No Simpósio Amazônico, contamos com 7 conferências ministradas por docentes dos PPGs do IFCH-UFPA.
Conferência 1 - O avanço do capitalismo de vigilância nas Universidades públicas da América do Sul
Professor de Teoria Sociológica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Laboratório Amazônico de Estudos Sociotécnicos da Universidade Federal do Pará (laesufpa.net). Pesquisador da Rede Latino Americana de estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista de Pós-Doutorado (PNPD-Capes) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor/Unicamp). Atualmente, pesquisa os temas de Tecnologia, Sociedade e Vigilância.
Contato: leocruz@ufpa.br
Conferência 2 - Paisagens mais-que-humanas e imaginário urbano na metrópole amazônica
Graduado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), com Especialização em Ecologia Humana (UNISINOS, 1993). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Pós-Doutorado em Antropologia (UFRGS, 2019). É professor Associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/PPGSA. Atua especialmente nos campos da Antropologia da Paisagem, com ênfase nas discussões sobre Cidade, Memória, Imaginário, Patrimônio e Ruína. Atualmente dedica-se ao estudo das relações entre humanos e não-humanos na Amazônia. É autor de diversos artigos e capítulos de livros. É bolsista de produtividade do CNPq – categoria 1D.
Contato: flabreu@ufpa.br
Conferência 3 - Antropologia do feitiço e etno(ori)grafia que encruzilha a academia e o terreiro
PH.D CARLA RAMOS MUNZANZU (PAA/PPGCS - UFOPA)
Professora do Programa de Antropologia e Arqueologia e docente do PPGCS - Programa de Pós graduação em Ciências da Sociedade. Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Ph.D em Estudos Africanos e da Diáspora Africana e Estudos de Gênero e Sexualidade pelos Departamentos de African and African Diaspora Studies (AADS) e Women's and Gender Studies (WGS), pela Universidade do Texas (at Austin). Ao longo dos anos tenho desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em diferentes áreas como educação escolar Quilombola e Indígena, e sobre as diferentes tradições de religiões de matriz Afro-brasileira na Amazônia. Mais recentemente participo de projetos ligados ao Cinema Negro, coordenando etapas de pesquisa em países africanos, e escrito a este respeito com especial atenção ao cinema feito por mulheres negras da Bahia, o chamado ?Cinema de Cozinha?. O meu projeto de doutorado apresenta um diálogo com a tradição Jeje Mahi da Bahia e o seu rico repertório litúrgico-analítico, com o objetivo de apresentar as trajetórias de atuação política anti-racista de professoras, intelectuais negras que escolheram a universidade como espaço de luta. Pesquisadora associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); Associação Americana de Antropologia (AAA); Associação de Antropólogos Negros nos Estados Unidos (BAA); Brazilian Studies Association (BRASA); Membro Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Membro do Conselho Diretor da Negra-Casa de Cinema Negro da Bahia.
Contato: carlaramos@utexas.edu
Conferência 4 - Racistas são os outros!(?) Reflexões sobre a construção sócio-histórica-estrutural da raça e do racismo
DR. JOSÉ SENA (PPGDS - MPEG)
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/CNPq (2020), sou Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Realizei estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais/ Universidade de Coimbra (CNPq/2018-19) e estágio Pós-doutoral no Museu Paraense Emílio Goeldi (CAPES/2021-22). Foi professor de Letras da UFPA (2010-18), ministrando disciplinas voltadas para atividades de Compreensão e Produção textual, e pesquisador no campo dos estudos de Letramentos. Atualmente, é professor-colaborador do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural - PPGDS, do Museu Goeldi, e pesquisador no campo das relações étnico-raciais. Membro da equipe editorial da Revista África e Africanidades, e coordena o Caderno Intelectualidades Negras Brasileiras. Seus interesses de pesquisa estão voltados para as relações entre o discurso e as práticas sociais, com ênfase em estudos de letramentos e processos políticos e educativos no âmbito da raça/racismo, gênero e sexualidades.
Contato: senaufrj@gmail.com
Conferência 5 - A política indigenista e os povos indígenas como temas da ciência política
DR. LEONARDO BARROS (UFV/PPGCP-UFPA)
Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Mestre (2013) e doutor (2019) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa "Inovações da Democracia e Tendências Contemporâneas de Gestão Participativa." Foi membro do Projeto Democracia Participativa (Prodep/UFMG), desempenhando a função de coordenação pedagógica do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais (2012-2016). Realizou estágio doutoral em 2017 na Université de Montréal junto ao CPDS - Centre de recherche sur les politiques et le développement social, com bolsa CAPES. É membro do RÉLAM - Réseau d'études latino-américaines de Montréal. Desenvolve pesquisas na área de democracia participativa, instituições participativas, teoria deliberacionista, política urbana, etnopolítica, política indigenista comparada, povos indígenas americanos, movimentos sociais e associativismo étnico e políticas de reconhecimento territorial indígena. Foi professor da Universidade Federal do Pará (2019-2021) e atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. É coordenador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq POPIAM - Política e povos indígenas nas américas e do projeto ABCP Indígena.
Contato: leonardo.b.soares@ufv.br
Conferência 6 - Antropologia Audiovisual: desafios e potencialidades na pesquisa científica
DRª. DENISE CARDOSO (FACS | PPGSA-UFPA)
Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (Pós-Graduação do Trópico Úmido PDTU/ NAEA) pela Universidade Federal do Pará (2006), realizou estágio doutoral na Universidade do Algarve/Portugal (2005). É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e graduada em História também nesta universidade (1987). Atualmente é Assessora Adjunta da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS/UFPA), pesquisadora do Laboratório de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA). Coordena o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA) e é Pesquisadora Associada ao Musée du Quai Branly (França). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA (2012/2017). Participou, como Consultora Ad Hoc, no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (2014/2016). Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM); do Grupo de Trabalho (GT) sobre Cultura Oceânica; do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA); do Instituto de Pesquisa em Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia (IPEASA); do Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Populações Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (RENAS/MPEG); e do Pet/GT/CS. Desenvolve projetos audiovisuais na região do arquipélago do Marajó. Realiza pesquisa sobre políticas de ações afirmativas voltadas para povos originários e populações quilombolas. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação indígena, etnomuseologia, cibercultura, antropologia visual, antropologia política, ciências sociais e ambientais.
Contato: denisecardosoufpa@gmail.com
Conferência 7 - Re-existências e Ciências Sociais na Amazônia: contribuições recíprocas
DRª. SÔNIA MAGALHÃES (PPGSA-UFPA)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983), doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará e em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Nord (2007). Pós-doutorado pela Université Sorbonne Paris Nord (2018) . Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), ao Programa de Pós- Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGA) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA).
Contato: smag@ufpa.br