1 ª sessão - Discursos, saberes e representações
Discursos médicos sobre a maternidade e o corpo feminino na Amazônia na década de 1950: as produções de Cláudio Pastor Dacier Lobato – 1956
Autora: Cecília Brasil Cordovil (UNIFESSPA)
A representação bissexual em Atypical
Autora: Vitória Gurjão (UEPA)
Estudos de gênero e categorias da sexualidade no Pará: uma genealogia
Autor: Inácio Saldanha (UNICAMP)
Entre gênero, violência, raça e circulação de crianças: as crias de família na literatura Amazônia
Autores: Thabata de Farias Silva (UEPA); Gabriel de Cunha Melo (UEPA)
De vilãs a heroínas na Disney: O empoderamento feminino em Malévola (2014) e Cruella (2021)
Autoras: Juliana Pereira (UFPEL); Adriene Peixoto Cardoso (UFPEL); Darcylene Pereira Domingues (UFPEL)
2 ª sessão - Gênero e sexualidade na produção de sujeitos e relações
Produção de sentidos sobre o processo de envelhecimento a partir do Grindr
Autor: Marcos Antônio Ângelo da Silva (UFPI)
A internet como espaço de medo: Análise de um de crime virtual e violência contra as mulheres em São Luiz - MA
Autora: Amanda Ribeiro Bezerra (UEPG)
(Des)construindo masculinidades: reflexões a partir do acompanhamento do grupo reflexivo de masculinidade da defensoria pública do Estado do Pará em Belém
Autoras: Evelyn Neves de Souza (UFPA); Maria Luíza Miranda Álvares (UFPA)
A transfobia e o caminhar das professoras transexuais na cidade de Belém
Autor: Luiz Gustavo Mendes Monteiro (UEPA)
Escrevivência travesti: a construção autoetnográfica do transitar no espaço de saúde
Autora: Vic Argôlo (UEPA)
3 ª sessão - Desdobramentos da pandemia, violência e desigualdades
Representação da violência de gênero pelo portal de notícias G1 Pará durante 2015-2020
Autoras: Allyne Samara da Silva de Melo (UFPA); Dâina Naíny Cunha do Rego (UFPA); Nelissa Peralta Bezerra (UFPA)
Mulheres soberania e segurança alimentar em tempos de pandemia na comunidade de 15 de novembro, Região metropolitana de Paulista (PE)
Autoras: Nayara Fernanda Santos de Sena (UFRPE); Andrea Lorena Butto Zarzar (UFRPE)
“Se a gente não tivesse o pé no chão acho que a gente tinha passado fome”: Relatos de mulheres durante a pandemia do covid-19 na ilha de cotijuba, Belém, Pará
Autoras: Rubia dos Santos; Larissa Barradas (UEPA); Lana Cláudia Macedo (UEPA)
Gênero, amor e violência: dispositivo amoroso e o amor no discurso de mulheres que experienciaram violência conjugal
Autora: Elcione da Silva e Silva (UEPA)
Sentido!? A padronização militar e a desigualdade de gênero na educação básica
Autores: Bruna Weyll de Melo e Elis Cristina Fiamengue (UESC)
Coordenação: Drª. Telma Amaral; Drª. Michele Escoura; Victor Rosário.
Drª Telma Amaral
(PPGSA-UFPA)
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2011). Mestra em Antropologia (1999), Especialista em Teoria Antropológica (2000) e graduada em Ciências Sociais (1989) pela mesma Instituição. Professora associada da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Líder do grupo de estudos e pesquisas com crianças infâncias e juventudes (JUERÊ) e Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Eneida de Morais (GEPEM), coordenando a linha de pesquisa Gênero (s), Corpo (s) e Sexualidade (s). Possui experiência na área de Antropologia e ao longo da formação, dedica-se ao estudo e pesquisa de temas como homossexualidades, gênero, casamento, conjugalidades, namoro, amor, afetividades, sexualidades e diversidade sexual.
Contato: telmaral@ufpa.br
Drª Michele Escoura
(PPGSA-UFPA)
Antropóloga e Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Faculdade de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), onde coordena o Grupo de Pesquisa PUGNA - Etnografia, Poder e Socialidades. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com tese vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero PAGU; mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde compõe o quadro de investigadoras/es do Núcleo de Pesquisas sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP). É autora de livros didáticos na área de Ciências Humanas e Sociais aprovados pelo MEC e co-autora do livro "Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola" lançado pelo selo Reviravolta da editora Companhia das Letras.
Contato: escoura@ufpa.br
Victor Rosário
(PPGSA-UFPA)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Pará (2021). Atualmente é discente na condição de mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa Social. Tem experiência na área de Sociologia e antropologia, com ênfase em Antropologia da religião, diversidade sexual e de gênero, teoria Queer, afetividades e cosmologias afro-brasileiras.
Contato: victorlattes@gmail.com
1 ª sessão - Religião e Conservadorismos
A identidade política do Tambor de Mina na Amazônia: possíveis meios de resistência contra a barbárie bolsonarista
Autor: Arlindo Figueiredo do Rosário Júnior (UNINTER)
O que explica o apoio de parte da comunidade judaica ao bolsonarismo?
Autor: Sergio Schargel (UFF)
A fé que move montanhas: Bolsonaro e a ascensão da frente parlamentar evangélica
Autor: Ricardo e Silva Martins (PUCRS)
Revista Catolicismo a 70 anos a serviço do conservadorismo
Autora: Rafaela dos Santos Maciel (UFOPA)
Fundamentalismo religioso e a propaganda política extremista digital: uma análise sobre o impacto do conservadorismo nas mídias sociais
Autora: Thyffane Tayana Martins da Rocha (UFPA)
2 ª sessão - Religião, diversidade e arenas públicas
Memórias sagradas: A invisibilização da Umbanda nos espaços oficializados pela perspectiva museológica e patrimonial
Autores: Inia Bernadete Pantoja Costa (UFPA)
O valor e a percepção da diversidade de pessoas religiosas e não religiosas
Autores: Lucas Ramos da Cunha (USP)
A pajelança quilombola: experiências etnográficas na comunidade Benevides, em Aurora do Pará
Autora: Adão Souza Borges (UFPA)
Em nome da fé (e da política): juventude, religião e participação
Autora: Rachel Omoto Gabriel (USP)
A liberdade, o gênero e a incidência pública: mulheres luteranas reformulando igreja
Autores: Joyce Aparecida Pires (UNESP)
Coordenação: Drª. Taíssa Tavernard; Dr. Cleonardo Maurício Júnior; Me. Alef Monteiro; Thaís Costa.
Drª. Taissa Tavernard
(UEPA - PPGSA/UFPA)
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente atua na comissão de novos sócios do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. É\ bolsista - Plano Nacional de Formação Docente, sócia benemérita da Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro Brasileiros do Estado do Pa, coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Professor AD3 efetivo da Universidade do Estado do Pará e suplente do Conselho Estadual de Cultura do Pará. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Religião Afro Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, religião afro-brasileira, ciências da religião, memória e intolerância religiosa.
Contato: taissaluca@gmail.com
Dr. Cleonardo Mauricio Junior
(UFPE)
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio doutoral na Universidade de Toronto pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES . É mestre em Antropologia pela UFPE. Graduou-se em Ciências Sociais pela mesma universidade, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - MEC/Sisu) tendo feito ainda intercâmbio de graduação na Universidade Técnica de Dresden, Alemanha, como bolsista do programa Erasmus Mundus (projeto Euro Brazilian Windows). É pesquisador do Observatório de Cultura, Religiosidades e Emoções (OCRE), vinculado ao Laboratório Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LEC) do PPGA / UFPE, e também do Grupo de Estudos do Cristianismo (UERJ). Suas áreas de interesse são a Antropologia da Religião, com ênfase nos estudos do pentecostalismo, liderança carismática e a relação da religião com a esfera pública e a política; Antropologia do Secularismo; e a Antropologia da Moral e da Ética, com ênfase na constituição ética dos sujeitos na interseção entre religião e política.
Contato: cleonardomj@gmail.com
Me. Alef Monteiro
(USP)
Sociólogo e antropólogo, é doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, mestre em Sociologia e Antropologia (2021) e graduado em Ciências Sociais (2017) pela Universidade Federal do Pará. Integra o Grupo de Estudos Afro-amazônico (GEAM/UFPA), Grupo de Pesquisa em Etnografia, Poder e Socialidades (Pugna - UFPA) e Grupo de Pesquisa Movimentos, Instituições e Culturas Evangélicas na Amazônia (MICEA/UEPA). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões de matriz africana na Amazônia, pentecostalismo e relações étnico-raciais, religiões e religiosidades na Amazônia, religiões e religiosidades em comunidades quilombolas da Amazônia paraense, religião e educação, Educação Escolar Quilombola, religião e Literatura, e Literatura amazônica.
Contato: alefmonteiro1@gmail.com
Thaís Costa
(PPGSA-UFPA)
Bacharela em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2020). Mestranda em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará - PPGSA/UFPA. Na graduação atuei como monitora bolsista do laboratório de textos arqueológicos e antropológicos, onde auxiliava os alunos indígenas e quilombolas no processo de facilitação a aprendizagem (2017;2018). Na graduação fui bolsista do projeto de extensão: Oficinas de empoderamento feminino para adolescentes da rede pública estadual- Santarém/PA, vinculado a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão- PROCCE/UFOPA. Sou pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-religiosas do Oeste do Pará e Caribe- NPDAFRO/UFOPA e desenvolvo pesquisas na área de antropologia da religião com ênfase em gênero e pentecostalismo. Atualmente pesquiso o contexto de mulheres pertencentes à igreja evangélica Assembleia de Deus em comunidades interioranas da Amazônia, temática que norteou minha monografia e projeto de mestrado. Sou estudante do grupo de pesquisa Pugna - Etnografia, Poder e Socialidades, da Universidade Federal do Pará e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Religião "Carlos Rodrigues Brandão", da Universidade Federal de Goiás.
Contato: thaiscosta126@gmail.com
1 ª sessão - Conflitos, apropriações da natureza e desigualdade
Água na Amazônia: sentidos sociais, apropriações e conflitos
Autores: Aline Gabrielle Cardoso do Rosário (UNIFAP); David Junior de Souza Silva (UNIFAP)
Mudança e disputa nos territórios ribeirinhos de São Domingos do Capim – PA: movimentos do campo e o turismo como engrenagens transformadoras da realidade local
Autores: Ticiano Rafael Santiago de Lima (UFPA); Jorge Augusto Santos das Mercês (UFPA); Voyner Ravena Canete (UFPA)
Deslocamentos compulsórios e movimentos sociais em Marudá (Alcântara-MA) e Cajueiro (São Luís-MA)
Autora: Marina Azevedo Feitosa (UEMA)
Comunidade do Xivete: a mineração como um processo de ecocídio em Pedra Branca do Amapari-AP
Autora: Emilly Patrícia dos Santos Barbosa (UNIFAP)
Judicialização de áreas de risco: perspectivas de atores e tensões processuais, um estudo de caso
Autores: Georlinda de Jesus Ferro de Araujo (UEMA); David Junior de Souza Silva (UNIFAP)
Mudanças legislativas e retrocessos socioambientais: uma análise sobre a lei da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado
Autores: Roberta Carolina Araujo dos Reis (UFPA); Igor de Souza Borges (UFPA)
O “grande problema brasileiro”: elementos para compreender a construção do consenso desenvolvimentista na Amazônia a partir da atuação de cientistas durante a ditadura militar (1964-1985)
Autor: Tayanná Santos de Jesus Sbrana (UFMA)
2 ª sessão - Território, conflitos e ação política
Comunidades quilombolas, reconhecimento e titulação dos territórios após a promulgação da Constituição Federal de 1988
Autor: Domingos do Carmo Ferreira Ribeiro (UFPA)
“Me reconheci mocambeiro”: a importância da ancestralidade no processo de titulação do território quilombola
Autora: Maria Madalena dos Santos do Carmo (MPEG)
Interação executivo – judiciário nos processos decisórios de demarcação de terras indígenas no Pará
Autor: Gabriel Creão de Oliveira (UFPA)
Conflitos pela terra no alto Rio Guamá
Autor: Cristiane Modesto do Nascimento (UFPA); Rafael Rabelo Ferreira da Silva (UFPA)
“Da nossa história quem sabe somos nós”: território, violências tutelares e narrativas de r-existência entre os Tenetehar-Tembé (PA)
Autor: Benedito Emílio da Silva Ribeiro (MPEG)
A guerra contra os Mebêngôkre-Kayapo – reflexões sobre a guerra na terra indígena Las Casas
Autor: Alberto da Silva Amaral (ESTÁCIO); Claudia Leonor López Garcés (MPEG)
Impactos de la colonización territorial sobre el pueblo Pijao del Tolima, Colombia (Siglos XIX Y XX)
Autor: Andrés Felipe Ortiz Gordillo (UFPA)
3 ª sessão - Povos e comunidades tradicionais: gênero, infância, juventude e educação
As feiras agroecológicas e o protagonismo das mulheres da Floresta Nacional de Tefé
Autores: Marcela da Silva Barbosa (UEA); Rita de Cássia Fraga Machado (UEA)
A atuação de uma liderança feminina ribeirinha na defesa territorial e ambiental de sua comunidade: Comunidade Nova Esperança, Rio Araguari, Amapá, Amazônia setentrional brasileira
Autores: Keveny Vaz Schleicher (UNIFAP); David Junior de Souza Silva (UNIFAP)
A relação corpo-território: uma análise a partir do 2° Encontro Nacional das Mulheres Atingidas por Barragens
Autores: Marília Geovana de Oliveira Lisboa (UFPA); Alan Nunes Araújo (UFPA)
As “brigonas” do Pirocaba: protagonismo de mulheres, grandes projetos e ação pública em uma comunidade da Amazônia
Autoras: Fernanda Lemos de Oliveira (UFPA); Maria José da Silva Aquino Teisserenc (UFPA)
As identidades coletivas e seu poder de mobilização: uma experiência do Médio Mearim Maranhense
Autora: Francisca Gárdina dos Santos Lima (UEMA)
Pescadores e juventude de Marudá/PA: estão se afastando da pesca artesanal?
Autoras: Layse Rosa Miranda da Costa (UFPA); Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado (UFPA)
Por uma outra escola possível na floresta: saberes, corporalidades e experiências no brincar das crianças do Igapó-Açu/AM
Autora: Lia Mandelsberg Monteiro (UEA)
Escola e reprodução social de populações tradicionais amazônicas
Autores: Anselmo Gonçalves da Silva (UNIVERSIDADE DE COIMBRA); Fátima Cristina da Silva (UNIVERSIDADE DE COIMBRA)
4 ª sessão - Políticas públicas, territorialidade e luta por direitos
Racismo no Quilombo? Demandas e desafios estruturais no interior da Amazônia Paraense
Autor: Leônidas Ribeiro Pixuna Neto (MPEG)
Uma década de Políticas Públicas de Ações Afirmativas para Indígenas: o Processo Seletivo Especial (PSE) Da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Autores: Gabriel Silva Braga (UFPA); Denise Machado Cardoso (UFPA); Elaine Bruno Lima Baré (UFPE)
Desafios e resistência no processo formativo de estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará desde olhar da Associação dos Povos Indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará
Autora: Elaine Bruno Lima Baré (UFPA); Antônio José Marinho Aguiar Neto (UFPA); Ignacio Gabriel San Martin Araya (UFPA)
A luta pela Mãe-Terra e pelos Direitos Humanos: uma análise da Ação Política Indígena na Jornada Sangue Indígena Nenhuma Gota a Mais (2019)
Autoras: Edilene Batista Mastub (UFPA); Júlia Otero dos Santos (UFPA)
A cartografia social na Aldeia Açaizal do Povo Munduruku a serviço do Bem Viver e da Educação Escolar Indígena
Autora: Hellen Regina Martins Rocha (UFPA)
O Trinômio FAB/Missão/Índio no Tumucumaque e a constituição de novas territorialidades em território Yana, em meados do século XX
Autor: Vítor Nazareno da Mata Martins (UFPA)
Tecendo relações e construindo territorialidades: A presença cigana no sul do Maranhão
Autora: Janeide da Silva Cavalcante (UFMA)
Coordenação: Dr. Tadeu Lopes; Dr. David Júnior de Souza Silva; Me. Manuela Karipuna; Me. Ravena Paiva.
Dr. Tadeu Lopes
(PPGED-UNIFAP)
Doutor em Antropologia Social (UFPA); mestre em Antropologia (UFPA); Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Foca seus estudos e pesquisas em etnologia indígena, com especial interesse para os seguintes temas: educação escolar indígena; interculturalidade, política indígena, intercâmbio, comércio, parentesco, relações de troca, redes de sociabilidades, territorialidade e estudo de fronteiras com povos indígenas. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP) e também no Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e pluridisciplinares (DINA/Museu Paraense Emílio Goeldi). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Campus de Oiapoque (CLII-UNIFAP), como também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UNIFAP), atuando na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades.
Contato: tlopesm@hotmail.com
Dr. David Souza Silva
(UNIFAP)
Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente e atual Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIFAP (PROFHISTÓRIA/UNIFAP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão (PPDSR/UEMA). Editor-Gerente da Revista PRACS - Revista de Ciências Sociais da Unifap, desde 2019. Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Amapá (PPGH/UNIFAP) (2020 a 2022). Doutor em Geografia (IESA/UFG). Mestre em Sociologia (UFGD). Bacharel em Ciências Sociais (UFMS). Experiência em Ciências Sociais, realizando investigações sobre Movimentos Étnicos, Movimentos Sociais e Sociologia da Amazônia; e em Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap). Coordenador do Núcleo de Estudos em Etnopolítica e Territorialidades da Amazônia - NETTA/UNIFAP. Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Integrante da Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales [RedMet].
Contato: davi_rosendo@live.com
Me. Manoela Karipuna
(PPGSA-UFPA)
Ana Manoela Primo dos Santos Soares ou Ana Manoela Primo dos Santos Soares Karipuna. Indígena do povo Karipuna. Doutoranda e Mestra em Sociologia e Antropologia (UFPA). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPA) Membro da ABIA (Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Pesquisadora na Liga Acadêmica Brasileira de Direito e Antropologia Indígena (LABADI). Diretora de Questões étnico-Raciais (APG-UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia (DINA): Pesquisas colaborativas e pluridisciplinares do Museu Paraense Emílio Goeldi; Membro do Grupo Ameríndia - Grupo de Pesquisa em Etnologia Indígena e dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFPA / 2017 - atualmente). Se dedica as pesquisas com povos indígenas nos seguintes temas: etnologia indígena; antropologia política; movimentos de mulheres indígenas; gênero; geração; corpo; território; parentesco; memória; oralidade; biografias indígenas e povos indígenas em contextos museais.
Contato: anamanoelakaripuna@gmail.com
Me. Ravena Paiva
(PPGSA-UFPA)
Doutoranda em Sociologia no PPGSA pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Humanas com Habilitação em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Realiza pesquisas sobre conflitos agrários, projetos de desenvolvimento, conflitos socioambientais, pós desenvolvimento e comunidades tradicionais.
Contato: ravesociologia@gmail.com
1 ª sessão - Culturas, Rituais e Festas
Tradição e modernidade na religiosidade amazônica
Autor: Daniel Silva Pinto (UFPA)
Cuireza: as artes de cura das médicas da terra
Autor: Manuel do Socorro Valente Corrêa (UFPA)
A bioculturalidade e seus múltiplos sentidos nos rituais Ka’apor
Autora: Taynara Morais Portal (UEPA); Flávia Cristina Araújo Lucas (UEPA)
O ritual do chá cigano: diálogos inter-religiosos na ordem mística templo de Oríon da cidade de Manaus
Autor: Jeferson Bastos de Souza (UEA)
O culto as princesas turcas no Pará: a partir da tradição Mina-Jejê-Nagô
Autores: Tayná do Socorro da Silva Lima (UFBA); Karlene da Silva Andrade (UFBA)
2 ª sessão - Culturas e Simbolismos
O consumo do tecnomelody pelos discentes da UFPA: uma análise sobre a valorização da cultura musical regional
Autores: Vivian Sanches de Carvalho (UFPA); Hanna Tamires Leal Nascimento (UFPA); Taulo Italo Soares Cardoso (UFPA)
A cidade do abacaxi: cultura, patrimônio e identidade no festival do abacaxi no município de Barcarena-PA
Autora: Camilly Maria Coutinho da Conceição (UFPA)
Os hippies de Santarém-PA: memórias de uma trajetória musical
Autora: Elen Jaqueline da Silva Santos (UFOPA)
Pensando biografia para compreender o contexto de uma etnografia de Curt Nimuendajú sobre os Tembé Tenetehara
Autora: Glaucia Silva dos Santos (UFPA)
A simbólica dos vitrais da Sé em Belém do Pará
Autores: Denilson Marques dos Santos (UNESA); Denise Marques dos Santos (UFPA); Kátia Marly Leite Mendonça (UFPA)
3 ª sessão - Patrimônio e Festividades
Patrimônio histórico e cultural na orla de Tocantinópolis-TO
Autoras: Letícia Pereira da Conceição (UFNT); Rita de Cássia Domingues Lopes (UFNT)
Festividade de nossa senhora de Nazaré do bairro Araxá na cidade de Macapá: do interior para a cidade
Autor: Nelson Mateus Machado Dos Santos (UNIFAP)
Círio: outubro em homenagens
Autora: Wanessa de Lima Grigoletto (UEPA)
Narrativas orais sobre a festa do gambá: fé e cidadania na comunidade de Pinhel, Pará, Brasil
Autoras: Paula Maryse Hoyos Lima (UFPA); Célia Regina Trindade Chagas Amorim (UFPA)
“Mestres do Anani”: relatos e construções de identidades nas práticas de carimbó no município de Ananindeua
Autora: Rafaela Aimê da Silva Barbosa (UNAMA)
Coordenação: Dr. Manoel Moraes; Dr. Hélio Figueiredo; Me. Ozian Saraiva.
Dr. Manoel Moraes
(UEPA - PPGSA/UFPA)
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 1997) e em Teologia (STBSB - 2003), Mestrado em Filosofia (Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2001) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - 2010). Desenvolveu estágio de pós-doutorado em Filosofia Política no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGFIL-UERJ, 2011-2015, sob a supervisão do Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo - Rio de Janeiro/Brasil), em Ciências Sociais da Religião no Centre d'Études en Sciences Sociales du Religieux (CeSóR/EHESS/CNRS, 2015, sob a orientação do Dr. Michael Löwy - Paris/França) e em Antropologia Cultural no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (2019, sob a orientação do Dr. Raymundo Heraldo Maués, PPGSA-UFPA - Pará/Brasil). Atualmente desenvolve pesquisas sobre Antropologias e Religiões na Amazônia. Por formação, também desenvolve pesquisas sobre Estudos de Religião sob o enfoque da Teoria Crítica e das Ciências Compreensivas. Atuou como membro ad hoc da CAPES (2016/2017) para Classificação de Periódicos da área de Ciências da Religião e Teologia. Também atuou como membro ad hoc da CAPES (2018, 2019) para a avaliação de projetos submetidos ao Programa de Apoio a Eventos no País (CAPES/PAEP). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará; lidera o Grupo de Pesquisa Religiões, Culturas e Etnias na Amazônia (UEPA/CNPq); pesquisador colaborador no ERCA - Équipe de recherche sur les cosmopolitiques autochtones; pesquisador colaborador no IRCAB/CNRS ? Institut de recherche en sciences sociales sur la biodiversité Caraïbe-Amériques; é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Universidade do Estado do Pará - PPGCR-UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA). Atuou em 2016 como professor visitante no curso de graduação em Sociologia da Universidade Beira Interior (Covilhã - Portugal) e no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Lusófona de Lisboa. Desde 2015 atua em colaboração com o Departamento de Ciências da Religião da Universidade de Quebec em Montreal, mais especificamente no projeto intitulado "Au rythme des eaux: Anthropologie comparative des sociétés et des cosmologies autochtones du Québec et de l?Amazonie" - atividade supervisionada pelo Dr. Laurent Jérôme. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2021.
Contato: manoelmoraes@uepa.br
Dr. Hélio Figueiredo
(PPGCR-UEPA)
Possui bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2007). Foi bolsista (SEDUC/FADESP) pelo Projeto de Extensão Peregrinos da Paz. É mestre (Bolsista CAPES) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, tendo feito durante este período um estágio na Universidade Federal Do Rio Grande do Sul. Possui Doutorado (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Pará. Realizou estágio pós doutoral no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professor colaborador no PPGCR/UEPA e professor auxiliar em música no Instituto Estadual Carlos Gomes. Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica, simbolismo, corpo, imaginário, memória, tecnologia, fotografia, filosofia da imagem e antropologia visual.
Contato: ranehelio@gmail.com
Me. Ozian Saraiva
(PPGSA-UFPA)
Doutorando em Ciências Sociais - Antropologia (PPGSA-UFPA). Mestre em Ciências da Religião (PPGCR-UEPA) Especialista em Teologia (FATEBE) e em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER). Licenciado em Música (ICA-UFPA). Bacharel em Música Sacra (STBE). Graduado em Processos Gerenciais (UCB – RJ). Realiza pesquisas na região do Caeté - Bragança-PA relacionadas à Antropologia, Sociologia, Educação, Cultura, Religião, Música e Musicologia. Pesquisa assuntos relacionados à Neurociência da Música interligados à Percepção Musical (UFABC - 2022). Integra os Grupos de Pesquisa: GP1 - Religiões, Ambientes, Culturas e Etnias na Amazônia (CNPq/UEPA), na Linha de Pesquisa: Estudos de Antropologia da Religião na Amazônia; GP2 - LACE - Linguagem, Arte, Cultura e Educação na Região do Caeté (CNPq/UEPA) na Linha de Pesquisa: Formação do Artista-Professor-Pesquisador na região do Caeté.
Contato: ozian.saraiva@gmail.com
1 ª sessão - Pesquisa com mídias digitais: dilemas e desafios
A netnografia como recurso à pesquisa etnográfica
Autoras: Luana Silva (UFPA); Adriany Lima (UFPA); Fernanda Nummer (UFPA)
Quando a Covid-19 perpassa a antropologia: alguns apontamentos acerca do fazer pesquisa online sobre experiências de adoecimento por SARS-COV-2
Autora: Geissy dos Reis Ferreira de Oliveira (UFPB)
Percursos da etnografia digital no estudo com os Mẽbêngôkre (kayapó) em tempos pandêmicos
Autora: Michelly Silva Machado (UFPA)
Como um profissional: notas etnográficas de um aprendiz de pro-player
Autor: Tarcizio Macedo (UFRGS)
Os impactos da pandemia de Covid-19 na orientação de pesquisas de iniciação científica
Autor: Guilherme Bemerguy Chêne Neto (MPEG)
2 ª sessão - Cultura, política e desigualdades nos estudos com mídias digitais
Neoliberalismo e propaganda política da extrema direita nas redes sociais
Autora: Livia Coelho Netto Affonso (UFPA)
Antropologia do consumo e o consumo digital: a relação entre as práticas de consumo atuais e as tecnologias digitais
Autoras: Gláucia Briglia Canuto (UESC); Rogéria Briglia Canuto (UESC)
A distribuição desigual de capital cultural entre discentes do Ensino Médio da EA/UFPA: um estudo sobre acesso digital no contexto pandêmico
Autoras: Carolina Rodrigues de Souza (UFPA); Izabela da Silva Jatene (UFPA); Vergas Vitória Andrade da Silva (UFPA)
De qual museu estou falando? Uma epistemologia do museu a partir da análise interpretativa das experiências museais intermediadas por tecnologias digitais
Autora: Gabriela da Costa Araújo (UFPA)
#Descanseempazolavo: mapeamento de identidades coletivas da nova direita no Twitter em tempos de esferas públicas disruptivas
Autores: Bruno Anunciação Rocha (UFMG); Nathalia Guimarães e Sousa (UFMG)
Coordenação: Drª. Lara Roberta Rodrigues Facioli; Dr. Rodrigo Fessel Sega; Luana Pena.
Drª. Lara Facioli
(UFPR)
É professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordeno o Grupo de Pesquisa em Sociologia Digital (CNPq). Me graduei no curso de Ciências Sociais, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde fui bolsista de Iniciação Científica (bolsa BAAE e PIBIC-CNPq) de 2006 a 2011 com participação nos projetos Tecnologias Reprodutivas: maternidade e paternidade em transição (Fevereiro de 2007- Julho de 2009) e Estudos de Gênero e Feministas no Brasil: implicações científicas e sócio-políticas (Julho de 2009 - Março de 2011), ambos sob orientação da professora titular Lucila Scavone. Neste mesmo período, fui integrante do Grupo de Pesquisa Gênero e Cidadania (CNPq/Unesp). Concluí o mestrado na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Cultura, Diferenças e Desigualdades sob orientação do professor Richard Miskolci. O título de minha dissertação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é: Conectadas: uma análise de práticas de ajuda mútua feminina na era das Mídias Digitais. Realizei meu doutorado também na UFSCar onde estudei o uso das mídias digitais pelas mulheres das classes populares brasileiras. Minha tese recebeu o título Mídias Digitais e Horizontes de Aspiração:um estudo sobre a comunicação em rede entre mulheres das classes populares brasileiras. Concluí, em 2019, Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina. Meus temas de pesquisa, atuação e interesse são: gênero, sexualidade, subjetividades, diferenças, mídias digitais, sociologia digital.
Contato: larafacioli@gmail.com
Dr. Rodrigo Fessel Sega
(UNESPAR)
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2008) e Bacharel com ênfase em Sociologia e Antropologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com bolsa PIBIC/CNPq, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com bolsa FAPESP e Doutorado em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com bolsa FAPESP. No Mestrado, foi Pesquisador Convidado da York University, Toronto, Canadá, onde frequentou o Brazilian Studies Seminar. Realizou Doutorado Sanduíche pela University of Toronto, Canadá. Foi um dos ganhadores do Prêmio ELAP - Emerging Leaders in the Americas. Esteve vinculado ao Projeto Temático do Observatório das Migrações em São Paulo com financiamento da FAPESP. Atualmente é Professor de Sociologia da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Relações de Gênero e Sexualidade; Mídias Sociais, Mediações Técnicas e Tecnologias da Informação e Comunicação; Migrações Internacionais Históricas e Contemporâneas e Mão de Obra Qualificada; Práticas de Ensino, Educação Popular e Educação Inclusiva.
Contato: rodrigofsega@gmail.com
Luana Pena
(PPGSA-UFPA)
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde participa do Grupo de pesquisa PUGNA - Etnografia, poder e Socialidades. Possui graduação em Ciências sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atuou como bolsista no Projeto Arqueológico Carajás (PACA) e no Projeto Origens, Cultura e Ambiente (OCA) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Possui experiência na área de Ciências sociais com ênfase em Antropologia e atualmente desenvolve pesquisas na área de gênero, capoeira e mídias sociais.
Contato: luanappena@gmail.com
1 ª sessão - Tensões, fronteiras e a prática de povos indígenas e populações tradicionais nas cidades
Mulheres Indígenas Apinajé: Contatos interétnicos na cidade de Tocantinópolis-TO
Autores: Carina Alves Torres (UFPEL); Laylson Mota Machado (UFPEL)
Existir e resistir na cidade: Repertório de possibilidades de indígenas em contexto urbano no Parque Amazonas em Imperatriz-MA
Autores: Clayton Marinho dos Santos (UFMA); Jesus Marmanillo Pereira (UFMA)
Ciganar a cidade: Ir, vir e ficar. Vivência Calon em contexto urbano
Autora: Luciana de Assiz Garcia (UFGD)
Experiências identitárias e comunicacionais ribeirinhas amazônicas da Cidade/Ilha do Combu a partir da construção da Marca Filha do Combu
Autoras: Giselle do Carmo Souza Moraes (UFPA); Manuela do Corral Vieira (UFPA)
Portos e suas especificidades como forma urbana na Amazônia: Intersecção entre comunidades e cidades
Autores: Antônio Carlos Lobato Nery (UNIFAP) David Junior de Souza Silva (UNIFAP)
2 ª sessão - Sociabilidades centro-periferia: estigmas e resistências
Sociabilidade urbana e condições de moradia de um bairro periférico de Natal-RN
Autor: Raimundo Paulino da Silva (USP)
As perspectivas qualitativas do Tecnobrega no ParÁ: Uma análise das vivências dos estudantes da UFPA
Autoras: Lourena Jesus de Souza (UFPA); Erika Cristina Barroso Magalhães (UFPA); Isabela Vitória Pinto da Silva (UFPA)
"Um beck de um metro onde é que eu encontro?” - Visões sobre a maconha a partir da “beirada” no bairro da Terra Firme em Belém
Autor: Bruno Ferreira dos Passos (UFPA)
Os “parceiros” e o uso de crack e/ou similares no centro histórico de Belém: Sociabilidade e tipificação em meio a desfilição social
Autor: Alan Pereira Dias (UFPA)
Uma etnografia do caos: Outros modos de fazer cidade
Autora: Ianca Moreira do Nascimento (UNIFAP)
3 ª sessão - Conflitos ambientais e transformações das paisagens
O Projeto de Lei Complementar 01/2020, Justiça Ambiental – Análise da disputa de narrativas voltada para a derrubada do veto ao PEC 01/2020
Autores: Aída Maria de Mello Neto (UFPA); Dalton Beltrão Rodrigues (UFPA)
Racismo ambiental no bairro Montese (Terra Firme) em Belém (PA): Um estudo de campo acerca da injustiça ambiental e movimentos sociais
Autores: Laura Cecília Braga Guimarães (UFPA); Thalles Castellani Penna de La Rocque Real (UFPA); Nelissa Peralta Bezerra (UFPA)
Os catadores de recicláveis no imaginário coletivo Janaubense: Reflexões a partir de uma pesquisa imagética
Autores: Éder de Souza Beirão (UNIMONTES); Paula Cruz Pimentel (UNIMONTES); Tarso Guilherme Macedo Pires (UNIMONTES)
Memória e resistência no Rio Tapajós: A praia da vera paz e os impactos da implantação e operação do Terminal da Cargill – Santarém/PA
Autoras: Karina Cunha Pimenta (UFOPA); Emylle Nayara Maia da Silva Gomes (UFOPA)
Coordenação: Me. Silvia Santos; Me. Jússia Carvalho; Me. Victória Costa.
Me. Silvia Sousa
(PPGSA-UFPA)
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), Mestre em Sociologia e Antropologia pelo mesmo programa. Tem experiência na área de antropologia urbana, com comunidades quilombolas nos estados do Maranhão, Amapá e Pará , em estudos sobre prostituição feminina, memória, narrativas e paisagem. Faz parte do grupo de estudos Antropologia das Paisagens: Memórias e Imaginários na Amazônia, CNPq . Ministrou disciplinas de Sociologia e Antropologia da Educação na Universidade Estadual do Pará e possui experiência com educação popular. Atualmente realiza pesquisas sobre imaginários e relações entre humanos e não humanos na ilha de Colares- PA.
Contato: silvialiliasilvasousa@gmail.com
Me. Jússia Carvalho
(PPGSA-UFPA)
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Especialista em Produção Audiovisual - Cinema pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Jornalista formada pela Universidade da Amazônia, Unama (2012). Apresentou, dirigiu e produziu para a TV Cultura do Pará entre os anos de 2011 e 2018. Foi professora substituta da Faculdade de Comunicação da UFPA. Atualmente, orienta trabalhos na pós-graduação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem interesse em estudos relacionados a Antropologia e Comunicação; Estética; Radiodifusão: Rádio e Televisão; Fenomenologia; Afetividade; Interação; Sociabilidade; Memória e Cidade.
Contato: jussiac@gmail.com
Me. Victória Costa
(PPGSA-UFPA)
Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da mesma universidade. Especialização em Amazônia, História, Espaço e Cultura na Faculdade Integrada Brasil-Amazônia (FIBRA). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizadora audiovisual com experiência em produções locais, como videoclipes e documentários, foi coordenadora do Festival de Audiovisual de Belém (FAB). Inclinação para estudos com temática urbana, audiovisual, Amazônia, contemporaneidade, direção de arte, imagem/imaginário e música dentro dos campos da antropologia e da arte.
Contato: victoriaetcosta@gmail.com
1 ª sessão - Luto e seus entrecruzamentos
Dia dos Mortos na pandemia: as fases de vivenciar a morte no Cemitério Senhor da Boa Sentença em tempos de solidão
Autor: Weverson Bezerra Silva (UFPB)
Melancolia e Luto nas Artes Visuais: de Dürer ao Cemitério de Santo Amaro (Recife-PE)
Autora: Alynne Cavalcante Bezerra da Silva (UFPE)
Luto e o anseio pelo fim na obra de Manuel Bandeira e Kotomi Aoki
Autora: Crislane da Silva Lima (UFPA)
Necropolítica como Gestão do Luto
Autor: Heitor Moreira Lurine Guimarães (UFPA)
2 ª sessão - Processos ritualísticos e suas particularidades
Para além da morte: análise dos sentimentos sobre a morte nos testamentos do Centro De Memória da Amazônia (1889-1930)
Autor: Alan da Silva Dias (UFRJ)
O ritual fúnebre no Islã e a pandemia do Covid 19: uma pesquisa etnográfica
Autoras: Pamela Mariane da Gama Melo (UEPA); Larissa da Conceição Barradas (UEPA); Rubia Suzane Antunes dos Santos (UEPA)
A beberagem In Memorian dos Mortos: o mingau de manicuera como elemento do ritual do Dia de Finados no município Vigia de Nazaré-PA
Autor: Marcelo Alves Costa (UEPA)
Rituais religiosos familiares e histórias de vida em cenário pandêmico
Autores: Maria Roseli Sousa Santos (UEPA); Thayanara de Souza Duarte (UEPA); Fernando Adlly Kauffmann Negrão (UEPA)
Coordenação: Drª. Valéria Fernanda Sales; Elisa Gonçalves Rodrigues; Estefânia de Oliveira Leite.
Drª. Valéria Fernanda Sales
(SEDUC-PA)
Doutora em Artes (UFPA - 2022), Mestra em Artes (UFPA - 2014). Professora efetiva da Rede Pública do Estado do Pará, atuando principalmente em Literatura Luso-Brasileira. É Acadêmica Correspondente e Delegada Cultural da ASBAERJ (Academia Soberana Brasileira de Artes do Estado do Rio de Janeiro). Acadêmica Imortal da ACLAC (Academia Curuçaense de Letras, Artes e Ciências). Integrante do TAMBOR (Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia- UFPA/CNPq), sócia da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e sócia efetiva da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Etnocenóloga de Ritos Fúnebres, cujas pesquisas envolvem as espetacularidades do curuçaense na rua com o Frete e no Cemitério São Bonifácio, na Iluminação dos Mortos.
Contato: vsfsales79@gmail.com
Elisa Gonçalves Rodrigues
(PPGSA-UFPA)
Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicanalista em formação pelo Corpo Freudiano - Seção Belém (2020 - atualmente), e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro associada da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Integra o Grupo de Pesquisa Antropologia das Paisagens: memórias e imaginários na Amazônia - CNPq. Possui experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia. Desenvolve pesquisa nas áreas Cemiteriais, de Antropologia e Psicanálise, nas temáticas sobre Morte, Antropologia dos Sentimentos, Antropologia das Emoções, Antropologia Mortuária, Antropologia Urbana, Imaginário, Memória, Luto e ritos funerários. Tem como campo de pesquisa o Cemitério Santa Izabel - PA (2016-atualmente).
Contato: elisagoncalves00@gmail.com
Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa "Gestão do espaço urbano e sustentabilidade". Bolsista CAPES e membro do Grupo de Pesquisa no CNPq "Gestão do Espaço Urbano: Grupo de Estudo em Planejamento Urbano e Direito à Cidade”. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela USJT (SP-2021). Bolsista acadêmica no Projeto de Extensão na linha de pesquisa “Arquitetura, Arte, Artesanato e Design”, na UNIBH (2014). Bolsista no estágio acadêmico pela Prefeitura de BH (2016), atuando no Setor de Planejamento Urbano e Arquitetônico, Licenciamento e Controle Urbano da Cidade. No Centro Universitário Newton Paiva (BH-2018), realizou a pesquisa “Cemitério Vertical em Belo Horizonte”. Na USJT (SP-2021), desempenhou o projeto “Complexo – Parque Multifuncional PAX, uma Proposta de Cemitério Vertical e Parque para a Cidade de Belo Horizonte”. Em 2022, concentra-se na temática “Cemitérios e Seus Impactos Urbanísticos em São Paulo”, na USJT-SP. Atualmente, associada na ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais). Desempenha serviços para construtoras no setor de projeto de Cemitérios Verticais, com ênfase na humanização cemiterial.
Contato: estefanialeite@gmail.com
1 ª sessão - Trabalho digital, mercados e precarização
A precarização das relações de trabalho: sequelas de uma pandemia e do falho sistema neoliberal
Autores: Gabriel da Cunha Melo (UEPA); Thabata de Farias Silva (UEPA)
Precarização da educação e uberização do trabalho docente no contexto de pandemia de Covid-19 na Bahia
Autoras: Franciele Brito Barbosa (UESC); Elis Cristina Fiamengue (UESC)
O mercado editorial em Joinville (SC): uma perspectiva a partir da sociologia econômica
Autor: Israel Aparecido Gonçalves (UFSC)
Forças Produtivas e suas Transformações: o fenômeno da “uberização”
Autores: Andréa Bittencourt Pires Chaves (UFPA); Lucas Henrique Navegantes Lobato (UFPA); Arthur Henriques dos Santos (UFPA)
O silício no país das maravilhas e o impacto do capitalismo digital na precarização do trabalho contemporâneo
Autores: Gustavo Leonardo Barreto Silva (UFPE); Mateus Gomes de Barros (UFPE)
2 ª sessão - Trabalhos e interseccionalidades na Amazônia
As mulheres pretas e os desafios na busca ao acesso às políticas de trabalho e renda na Amazônia
Autora: Beatriz da Silva Farias Souza (UNAMA)
O Covid chegou pela cozinheira”: os discursos racistas sobre o serviço doméstico no contexto da pandemia de coronavírus
Autores: Verena Pereira Reis (UFPA); Kelly Chaves Tavares (UFPA)
Riscos essenciais: uma pesquisa etnográfica com trabalhadoras domésticas em Belém/PA
Autora: Rebeca Vitória Alberto Costa (UFPA)
Transformação econômica na comunidade ribeirinha Divino Espírito Santo, Portel, Marajó: do ciclo da farinha ao extrativismo do Tarugo
Autores: Samia Kamyla Freitas Silva (UNIFAP); David Junior de Souza Silva (UNIFAP)
3 ª sessão - Impactos e agenciamentos na formação e no trabalho
As metamorfoses do trabalho do pedagogo: a partir da resolução CNE/CP n.o 2/2019
Autoras: Kethlen Leite de Moura (UFTO); Camila Maria Bortot (UFPR)
O lockdown em Belém: a inviabilização do trabalho, diminuição de renda e consumo de trabalhadores informais e formais dos serviços não essenciais
Autores: Raiane Roberta Cavalcante Pereira (UFPA); Tayane da Silva Launé (UFPA); Nelissa Peralta Bezerra (UFPA)
Educação profissional, empreendorismo e mercado de trabalho
Autor: Aldo Vieira Ribeiro (UFPA)
Mundo do trabalho e pandemia: notas sobre uma nova temporalidade histórica e a necessidade de sobrevivência imediata
Autora: Ethiene da Purificação dos Anjos Santos (UERJ)
Coordenação: Drª. Daniela Ribeiro; Drª. Luísa Dantas; Andréa Melo; Alessandra Bezerra; Bianca Tsubaki; Larissa Wanzeller; Mayara Teodoro.
Drª. Daniela Ribeiro
(PPGSA-UFPA)
Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atualmente, realiza estágio pós doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA pelo programa CAPES/PNPD. Está vinculada como professora e pesquisadora permanente no PPGSA/UFPA e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa do Trabalho (GEPT). É pesquisadora associada no Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST-M), em linha de pesquisa: Trabalho flexível e identidades sociais; e Capitalismo Cognitivo e trabalho criativo. É integrante do Núcleo de Pesquisa Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA), em linha de pesquisa: Políticas públicas, atores sociais e cidadania. Atuou como consultora nos programas de Certificação Agrícola e Certificação Florestal, realizando análise de impactos sociais decorrentes da presença de empreendimentos no território; e avaliando as condições e relações de trabalho e adequação aos padrões de certificação FSC e RAS para o Instituto de Manejo Florestal e Agrícola (IMAFLORA).
Contato: danicso02@gmail.com
Drª. Luísa Dantas
(PPGSA-UFPA)
Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará - FACS/PPGSA/UFPA. Pós-Doutora e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Cornelia Eckert - PPGAS/UFRGS. Realizou estágio-sanduíche na Université Lille 1 (Clersé), supervisionado por François-Xavier Devetter. É mestre com distinção em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a orientação de Claudia Fonseca - PPGAS/UFRGS. Bacharela e licenciada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, com orientação de Maria Angelica Motta-Maués - FACS/UFPA. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Antropologias do Trabalho, Memórias, Cidades e Interseccionalidades - GATI/PPGSA/UFPA. Atua nas linhas de pesquisa: Gênero, geração e relações etnicorraciais e ética, trabalho e arranjos sociais. Nas áreas de antropologia urbana, antropologia do trabalho e antropologia da imagem.
Contato: luisadantas@ufpa.br
Andréa Silva de Melo
(PPGSA-UFPA)
Mestranda em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas do Trabalho (GEPT/UFPA) desde 2021 e do Grupo de Estudos e Pesquisas Antropologias do Trabalho, Memórias, Cidades e Interseccionalidades (GATI/UFPA) desde 2022. Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2013). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Previdenciário. Pesquisa nas áreas de Sociologia do Trabalho e Antropologia do Trabalho, com ênfase em informalidade, feiras livres e empreendedorismo, Antropologia Urbana e Antropologia das Relações Étnico-Raciais. É integrante da Comissão das Mulheres e Advogadas da OAB/PA e associada do Instituto Política Por.De.Para Mulheres situado em Curitiba/PR.
Contato: andrea.silva.melo30@gmail.com
Alessandra Bezerra
(PPGSA-UFPA)
Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (2016). Mestranda em Sociologia e Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) - bolsista CAPES - Universidade Federal do Pará-UFPA (2020).
Contato: alessandraviviane@live.com
Bianca Tsubaki
(PPGSA-UFPA)
Mestranda em Sociologia no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFPA, com ênfase em Ética, Trabalho e Sociabilidade. Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia, UNAMA (2019). Atualmente cursa Formação em Neuropsicologia Histórico Cultural pelo Núcleo de Psicologia Histórico Cultural (NPHC) do Ceará e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas do Trabalho (GEPT) do PPGSA/UFPA desde 2020. Pesquisa na interface entre estudos urbanos, sociologia do trabalho e subjetividade, com ênfase nos debates sobre informalidade, empreendedorismo, cultura do trabalho e identidade no contexto neoliberal. Trabalha com a psicologia clínica na abordagem Histórico Cultural.
Contato: tsubakibianca@gmail.com
Larissa Wanzeller
(PPGSA-UFPA)
Socióloga graduada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA (2012- 2016) . Graduação interrompida- Universidade Federal do Tocantins -UFT no Curso de Ciência Sociais (2011- 2012) . Lecionou a disciplina de Sociologia no Programa de Extensão Cursinho popular- Movimento de Educação Popular/ EMANCIPA. (2015- 2016).Pós graduada em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia - UNIASSELVI.- (2017). Cursou na condição de aluna especial a disciplina- Sociologia da Realidade Amazônica- PPGSA- UFPA ( 2017) . Cursa Mestrado em Sociologia e Antropologia com ênfase em Ética, Trabalho e Sociabilidade - UFPA- IFCH- PPGSA (2019- 2022). Integrou o GEPT - Grupo de Estudo e Pesquisa do Trabalho - ( 2020- 2021)- PPGSA/UFPA. Leciona na rede particular de ensino - Sociologia e Filosofia/ Produziu o livror didático de Sociologia do Ensino médio - Coleçao Novo Ensino Médio Sistema de Ensino Equipe/ Editora Equipe (2022).
Contato: larissa.r.wanzeller@gmail.com
Mayara Teodoro
(PPGSA-UFPA)
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará/UFPA com ênfase em Antropologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Antropologias do Trabalho, Memória, Cidade e Interccionalidades (GATI/UFPA). Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. Atuou por aproximadamente 10 anos como empregada doméstica, atualmente investiga mulheres, trabalho doméstico e migração.
Contato: mftems@gmail.com
1 ª sessão - Minorias e Representação
Os idosos na política local: uma análise do perfil das candidaturas idosas para o cargo de vereador no Brasil em 2016
Autor: Jorge Lucas Nery de Oliveira (UFPA)
Juventude e política: um estudo do perfil das candidaturas para as câmaras de vereadores nos municípios da região norte do Brasil
Autora: Jade Neves Moreira (UFPA)
Mulheres sem voto nas eleições legislativas municipais: uma análise sociopolítica das candidaturas nos municípios brasileiros
Autora: Martha Jares (UFPA)
Eleição de candidatos indígenas no Brasil: uma avaliação da eleição de vereadores para as Câmaras Municipais
Autores: Alisson Nunes da Silva (UFPA); Carlos Augusto da Silva Souza (UFPA)
A participação de candidatos negros no poder local: uma avaliação do perfil das candidaturas para as Câmaras de vereadores na Amazônia brasileira
Autora: Mariana Costa da Silva (UFPA)
2 ª sessão - Instituições, Fé e Democracia
A discussão legislativa acerca das federações partidárias no Brasil: coligação camuflada ou um instrumento de defesa das minorias no parlamento?
Autor: Renan Rodrigues Pessoa (UFRN)
Política, religião e fé: a participação de candidatos(as) evangélicos(as) nas eleições municipais
Autores: Rafael Cavalcante Lisboa da Conceição (UFPA); Jailson Lopes Correa (UFPA); Robério Rosa (UFPA)
Admissibilidade de candidaturas avulsas: um debate sociopolítico – constitucional contemporâneo
Autora: Rodney Miréia Sá Almeida (PUC-MINAS)
O financiamento político e a institucionalização das organizações partidárias
Autor: Taulo Italo Soares Cardoso (UFPA)
A trajetória política brasileira: entre a ditadura e a democracia em vertigem
Autora: Larissa da Conceição Barradas (UEPA)
3 ª sessão - Populismo e Crise da Democracia
Crises democráticas na América Latina à luz do constitucionalismo abusivo: uma análise a partir da ADPF 622/DF do Supremo Tribunal Federal
Autores: Arthur de Oliveira Souza (UFPA); Paula Regina Benassuly Arruda (UFPA)
A criminalizacão da expansão da fronteira: do illegal para o criminoso na região MAP
Autora: Regine Schönenberg (UNIVERSIDADE LIVRE DE BERLIM)
Urnas eletrônicas e fake news: violência eleitoral simbólica contra democracia
Autora: Débora Evelyn Lima Lopes (UFPA)
A construção da periculosidade social em torno de grupos antivacinação: análise de uma sessão da CPI da Covid-19 no Brasil
Autora: Crislane Oliveira do Nascimento (UFSC); Isaura Wayhs Ferrari (UFSC)
O gênero na crise democrática
Autora: Laís Vieira Guimarães (UFPA)
Coordenação: Dr. Lukas Okado; Dr. Carlos Souza; Rafael Cavalcante Lisboa da Conceição; Jailson Lopes Correia.
Dr. Lukas Okado
(PPGCP-UFPA)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará.Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento político, participação política, juventude e política, ideologia e valores, Política Latino-americana.
Contato: lucas.okado@gmail.com
Dr. Carlos Souza
(PPGCP-UFPA)
Possui Mestrado e Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Professor/pesquisador da Universidade Federal do Pará onde atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Ciência Política. Apresenta interesse nos seguintes temas de pesquisa: democracia, sistemas eleitorais e partidários, competição política, geografia eleitoral, financiamento de campanhas, minorias e grupos de interesse nas eleições.
Contato: carlossouza@ufpa.br
Rafael Conceição
(PPGCP-UFPA)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2012), com ênfase em Ciência Politica. Mestrando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Sociologia, Filosofia, Historia. Concentra atualmente seus estudos e pesquisas sobre comportamento eleitoral, marketing eleitoral, democracia e instituições políticas.
Contato: lisboarafael77@gmail.com
Jailson Lopes
(PPGCP-UFPA)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Ciência Política. Mestrando em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), integrante do grupo de pesquisa Observatório Eleitoral do Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Sociologia,Filosofia e História. Concentra atualmente seus estudos e pesquisas nas areas de Democracia, Participação e Instituições Políticas e Comportamento Eleitoral.
Contato: correiajailson.jlc@gmail.com