus e súditos de sangue alemão ou assimilado estão proibidos.
§2. A relação extramarital entre judeus e súditos de sangue alemão ou assimilado estão proibida
§3. Os judeus não podem utilizar como empregados domésticos as mulheres de sangue alemão ou assimilado com idade de menos de quarenta e cinco anos.”
Os textos acima referem-se respectivamente:
( ) A Gestapo e a Eugenia
( ) A Eugenia e a SS(Tropas de Proteção)
( ) A Carta del Lavoro e as Leis de Nuremberg
( ) A Eugenia e as Leis de Nuremberg
( ) As Leis de Nuremberg e o Tratado de Latrão
8) Leia as citações a seguir:
1- Segundo Adolf Hitler, “a guerra é a grande redentora da humanidade, pois foi na guerra que a humanidade se tornou grande.”
2- Exaltação de tudo quanto era próprio da nação
3- Pregavam o uso da emoção e da vontade
4- O liberalismo e a democracia, pulverizando o poder entre os indivíduos, não podiam fazer frente às crises econômicas, nem combater o comunismo;
Nas citações acima encontramos algumas ideologias totalitárias, identifique-as ordenadamente nas alternativas abaixo.
( ) neoliberalismo, anticomunismo, militarismo e irracionalismo
( ) militarismo, nacionalismo, irracionalismo e antiliberalismo
( ) Imperialismo, anticomunismo, irracionalismo e militarismo
( ) Romantismo, racionalismo, idealismo e militarismo
( ) Racismo, militarismo, nacionalismo e unipartidarismo
9) No período entre as duas guerras mundiais, ocorreu o surgimento de regimes totalitários e autoritários. Acerca dos valores defendidos por governos dessa natureza, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) Constituíam governos semidemocráticos e semiliterárias, ou seja, os assuntos econômicos ficavam por conta da sociedade civil, enquanto os assuntos sociais e políticos ficavam por conta do Estado;
( ) No Estado totalitário, os interesses individuais ou de classe são considerados ilegítimos. Ou seja, a pátria está acima dos anseios dos grupos sociais, ou do partido, e todo o sacrifício deve ser empreendido para o seu engrandecimento;
( ) Defendiam um governo antiliberal, uma vez que acreditavam não ser esta filosofia política adequada, pois levaria a um individualismo prejudicial ao desenvolvimento do grupo;
( ) Pregavam o anticomunismo, pois a supremacia de uma classe, o proletariado, sobre as demais dividiria a sociedade no lugar de uni-la;
( ) Defendiam o pluripartidarismo, pois acreditavam que quanto mais partidos houvesse, maior mais longe seria disseminada suas ideologias, atraindo mais simpatizantes ao regime
10) Uerj 2000)
(Ilustração de cartaz eleitoral nazista)
(BRENER, Jayme. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna, 1998.)
O cartaz acima traz implícita a idéia de que só o nacional-socialismo, o nazismo, poderia libertar a Alemanha.
Dentre as soluções apresentadas pelo partido nazista para a sociedade alemã em crise, podemos citar:
( ) nacionalismo, expansionismo e militarismo
( ) pluripartidarismo, culto ao líder e liberalismo
( ) racismo, aliança com o comunismo e sindicalismo
( ) corporativismo, sociedade de classes e poder legislativo
11) O Estado nazista contava com três grandes instituições repressoras. Nesse sentido explique o que era a Gestapo e o papel desempenhado por esta instituição na defesa do regime nazista.
______________________________________________________________________________________________________
12) FEI-SP) Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar:
( ) O “ideário da “raça pura”“.
( ) conflitos entre a burguesia e nobreza
( ) Crises econômico sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.
( ) As consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice Aliança, durante a Primeira Guerra
Mundial.
( ) a luta pelo poder entre partidos fortes da direita
Prof.ª Socorro Macêdo!!
1) A Europa dos anos 30 conheceu os extremismos resultantes do confronto ideológico entre os totalitarismos de esquerda e de direita. Eram representantes de direita (nazi-fascismo), no Brasil:
a ( ) os aliancistas, reunidos em torno da Aliança Nacional Libertadora;
b ( ) os “camisa verdes” liderados por Luis Carlos Prestes;
c ( ) os tenentes, que após a Revolução de 1930, tornaram-se defensores do Estado Fascista;
d ( ) os integralistas, sob a liderança de Plinio Salgado, sonhavam com um Estado Totalitário;
e ( ) os getulistas, adeptos de um Estado Forte, sob a liderança de Vargas;
2) Recuperação da autonomia, reconstitucionalização do País e nomeação de um interventor civil e paulista foram reivindicações que marcaram:
a ( ) o movimento tenentista da década de 1920;
b ( ) a reação da oligarquia paulista na Revolução de 1932;
c ( ) as manifestações integralistas nos anos 30;
d ( ) as intentonas comunistas de 1935;
e ( ) as rebeliões promovidas pela ANL entre 1934 e 1937;
3) (UFRJ) A expressão Estado Novo foi empregada para identificar um fato histórico a partir do momento em que:
a ( ) entrou em vigor a terceira Constituição brasileira, a de 1934;
b ( ) foram reunidos num só os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara;
c ( ) Getúlio Vargas outorgou ao país a Carta de 1937, que lhe conferiu plenos poderes;
d ( ) assumiu a presidência da República, Jânio Quadros;
e ( ) assumiu a presidência da República, João Goulart;
4) Conforme as posições políticas se radicalizavam e havia enfrentamentos, Getúlio apontava para a necessidade de “fechar o regime” contra as ameaças comunistas e de manter a ordem. Com o discurso de que não era o momento apropriado para eleições, Vargas deu um golpe de Estado em 1937, dando inicio o Estado Novo
De acordo com o texto, o golpe em questão é:
( ) O tenentismo, movimento que expressou o inconformismo político dos setores médios urbanos contra a ordem oligárquica;
( ) O Plano Cohen, preparado por Vargas com o objetivo de assegurara sua permanência no poder sob pretexto da descoberta de um plano comunista que pretendia tomar o poder e implantar o comunismo no Brasil;
( ) O Querenismo, que consistia numa campanha do slogan “queremos Getúlio” criado pelos partidários de Vargas;
( ) O golpe Militar, organizado pelos tenentes que defendiam um governo forte e centralizado na figura de Vargas;
( ) O Plano de Metas, que consistia num conjunto de medidas centralizadoras e autoritárias
5) (Unesp) Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava:
a ( ) os gaúchos à defesa do governo provisório de Vargas, ameaçado pelas forças separatistas dos estados;
b ( ) os paulistas e os habitantes do estado de São Paulo à luta pela constitucionalização do país;
c ( ) os jovens a ingressarem na Força Expedicionária Brasileira na luta contra o nazifascismo;
d ( ) os operários à mobilização pela legislação trabalhista, cujo projeto fora vetado pelo Congresso Nacional;
e ( ) os empresários a defenderem a livre iniciativa econômica, ameaçada pelo governo da Aliança Liberal;
6) Mackenzie-SP/2000) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que:
a ( ) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista;
b ( ) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e da CLT, Vargas manipulava as lideranças sindicais e as relações com o Estado eram caracterizadas pelo paternalismo e pelo intervencionismo;
c ( ) nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do “pelego” ou líder sindical manipulado pelo Estado;
d ( ) a criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado;
e ( ) Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho;
7) (Cesgranrio) – O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à (ao);
a ( ) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de
orientação comunista, e pela Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista;
b ( ) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do
mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento;
c ( ) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o
quadro da Segunda Guerra Mundial;
d ( ) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos
sociais como os operários;
e ( ) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes
da República Velha;
8) (PUC-Campinas) Observe a caricatura.
A caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para
a ( ) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia Constituinte;
b ( ) liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.
c ( ) disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país;
d ( ) executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder;
e ( ) comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor agroexportador;
9) A Era Vargas (1930 - 1945) apresentou:
a ( ) O abandono definitivo da política de proteção ao café;
b ( ) A crescente centralização político administrativa;
c ( ) Um respeito aos princípios democráticos, em toda sua duração;
d ( ) Um leve "surto industrial", resultante da conjuntura da Grande Guerra (1914 - 1918);
e ( ) Um caráter extremamente ditatorial, em todas as suas três fases;
10) FUVEST) A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se:
a ( ) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais;
b ( ) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional;
c ( ) pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares;
d ( ) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados;
e ( ) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.
11) MACKENZIE) Sobre o Estado Novo, é falso afirmar que:
a ( ) DIP, DASP e Polícia Secreta constituíram órgãos de repressão e de sustentação do regime;
b ( ) a centralização política e a indefinição ideológica identificaram esta fase;
c ( ) a legislação trabalhista garantia o direito de greve e autonomia sindical. O Estado afasta-se da relação capital e trabalho;
d ( ) o crescimento industrial se fez em parte graças à concentração de renda, baixos salários e desemprego;
e ( ) as oligarquias apoiavam o governo já que este garantia a grande propriedade e não estendia às leis trabalhistas ao campo.
12) (UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 5: Em 1937, o Governo Vargas implantou o Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar:
a ( ) Foi um período de intenso combate ao crime organizado, no qual as quadrilhas de tráfico internacional de armas e drogas estiveram desarticuladas.
b ( ) Foi um período de intenso avanço das liberdades democráticas, no qual o Partido Comunista Brasileiro lançou a candidatura de Luis Carlos Prestes a uma vaga na Câmara dos Deputados.
c ( ) Foi marcado por uma ditadura política violenta na qual os direitos e liberdades democráticos foram severamente limitados e os opositores presos, tendo sido alguns deportados.
d ( ) Foi um período marcado por rigorosa política de segurança nas ruas do Rio de Janeiro, protegendo os cidadãos da ação de assaltantes e inibindo a prostituição.
e ( ) Foi um período de grandes avanços na política externa, notadamente pelo estreitamento de relações entre o Brasil e os países do Leste Europeu.
13) O golpe de 1930 que culminou com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 03 de novembro, foi fruto de inúmeros fatores que o antecederam. Entre os quais podemos apontar:
I- O fim da alternância no governo pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, após a indicação de Júlio Prestes para as eleições de 1929, quebrando o acordo da política do café-com-leite;
II- Formação de uma facção política denominada Aliança Liberal formados pelas oligarquias políticas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba para concorrer à chapa de oposição com Júlio Prestes;
III- Formação de uma facção política denominada Ação Integralista Brasileira, uma vez que Vargas era simpatizante do fascismo italiano;
IV- O descontentamento das oligarquias estaduais, que ficaram marginalizadas da política do café-com-leite;
( ) Somente I e II contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;
( ) Somente I e III contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;
( ) Somente a III contribuiu para ascensão de Vargas ao poder;
( ) Somente a III e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;
( ) Somente a I, II e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder
14) Conduzido ao poder em caráter provisório em 03 de novembro de 1930, Vargas tomou uma série de decisões centralizadoras que aproximaria seu governo à uma ditadura. Entre estas podemos apontar, EXCETO:
( ) Suspensão da Constituição de 1891;
( ) Fechamento do Congresso e das casas legislativas estaduais e municipais;
( ) Adoção de ideologias de cunho liberal, principalmente no setor econômico;
( ) Indicação de interventores(governadores) subordinados ao governo federal;
( ) Criação do Ministério do Trabalho;
15) UFMG - Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...] Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano.
CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação. In: PANDOLFI, Dulce. (Org.).
Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p. 172.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, durante o Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP foi responsável pela:
( ) ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.
( ) desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.
( ) restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.
( ) utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.
Prof.ª Socorro Macêdo!1
1) Além de aspectos positivos, o processo de industrialização por que passavam os países europeus entre o final do século XVIII e o inicio do século XIX provocou uma série de problemas. A Inglaterra e a França dominavam extensas áreas do planeta, controlando fontes de produção de matérias-primas, estratégicos para o processo de industrialização por que passavam. A Alemanha unificada em 1871, era uma potencia industrial e militara em franco crescimento, o que alarmava as demais potencias, principalmente a Inglaterra e a França.
Com base no texto, a rivalidade entre Inglaterra e Alemanha consistia:
( ) No desenvolvimento da indústria Bélica no período no período conhecido como “paz armada”;
( ) Na disputa pelo domínio da região balcânica objetivando a unificação dos povos eslavos;
( ) Na disputa por mercado consumidor, por colônias na Ásia e na África e pela luta de ambas pela hegemonia do continente europeu;
( ) No sentimento de vingança de ambas em virtude do atentado ao herdeiro do trono austro-húngaro em 1914;
( ) Na ideologia pangermânica, que consistia no desejo de ambas de dominar todos os povos de língua germânica.
2) A Primeira Guerra Mundial foi fruto de inúmeros fatores que a antecederam: as rivalidades imperialistas, as rivalidades entre as nações e o nacionalismo estão entre as principais causas que levaram a Europa a se tornar um barril de pólvora entre o final do século XIX e o início do século XX.
Dentre os fatores que favoreceram a eclosão da Primeira Guerra Mundial, podemos apontar:
I- O crescimento industrial alemão após a sua unificação em 1871, e o fortalecimento do seu poderio naval na qual colocava em perigo o domínio britânico nos mares;
II- O revanchismo Francês em relação à Alemanha, que consistia no desejo de recuperar os territórios da Asácia e da Lorena perdidos em decorrência da derrota dos franceses na Guerra Franco-Prussiana;
III- A política nacionalista, que pregava a unificação de povos que possuíam a mesma língua, crenças e tradições. Daí o surgimento de ideologias como pangermanismo, que preconizava a incorporação de todos os povos de origem germânica e do pan-eslavismo russo que baseava-se na idéia de que os russos deveriam ser lideres e protetores dos Estados eslavos dos Bácãs;
IV- O franco crescimento das idéias socialistas na Europa que chocava-se com os interesses das potencias capitalistas da Europa. Daí a razão das rivalidades entre Alemanha e Rússia.
( ) Estão corretas I,II e III
( ) Estão corretas II e IV
( ) Estão corretas III e IV
( ) Somente a IV está correta
( ) Todas estão corretas
3) A Europa as vésperas da Primeira Guerra Mundial, era de tensão entre as potencias capitalistas em virtude da política imperialista dessas nações, e a conseqüente competição destas, pela partilha do mercado mundial. Essa conjuntura política, econômica e diplomática das potencias européias, acabaram por dividir a Europa em dois blocos opostos e rivais mediante uma política de alianças.
A esse respeito, os blocos a que se refere o enunciado estão nas a alternativas:
I- Tríplice Aliança - formado pela a Alemanha, Itália e Áustria - Hungria
II- Tríplice Entente - formada pela Inglaterra, França e Rússia
III- Tríplice Socialista – formada pela Rússia, China e Cuba
IV- Tríplice Capitalista – formada pela Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha
( ) Somente I e III estão corretas
( ) Somente I e II estão corretas
( ) Somente II e IV estão corretas
( ) Somente III e IV estão corretas
( ) Somente I e IV estão corretas
4) O Império Austro – Húngaro, reunia povos de diversas etnias, resultante da sua política imperialista pela Europa: tchecos, eslovacos, bósnios, croatas, eslovenos, poloneses, etc. Em 1914 a Servia em campanha pela união dos povos eslavos dos Bálcãs, pretendia anexar a Bósnia em poder da Áustria-Hungria. Como resposta, o governo austro-húngaro realizou manobras militares na fronteira entre Bósnia e Sérvia, enviando o herdeiro do trono a uma visita à capital Sarajevo.
Com base no texto e na leitura da imagem é correto afirmar:
( ) Que o objetivo da visita do arquiduque era fazer uma aliança política diplomática com os sérvios, afim de acabar com as hostilidades existentes entre ambas os Estados;
( ) Que o resultado da visita do herdeiro do trono austro-húngaro a Sérvia, foi a assinatura de um tratado entre as duas potencias, dando a independência da Bósnia acorrido em 28 de julho de 1914;
( ) Que o objetivo da visita do herdeiro do trono austro-húngaro era defender interesses dos povos sob sua jurisdição na região balcânica;
( ) Que o resultado da visita foi o assassinato do arquiduque, pela sociedade secreta “Mão Negra” apoiado por militares sérvios em 28 de junho de 1914. Episódio este que deflagrou o inicia da Primeira Guerra Mundial em 1º de agosto de 1914;
( ) Que o resultado dessa visita foi a unificação dos povos eslavos pela Sérvia.
5) Observe a ilustração.
IMAGEM DAS TRINCHEIRAS
A imagem simboliza uma das fases da Primeira Guerra Mundial. Ao associar a imagem aos acontecimentos daquele momento histórico, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) A guerra de trincheiras, foi uma guerra de posição de difícil penetração e de grande desgaste físico e psicológico, resultante do equilíbrio de forças, onde o território era disputado palmo a palmo;
( ) Foi uma fase da guerra em que ambos os lados recuaram para se equipar e fortalecer-se bélica e humanamente;
( ) Por ser uma guerra de posição, os soldados entrincheirados, esperavam meses para poder avançar alguns metros;
( ) As trincheiras eram pequenos loteamentos, formados por pequenas choupanas que serviam de proteção e abrigo de armas dos soldados em combate;
( ) O cotidiano de milhões de soldados nesta fase da guerra era de frio, fome, doenças, ratos, poucas horas de sono e tiroteios constantes;
6) A primeira Guerra Mundial foi uma das mais sangrentas e dispendiosas guerras do mundo contemporâneo. Sabe—se que não foram, apenas, dois tiros de pistola, um único ato – o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher Sofia- o que assinalou o conflito. Inúmeros outros fatores contribuíram para essa guerra.
Como fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial foram listados os seguintes:
I- Desde o século XIX, os povos dominados por outros países desenvolveram sentimentos nacionalistas. Alguns se agruparam em alianças militares e disputaram a posse das colônias e de outras terras;
II- A intensa rivalidade entre a Alemanha e a Áustria-Hungria, na disputa por mercados consumidores para a venda de seus produtos industriais e a aquisição de matérias-primas, acirrou-se, tomando proporções mundiais;
III- Uma combinação de interesses geopolíticos e uma dose de anarquia internacional resultaram na combinação de competições econômicas, chauvinismo nacional e rivalidades imperialistas.
Entretanto é correto afirmar:
( ) Apenas o I contribuiu
( ) apenas I e o III contribuíram
( ) Apenas o II e o III contribuíram
( ) Apenas o I e o II contribuíram
7) Após a unificação e da Alemanha em 1870 e 1971, a Europa viveu um período de disputas e alianças. O período compreendido entre 1871 a 1914 ficou conhecido como Paz Armada. Sobre o período em questão é correto afirmar:
( ) Foi um período marcado por conflitos armados entre as principais potencias industriais da época: Inglaterra e Alemanha;
( ) Foi um período marcado por inúmeros movimentos populares nos campos e nas cidades, devido a más condições de trabalho;
( ) Que em território europeu poucos conflitos ocorreram, no entanto foi um período em que os governos nacionais investiram grandes somas de dinheiro para desenvolvimento da industria bélica e de suas forças armadas;
( ) Que devido o crescimento da indústria, tanto na Inglaterra como na Alemanha, o período foi marcado pelo grande fluxo migratório de pessoas para os grandes centros urbanos;
8) Com o final da Primeira guerra Mundial. O tratado de Versalhes ocupou-se, principalmente:
( )Da criação de uma organização internacional destinada a garantira a paz: a Sociedade das Nações
( ) Dos problemas ligados ao reconhecimento do novo Estado surgido da Revolução Soviética
( ) Da regulamentação da paz com Alemanha, incluindo a cessão de territórios, indenizações e desarmamentos
( ) Do desmembramento do Império Austro-Hungaro, formando-se novos Estados: Áustria, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Hungria
( ) Da reorganização das fronteiras das nações balcânicas, devido a desagregação dos Impérios Turco e Austro-Hungaro
9) Leia o texto a seguir e responda:
Uma paz punitiva
“Impôs se a Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas a suas conseqüências (...), para mantê-lo permanentemente enfraquecida. Isso foi conseguido não tanto por perdas territoriais(...), essa paz punitiva foi na realidade, assegurada privando-se a Alemanha de toda uma marinha e uma força área efetivas, limitando seu exercito a 100 mil homens, impondo-se reparações teoricamente infinitas, (...) privando-se a Alemanha de todas as suas antigas colônias no ultramar.”
a) Identifique o acontecimento histórico que impôs a Alemanha uma paz punitiva.
_________________________________________________________________________________________
b) Liste as principais punições impostas à Alemanha, citadas neste texto ou no capitulo.
_____________________________________________________________________________________________________________________
10) (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo, veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da Primeira Guerra Mundial. O personagem em questão era:
( ) Lloyol George
( ) Francisco Ferdinando
( ) O Kaiser Guilherme
( ) Nicolau Ramanov
11) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve como fator principal a competição econômica entre potencias industriais européias, o qual se apresentou sobre a forma de rivalidades político diplomáticas. Nesse sentido opunha-se:
( ) Alemanha e Áustria
( ) Inglaterra e Alemanha
( ) Rússia e França
( ) Alemanha e Rússia
( ) Romênia e Alemanha
12) (Mackenzie 96) A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como conseqüências:
( ) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
( ) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
( ) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
( ) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
( ) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores
13) Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
( ) Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
( ) Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
( ) Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
( ) Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes
"A guerra é uma invenção da mente humana; e a mente
humana também pode inventar a paz"
(Winston Churchill)
Prof.ª socorro Macêdo!!
1) Segundo o historiador José Murilo de Carvalho, em seu livro a “A formação das almas”, durante a gestação da República destacaram-se três projetos políticos.
Sobre os projetos em questão, pode-se afirmar, EXCETO:
( ) Fundado em 1873, na Convenção de Itu pelo cafeicultores do Oeste paulista, o PRP apoiava o liberalismo à americana;
( ) O jacobinismo a francesa pregava a participação direta dos cidadãos no governo, e era apoiado pelos profissionais liberais;
( ) Os militares brasileiros identificavam-se com o positivismo, pois este defendia um Executivo forte e um Estado intervencionista;
( ) Os annales que defendia um sistema de governo despótico apoiado pelos partidos políticos de oposição.
2) Após a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência em caráter provisório, estabelecendo de inicio algumas medidas que norteariam o seu governo, dentre as quais:
I- Extinguiu o conselho de Estado, o Senado vitalício e fechou a Câmara dos Deputados;
II- Separou o Estado da Igreja;
III- Criou o casamento civil, único com validade legal;
IV- Adotou medidas de estimulo a industrialização do pais - O Encilhamento
( ) Somente a I e a II estão corretas
( ) Somente a III está correta
( ) Somente a II e a IV estão corretas
( ) Todas estão corretas
( ) Nenhuma está correta
3) A República da Espada 1889-1894, ficou assim conhecida pelo fato de todos os presidentes desse período terem sido militares. No entanto o primeiro presidente civil republicano foi:
( ) O cafeicultor paulista Rodrigues Alves
( ) O advogado paulista Prudente de Morais, ligado aos interesses dos cafeicultores
( ) Campos Sales político também do PRP
( ) Washington Luiz – ligado ao PRP
( ) Floriano Peixoto
4) Sobre o Funding Loan, estabelecido no governo de Campos Sales, julgue as alternativas em verdadeiras ou falsas;
( ) Consiste na negociação da dívida externa brasileira, herdado do governo de Prudente de Morais por meio da realização de empréstimos;
( ) As conseqüências da medida foram o aumento de imposto e menos emprego, uma vez que foi cortada despesas em infra-estrutura, como construção de estradas, escolas, etc.;
( ) Foi um fundo de investimentos estabelecido por Campos Sales, objetivando o desenvolvimento da agricultura, principalmente a cultura do café, que era o principal produto de exportação;
( ) Foi um fundo de investimento de incentivo a industrialização por meio da concessão de empréstimos
5) O período da nossa historia conhecido por “Republica Velha” (1889- 1930) caracterizou-se pelo predomínio político:
( ) Dos criadores de gado do Vale do Rio Paraíba
( ) Do contingente militar comandado pelos generais da Amazônia
( ) Da população urbana liderada por intelectuais do Rio de Janeiro
( ) Dos senhores de engenho do Nordeste, especialmente os do Recôncavo baiano
( ) Do segmento composto pelos fazendeiros dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais
6) A política dos governadores sustentava-se por alguns mecanismos que garantia a permanência das oligarquias no poder. Em relação a esta estrutura política, relacione a segunda coluna conforme a primeira.
(1) CORONELISMO (2) CURRAL ELEITORAL
(3) CLIENTELISMO (4) VOTO DE CABRESTO
(5) COMISSÃO VERIFUCADORA DE PODERES
( ) Correspondia ao numero de eleitores que o coronel podia controlar. Quanto maior eleitora maior o seu poder;
( ) Sua função era apurar possíveis irregularidades do candidato eleito
( ) Consistia no poder local dos coronéis
( ) Voto a partir da intimidação das pessoas
( ) Voto em troca de pequenos favores
( ) Indicavam o seu candidato para qualquer cargo
7) Sobre a Constituição de 1891, é INCORRETO afirmar:
( ) A forma de governo adotada era a República presidencialista
( ) Os poderes constituídos passaram a ser: Executivo, Legislativo e Judiciário
( ) O voto era limitado aos homens alfabetizados e maiores de 21 anos
( ) Voto universal, federalismo e parlamentarismo
( ) Regime representativo e eleições diretas
8) Observe a imagem e responda:
a) Que pratica econômica está sendo representada na imagem?
_____________________________________________________________________
b) Qual era a Mao de obra utilizada?
____________________________________________________________________
c) Por que podemos dizer que o sistema de trabalho dessas pessoas era de escravidão informal?
9) Com base no programa de governo de Rodrigues Alves, “O saneamento e o melhoramento do porto do Rio de Janeiro” julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) Uma das metas do programa, consistia na modernização do pais e da Capital Federal, seguindo modelos apresentados pelos países industrializados, principalmente da Europa;
( ) Consistia em investimentos à educação e a segurança pública, uma vez que o analfabetismo atingia 90% da população, e a capital federal sofria com alto índice de vandalismo;
( ) Consistia na intervenção do Estado na economia, em benéficos dos produtores de café – principal produto de exportação nesse período;
( ) O programa priorizava, investimentos a saúde pública, uma vez que varias doenças foram controladas com a ação do medico sanitarista Oswaldo Cruz;
( ) A reforma e o saneamento foram autoritários, com a população perdendo suas habitações e sendo expulsa para as favelas ou para subúrbios distantes;
10) Durante o governo republicano, provisório (1889- 1891), o ministro da fazenda Rui Barbosa, Poe em pratica uma política econômica caracterizada pela emissão de papel moeda e pelo a aumento das tarifas alfandegárias. Essa política ficou conhecida como:
( ) Plano de Metas
( ) Convenio de Taubaté
( ) Funding – Loan
( ) Salvacionismo
( ) Encilhamento
11) A imagem abaixo reproduz uma charge que trata do processo eleitoral brasileiro no começo do século XX, publicada na revista Careta , do Rio de Janeiro, em 1927. O autor, o caricaturista Alfredo Storni, caracterizou a República como uma jovem mulher. Ao lado de uma urna. Ao centro, um homem rico, e, à direita, um eleitor. A charge era acompanhada do seguinte dialogo: “Não, é o Zé Burro”. Observe a charge e responda as questões.
a) Que pratica política está sendo representada?
_______________________________________________________________
b) Qual grupo político o autor da charge quer criticar?
______________________________________________________________________
12) O Convenio de Taubaté (1906), celebrado com o apoio do Congresso Nacional significou:
( ) Uma intervenção do Estado na economia, em benefícios dos produtores de café
( ) Uma solução para o conflito político entre os partidos republicanos de São Paulo e Minas Gerais
( ) Um apaziguamento para a luta no sul entre os pica-paus (republicano) e os maragatos (federalista)
( ) Uma associação entre forças políticas visando a deter a crescente influencia de Pinheiro Machado
( ) Um esforço da comunidade afim de consolidar a Republica , ameaçada por lutas regionais
1) Porfírio Dias, um caudilho que havia lutado no Exército Mexicano entre 1850 e 1870, tomou o poder por meio de um golpe militar e governou o México por mais de três décadas. Seu governo teve forte influencia do Positivismo. Dentre as ações políticas e econômicas que foram decorrentes dessa influencia podemos apontar respectivamente:
( ) Forte participação popular nas ações sociais e políticas e liberalismo econômico (livre iniciativa) sem intervenção do Estado;
( ) Uma sociedade regulada pelo mercado, sem intervenção do Estado na vida dos cidadãos, ou seja implantou um governo democrático;
( ) Politicamente o Executivo passou a ser exercido por um colegiado (formado por vários partidos), economicamente adotou uma política intervencionista;
( ) Politicamente implantou um governo ditatorial, com forte orientação autoritária na implementação de suas políticas, economicamente morfinizou o México e abriu a economia do pais ao capital estrangeiro;
2) Porfírio Diaz, ditador mexicano que governou o México por mais de 30 anos estabeleceu entre 1893 e 1902, a Lei dos Baldios, sob o argumento de desenvolver a agricultura. Sobre a Lei em questão é possível dizer:
( ) Na verdade foi uma Lei Constitucional que garantiu ao governo investir na agroindústria;
( ) Por essa Lei foi possível companhias confiscar as terras dos indígenas e dos pequenos proprietários que desalojados se tornaram mão de obra barata para empresas estrangeiras;
( ) Foi uma Lei de incentivo a produção da cana-de-açúcar por meio da concessão de empréstimos com a finalidade do pais investir na industrialização do álcool;
( ) Foi uma Lei de incentivo a Reforma Agrária no país;
( ) Teve como conseqüência o desenvolvimento da cultura do algodão e da soja.
3) Dentre os críticos de Porfírio Diaz, destacava-se o liberal Francisco Madero, originário de uma família de ricas propriedades de terras e figura atuante na política do pais. Sobre este líder revolucionário é INCORRETO afirmar:
( ) Em 1909, se opôs a mais uma reeleição de Porfírio Diaz e se laçou candidato a presidência, sendo derrotado em uma eleição muito contestada;
( ) Vinte dias antes das eleições, foi preso, por levar o povo a revolta. Ao sair da prisão exilou-se no Texas de onde escreveu o Plano de San Luis de Potosi;
( ) Chegou ao poder, com a vitoria sobre Diaz nas eleições de 1909, conseguindo realizar a tal sonhada Reforma Agrária no México, ou seja devolver as terras dos indígenas e dos camponeses confiscadas pela Lei dos Baldios;
( ) Defendia o fim da reeleição, a liberdade política, a luta contra os monopólios e privilégios, e principalmente a solução para a questão da terra;
4) Leia o depoimento de Turíbio Ortegas, general da Divisão Norte que comandou camponeses contra Diaz :
Por que tornar-se um revolucionário
“Não sou homem educado. Mas sei muito bem que lutar é o último recurso a que deve apelar qualquer pessoa. Sá quando as coisas chegaram ao ponto de já na ose agüentarem, não é? (...) Vimos roubar os nossos, ao pobre simples povo, durante trintas e cinco anos. Vimos os rurales e os soldados de Porfírio Diaz matar nossos pais e irmãos, assim como negar-lhes justiça. Vimos como nos tiraram nossas pequenas terras e nos venderam a todos como escravos. Sonhávamos com lugares e escolas para instruir-nos e zombaram de nossas aspirações. Tudo o que ambicionávamos era que nos deixassem viver e trabalhar para fazer progredir nosso país, mas já estamos cansados e fartos de ser enganados...”
a) De acordo com o texto, quais os motivos que levaram Ortega a participar da Revolução?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Sobre o Plano de Ayala, criado em 1911 por Emiliano Zapata, é correto afirmar:
( ) Constitui em um conjunto de medidas econômicas, voltado para o desenvolvimento do setor industrial mexicano;
( ) Constitui num conjunto de medidas sociais voltado para elevar a qualidade de vida do povo mexicano;
( ) Foi um conjunto de políticas publicas voltado para o saneamento, a modernização e para a segurança publica do México;
( ) Foi a expropriação de latifúndios para fins de Reforma Agrária no México;
( ) Consistia no programa de governo de Emiliano Zapata voltado para o desenvolvimento do Sul do México;
6) Dentre os principais da Constituição de 1917 do México. Analise as afirmativas a seguir:
I- Versava sobre a distribuição de terras exigidas pelos camponeses, representados na luta revolucionaria pelas tropas de Zapata e Vila;
II- Previa jornada de 8 horas de trabalho, regulamentação do trabalho feminino e infantil
III- Salário mínimo, direito de greve e a justiça do trabalhista.
IV- Voto universal masculino maiores de 16 anos;
( ) Estão corretas a I e a II
( ) Estão corretas a III e IV
( ) Estão corretas a II e IV
( ) Todas estão corretas
( ) Somente a I, II e a III
Prof. Socorro Macêdo!!
1) Puccamp 95) "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas."
O quadro descrito no texto conduziu à:
( ) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
( ) descolonização Afro-Asiática em 1945.
( ) rebelião Boxer na China em 1900.
( ) Segunda Guerra Mundial em 1939.
( ) Revolução Russa em 1917.
2) Fgv 96) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
( ) Stálin, em agosto de 1929.
( ) Lênin, em outubro de 1917.
( ) Trotsky, em abril de 1924.
( ) Kerensky, em fevereiro de 1917.
( ) Kornilov, em setembro de 1921.
3) O Império Russo, às vésperas do movimento revolucionário de 1917, apresentava particularidades, políticas, econômicas e sociais que se tornariam fatores de sua própria destruição. Com base nessas informações, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas.
( ) Império russo compunha uma sociedade heterogênea, formada por povos de diversas etnias, com línguas e tradições diferentes, no qual eram vitimas de uma forte repressão cultural do governo czarista
( ) O governo era uma monarquia absolutista, apoiada pela nobreza proprietária de terras e pela Igreja Ortodoxa Russa
( ) A economia baseava-se na agricultura, sendo que o processo de industrialização iniciado na metade do século XIX, deu-se graças a afluxo de capitais estrangeiros e estatais
( ) A divulgação de concepções comunistas na Rússia influenciadas principalmente por filósofos como Voltaire e Montesquieu, favoreceu o surgimento de partidos contrários ao regime czarista
4) (Unesp 98) "A guerra atual é, por parte de ambos os grupos de potências beligerantes, uma guerra (...) conduzida pelos capitalistas pela partilha das vantagens que provêm do domínio sobre o mundo, pelos mercadores do capital financeiro (bancário), pela submissão dos povos fracos etc."
("Resolução sobre a Guerra", publicada no jornal PRAVDA em abril de 1917.)
O texto oferece uma interpretação característica dos bolcheviques sobre a
( ) Guerra Russo-Japonesa.
( ) Guerra da Coréia.
( ) Guerra da Criméia.
( ) Primeira Guerra Mundial.
( ) Primeira Guerra Balcânica.
5) (G1) I - Os sovietes eram os comitês de soldados, operários e camponeses;
II - O partido Kadet era formado por representantes da burguesia;
III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos sovietes.
Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa:
( ) I e a III são corretas.
( ) II e a III são corretas.
( ) I e a II são corretas.
( ) todas são corretas.
( ) todas são incorretas.
6) (Puccamp 2000) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
( ) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.
( ) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
( ) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.
( ) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
( ) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.
7) Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
( ) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
( ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
( ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos.
( ) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária.
8) ) (Unb 98) A respeito da Revolução russa de 1917, julgue os seguintes itens.
( ) Ocorrida em meio à Primeira Guerra Mundial, estabeleceu uma ruptura política e social, iniciando uma radical transformação da Rússia dos czares.
( ) Em um primeiro momento, a burguesia russa assumiu o poder; em seguida, com a ascensão bolchevista, a revolução tornou-se proletária.
( ) Nos primeiros anos do novo regime, sob a liderança de Lenin, foram tomadas medidas de nacionalização da indústria, de reorganização da sociedade e de combate à contra-revolução.
( ) Com Stalin, que governou a União Soviética durante vários anos, consolidou-se a abertura política do regime, pela adoção do pluripartidarismo e de medidas descentralizadoras.
9) (Ufjf 2003) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
( ) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
( ) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
( ) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
( ) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
( ) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.
10) A Revolução Russa de 1917 marcou o inicio de uma nova era na sociedade, porque constituiu:
( ) Um desafio concreto a ordem burguesa e capitalista
( ) Uma alternativa para superar a ação das multinacionais
( ) A mistificação política da ditadura dos partidos
( ) Uma aliança bem-sucedida entre burguesia e proletariado ( ) A primeira experiência de um regime político autocrático
Prof.ª Socorro Macêdo!!
1) Durante os anos finais da Monarquia, verificou uma insatisfação crescente de vários grupos sociais. Após a Guerra do Paraguai, os militares exigiam um tratamento privilegiado, o que era recusado pelo Estado imperial. Depois de 1888, os donos de escravos estavam descontentes, pois sentiram-se lesados com o fim da escravidão. Para a elite a monarquia era incapaz de modernizar o país e, com isso, aproximar o Brasil de países considerados “adiantados”, como França e Inglaterra.
Diante desse contexto o(os) grupo(s) sociais que proclamaram a República em 1889 foi(foram):
( ) senhores de escravos e os profissionais liberais
( ) os militares e os escravos
( ) civis e militares ( ) civis e a classe operária ( ) somente a oligarquia cafeeira
2) Proclamada a República do Brasil, formou-se um governo provisório sob a chefia de Deodoro da Fonseca. São episódios desse governo:
( ) Convênio de Taubaté e Funding Loan
( ) Grande naturalização e a Revolta da Chibata
( ) Revolta de Canudos e a Campanha Civilista
( ) Revolta da Chibata e a Revolução Federalista
( ) Grande naturalização e o Encilhamento
3) A Revolução Federalista no Rio Grande do Sul e o levante de Canudos foram dois graves problemas com que se defrontou o governo de:
( ) Floriano Peixoto ( ) Campos Salles ( ) Prudente de Morais
( ) Hermes da Fonseca ( ) Rodrigues Alves
4) O início da política de valorização do café surge no governo de Rodrigues Alves, durante:
( ) a Conferência de Itu
( ) Funding Loan ( ) o Encilhamento ( ) o Convênio de Taubaté ( ) a política das Salvações
5) Com a proclamação da República, a transição de governos, foi marcada por conflitos entre os grupos políticos que disputavam o poder. Sobre este início de gestação da República são feitas três afirmativas. Leia-as com atenção e assinale a alternativa correta.
I- Os primeiros presidentes republicanos que assumiram o poder de 1889 a 1894 eram militares, daí a razão desse período ficar conhecido como “A República da Espada”;
II- Nesse momento de gestação da República o Exército garantiu o controle do País com o apoio das camadas populares, principalmente os profissionais liberais;
III- Esse período foi marcado por duas rebeliões armadas que tentaram derrubar o governo, pondo em risco a jovem República(A Revolução Federalista e a Revolta da Armada);
( ) Apenas as afirmativas I e II são corretas
( ) Apenas a afirmativa I é correta
( ) Apenas as afirmativas I e III são corretas
( ) Apenas as afirmativas II é correta
( ) Apenas a II e a III são corretas
6) A modernização, da cidade do Rio de Janeiro pelo prefeito Pereira Passos e a tentativa do higienista Osvaldo Cruz de erradicar a febre amarela e a varíola das terras cariocas são fatos ocorridos no governo de:
( ) Afonso Pena ( ) Rodrigues Alves ( ) Epitácio Pessoa ( ) Venceslau Brás ( ) Deodoro da Fonseca
7) Durante o Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, foram estabelecidas medidas de caráter social, político e econômico. Dentre as medidas de estimulo a economia foi criado o “Encilhamento”, pelo então ministro da Fazenda Rui Barbosa. Em relação o Encilhamento pode-se afirmar:
( ) Foi a expropriação de latifúndios para fins de Reforma Agrária
( ) Foi uma medida de contenção do preço do café por meio dos estoques regulares
( ) Foi a intervenção do Estado na economia em beneficio da exploração da borracha, ou seja dos seringalistas;
( ) Foi uma medida de estimulo a industrialização do país pela concessão de empréstimos e pela emissão de papel moeda;
( ) Foi o aumento da importação de produtos industrializados da Inglaterra
8) Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.
( ) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
( ) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
( ) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
( ) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha
( ) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região
9) A Primeira República no Brasil, também chamada de República dos Excluídos ou República Oligárquica, por alguns historiadores, materializa este rótulo por ser um período da nossa história marcado pela exclusão da grande maioria da população na gestão da coisa pública, e pela marginalização do acesso aos bens e serviços e pela más condições de vida e de trabalho.
Com base nesse pensamento a alternativa que melhor analisa essa citação é:
( ) Esse período da nossa história caracterizou-se por inúmeras e variadas Revoltas civis por conta das lutas sucessivas pelo poder por parte da elites;
( ) A Constituição de 1891, primeira da República marginalizou a participação do povo na gestão pública limitando o voto aos homens alfabetizados maiores de 21 anos. Nesse período a população não tinha vez e voz e as condições de vida nas fábricas e no campo eram exaustivas e difíceis;
( ) Esse período foi marcado principalmente pelos conflitos políticos, refletindo na crise econômica e no aumento de impostos;
( ) Esse período foi marcado por inúmeras reformas sociais que culminaram com no aumento dos privilégios da elite cafeeira;
( ) Nenhuma alternativa analisa a citação.
10) Em 1890, os seringais amazônicos eram responsáveis por 90% da produção mundial de borracha. A exportação da borracha trouxe muita riqueza para Amazônia, região até então relativamente pobre. Sobre o ciclo da borracha no Brasil, marque V ou F para as afirmativas abaixo.
( ) A extração da borracha pelos seringueiros, trouxe importante melhorias sociais e econômicas para o nordeste brasileiro, uma vez que toda a riqueza oriunda dessa exploração destinava-se a essa região;
( ) Toda a riqueza produzida com a exploração da borracha era dividida entre os seringalistas e seringueiros;
( ) Os seringueiros eram na maior parte nordestinos que fugiam das secas e viviam em condições precárias;
( ) O sistema de trabalho dos seringueiros era de escravidão informal, ou seja, trabalhavam para abater dívidas com os seringalistas.
Prof.ª socorro macêdo!!
1) Por ter ingressado tardiamente no círculo das potencias capitalistas, a Rússia chegou ao século XX com graves problemas econômicos, sociais e políticos. Sobre o contexto histórico da Rússia Pré-revolucionária, leve em consideração as proposições a seguir,
I- A Rússia era um dos países mais atrasados do ponto de vista do desenvolvimento das forças capitalistas. Mesmo assim, a economia russa foi a que mais havia se desenvolvido no inicio do século XX, significando uma melhoria de vida substancial para a maioria camponesa;
II- Um dos principais problemas da Rússia, era a enorme concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. E mesmo a parte do pais que se modernizava estava sujeita a política despótica do czarismo.
III- Assim como os demais países europeus, no inicio do século XX a Rússia era governada por uma monarquia liberal esclarecida.
IV- A sociedade eram marcadamente rural, e predominante desigual, pois esta, ainda guardava resquícios feudais, que impossibilitava a mobilidade social da grande massa camponesa, concentrada no campo.
V- A industrialização Russa ocorreu posteriormente a dos países pioneiros da Europa Ocidentale foi impulsionada por capitais estrangeiros, provenientes principalmente da França e da Inglaterra.
( ) Somente a I é incorreta
( ) Somente a I e III são incorretas
( ) Somente a II e IV são corretas
( ) Somente a V é correta
( ) Somente a II e III são corretas
2) Leia atentamente o texto a seguir:
Não nos é possível ser instruídos porque não há escola, e desde a infância devemos trabalhar além de nossas forças por um salário ínfimo. Quando desde aos nove anos somos obrigados a ir para usina, o que nos espera? Nós nos vendemos ao capitalista por um pedaço de pão preto, guardas nos agridem a socos e cacetadas para nos habituar à dureza do trabalho; nós nos alimentamos mal, nos sufocamos com a poeira e ar viciado, até dormimos no chão, atormentados pelos vermes.
(...) (Citado por). Del DeframeeM. Laran. Histoire: Le monde de 1848 a 1914. Em: Historia das sociedade> das sociedade modernas as sociedades atuais. Rio de Janeiro, ao livro técinico 1983, p. 238.
Diante dessas e muitas outras formas de opressão social, os trabalhadores foram reagindo e desenvolvendo estratégias de resistência e projetos políticos num processo de lutas operarias que em alguns casos, resultou na criação de entidades inspiradas em idéias socialistas e revolucionárias. Dentre essas correntes, destacou-se, o Partido Operario Social- Democrata Russo. Sobre este, pode se afirmar, EXCETO:
( ) De inspiração marxista, centrava na critica da exploração capitalista e na defesa da construção do socialismo.
( ) Devido a divergências internas, esse dividiu-se em 1903 em duas facções: os bolcheviques chefiados por Vladimir Lénin e os mencheviques liderados por Julius Martov
( ) Surgido em 1905, passou a defender a transformação do czarismo num regime constitucional e parlamentar semelhante aos dos países capitalistas da Europa Ocidental.
( ) Saído de dentro do Partido Operario Social Democrata Russo, os mencheviques, grupos reformistas com tendências liberais, pretendia derrubar o czarismo e ampliar a industrialização do pais.
3) O autoritarismo político russo impedia que a oposição atuasse na legalidade. Mesmo assim, na passagem do século XIX, importantes partidos políticos foram fundados. O estabelecimento desses partidos representavam diversas classes sociais excluídas da política russa. Sobre estes partidosé verdadeiro afirmar:
1- Representante da burguesia, o Kadete, desejava a construçao de um governo democrático nos moldes liberais do Ocidente.
2- Facção política e inspiração socialista, os bolcheviques defendiam uma revolução pelos militantes profissionais que pusesse fim ao domínio dos czares e ao capitalismo na Rússia,
3- Formado por intelectuais, provenientes das camadas medias, os mencheviques pretendiam realizar no pais uma revolução agrária radical. O objetivo deles era acabar com as grandes propriedades rurais por meio do apoio dos camponeses.
( ) Que todas estão corretas
( ) Que todas estão incorretas
( ) Que 1 e2 são corretas e 3 é incorreta
( ) Que somente 2 é corretas
( ) Que a 1 e a 3 são corretas
4) Sobre a Revolução de 1905, NÃO se pode afirmar:
( ) Serviu de “ensaio geral”devido aos levantes populares ocorridos naquele ano contra o czarismo que culminou com o Domingo Sangrento.
( ) Sua origem pode ser encontrada também na derrota do país, na guerra russo-japonesa, derrota esta, que pôs fim o sonho russo de tornar-se um império euro-asiático
( ) Dentre as conseqüências dos movimentos, estão a formação dos sovietes e da DUMA.
( ) Devido as pressões populares, teve como conseqüência uma série de concessões atendidas pelo governo como: a reforma agrária e a elaboração de uma Constituição que garantiu elegibilidade de camponeses e operários.
5) Os problemas internos aumentaram por causa da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, já que a guerra exigia sacrifícios de toda a população. No final de 1916 o país beirava o colapso, e a insatisfação popular já não podia mais ser contida. Greves e passeatas pacificas mobilizadas por operários, estudantes e militantes de esquerda eram violentamente reprimidas. Em fevereiro de 1917 as próprias guarnições militares negavam-se a atitar nos manifestantes. Nicolau II, abdica ao trono e as decisões ficam nas mãos de um governo provisório. Deste episodio se deu a formação de um governo provisório e a conseqüente fase primeira da revolução. Sobre esta:
( ) Resultou de uma onda de rebeliões camponesas, lideradas pelos mencheviques, os quais instauraram a propriedade coletiva da terra.
( ) Provocou transformações sociais importantes, trazendo a reforma agrária e a retirando da Rússia da Guerra
( ) Significou melhorias nas condições do trabalhador industrial e o rompimento definitivo com o sistema socialista.
( ) Provocou a formação de um governo republicano e liberal, representado pelo Partido Constitucional Democrata (Kadete)
6) Beneficiado pela medida que permitia a volta dos exilados, Lénin regressou à Rússia em abril de 1917 e passou a liderar a oposição socialista ao governo provisório. Organizou o Partido Bolchevique e publicou as Teses de Abril, nas quais os principais orientações eram:
( ) Não colaboração com o governo provisório e transferência de todo o poder aos sovietes
( ) A colaboração com o governo provisório e a transferência de todo o poder a burguesia liberal.
( )A planificação econômica como estratégia de desenvolvimento de setores como siderúrgicas, indústria de maquinas e petróleo;
( ) A implantação do socialismo unicamente na Rússia, como estratégia de não serem atingidos pelos problemas e crise do capitalismo.
7) A primeira fase da Revolução Russa, conhecida como Revolução de Fevereiro foi conseqüência do descontentamento generalizado da grande massa popular em relação ao czarismo. A segunda fase da Revolução por sua vez, constituiu na derrubada do governo provisório pelos bolcheviques. Sobre este dois momentos, julgue as alternativas em verdadeiras ou falsas.
( ) A primeira fase da Revolução assumiu um caráter operário e socialista.
( ) A Revolução de Outubro, ou Revolução bolchevique, tinha como lema: “Todo o poder para os sovietes”.
( ) A Revolução de Outubro constituiu um embate ao capitalismo europeu.
( ) Dentre as primeiras medidas do governo bolchevique foi: O decreto sobre a terra, a autodeterminação das nacionalidades e a nacionalização dos bancos.
8) Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar que:
( ) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
( ) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
( ) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato a revolução.
( ) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
( ) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.
9) Unicamp 2012) A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)
a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.
_________________________________________________________________________________________________________
b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.
__________________________________________________________________________________________________________
10)(Puccamp 93) No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques
( ) uniram-se numa organização contrarrevolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
( ) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
( ) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
( ) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.
( ) alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proibindo toda oposição ao Regime Socialista.
11)(Unesp, adaptado)
Leia o texto a seguir e responda à questão.
O retorno a uma semieconomia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
MALLA, Martin. Entender a Revolução Russa.
O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual
( ) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
( ) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
( ) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
( ) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais.
( ) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.
12)(Ufrrj) Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloqüente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.
NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.
Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que
( ) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
( ) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
( ) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
( ) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
( ) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.
13)Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
( ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
( )Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade, monarquia absolutista.
( ) Agricultura desenvolvida, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
( ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
“Enquanto o capitalismo e o socialismo existirem, não poderemos viver em paz. No fim, um ou outro terá de triunfar – um réquiem será cantado sobre a República Soviética ou sobre o mundo capitalista.”
―Vladimir Lenin