Conferencistas plenários:
Godfrey Baldacchino BA PGCE MA PhD é professor de sociologia na Universidade de Malta, em Malta. Foi pioneiro no estudo académico das ilhas e das pequenas jurisdições. É editor fundador do Island Studies Journal (2006); antigo titular da Cátedra de Investigação do Canadá e copresidente da UNESCO em Estudos Insulares na Universidade da Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá (2003-2013; 2016-2020); ex-presidente da ISISA, a Associação Internacional de Estudos de Pequenas Ilhas (2014-2022); editor fundador da revista Small States & Territories (2018) e antigo Embaixador Extraordinário de Malta para Ilhas e Pequenos Estados (2020-2024). Editou e escreveu mais de 50 livros e monografias, além de ter contribuído com cerca de 200 artigos académicos e capítulos de livros com revisão por pares. É um investigador pluridisciplinar, e a maioria do seu trabalho situa-se na interseção entre política e geografia. Desde 2010 promove o estudo específico dos arquipélagos, e entre os seus livros destacam-se Archipelago Tourism (2015) e Archipelago Tourism Revisited (2024), ambos publicados pela Routledge.
Inocência Mata é ensaísta, investigadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas, e investigadora sénior do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa tem sido professora-convidada em diversas instituições por todo o mundo, inclusive a Universidade de Macau, onde até 2017 foi subdiretora do Departamento de Português. Doutorada em Letras pela Universidade de Lisboa e pós-doutorada em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization) pela Universidade da Califórnia Berkeley. Mata integra a Associação Internacional de Literatura Comparada, a Association por L’Étude des Literatures Africaines (França), a Associação Internacional de Estudos Africanos (AFROLIC, Brasil), a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP-CSH), a Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras, a Academia Angolana de Letras e a Academia Galega de Língua Portuguesa, membro fundador da UNEAS – União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe e membro honorário da União dos Escritores Angolanos. Integra ainda a PowerList BANTUMEN 100 2025.
Roberto Gil Hernández é Doutor em Filosofia, Cultura e Sociedade pela Universidade de La Laguna, onde leciona e investiga no Departamento de Sociologia e Antropologia. É próximo de áreas do conhecimento como a sociologia histórica e da cultura, a partir das quais estuda os processos de construção de identidades políticas e a sua relação com a ciência, a ideologia, o Estado-nação e o património cultural. Integra o Grupo de Investigação Interuniversitário La Experiencia Turística: imagen, cuerpo y muerte en la cultura del ocio (TURICOM), o Grupo Interdisciplinar de Investigação Social e Política da Universidade de La Laguna (GIISP), o Grupo Internacional de Investigação Laboratoire d’Etudes Romanes (LER, EA 4385) da Université Paris 8 (Saint-Denis, França), bem como o Centro de Estudos Africanos da Universidade de La Laguna (CEAULL). Coordena o programa público de pensamento do museu Tenerife Espacio de las Artes (TEA), intitulado No-Todo: crítica y negatividad (TEA). Recentemente publicou os livros: Los fantasmas de los guanches (2019), En el Nombre de Canarias (2021) e Patrimonializar todo (2023).