A Comissão Organizadora do Simpósio conta com docentes e discentes do PPGSA-UFPA.
Doutora em Ciências Humanas-Antropologia (PPGSA/UFRJ, 2005). Professora Associada na Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando nos cursos de graduação em Antropologia, mestrado em Ciências da Sociedade e doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Ciências Ambientais). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Território e Novos Direitos na Amazônia, com pesquisas em andamento sobre direitos coletivos e conflitos socioambientais em comunidades rurais, ribeirinhas e extrativistas afetadas por projetos de desenvolvimento e Unidades de Conservação. Coordena o Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Proext//MEC) desde 2010, com atuação na região da Calha Norte. De 2001 a 2010 atuou como pesquisadora e gestora de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento no campo do patrimônio cultural brasileiro, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan e na Superintendência do Iphan no Pará. É autora de publicações sobre patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, trabalho e conhecimentos tradicionais em comunidades amazônicas, bem como de relatórios técnicos, laudos e outros estudos antropológicos em processos de regularização fundiária, disputa territorial e conflito socioambiental.
Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicanalista em formação pelo Corpo Freudiano - Seção Belém (2020 - atualmente), e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro associada da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Integra o Grupo de Pesquisa Antropologia das Paisagens: memórias e imaginários na Amazônia - CNPq. Possui experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia. Desenvolve pesquisa nas áreas Cemiteriais, de Antropologia e Psicanálise, nas temáticas sobre Morte, Antropologia dos Sentimentos, Antropologia das Emoções, Antropologia Mortuária, Antropologia Urbana, Imaginário, Memória, Luto e ritos funerários. Tem como campo de pesquisa o Cemitério Santa Izabel - PA (2016 - atualmente). Coordenadora geral do Simpósio na edição de 2022.
Ana Manoela Primo dos Santos Soares ou Ana Manoela Primo dos Santos Soares Karipuna. Indígena do povo Karipuna. Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Antropologia e Bolsa CAPES durante os dois cursos. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais com habilitação em sociologia (UFPA - 2018). No momento realiza especialização em Etnologia Indígena pela FAVENI (2022). Realiza Aperfeiçoamento em Feminismos (2022) pela Escola As Pensadoras. Realizou Aperfeiçoamento em Filosofia Feminista (2021) pelo Centro de Estudos Superiores (CEST) de Tefé da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em parceria com a Escola As Pensadoras. É membro da ABIA (Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA). É membro da Liga Acadêmica Brasileira de Direito e Antropologia (LABADI) no eixo Antropologia e Direito Indígena. É diretora de Questões étnico-Raciais na Associação de Pós-Graduação da UFPA (APG-UFPA). É estudante no Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia (DINA): Pesquisas colaborativas e pluridisciplinares do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG / 2019 - atualmente); é estudante no Grupo Ameríndia - Grupo de Pesquisa em Etnologia Indígena e dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFPA / 2017 - atualmente). Atua em pesquisas na Amazônia na área de Antropologia junto aos povos indígenas do Oiapoque, em especial com o povo Karipuna, nos seguintes temas: etnologia indígena; antropologia política; movimentos de mulheres indígenas; gênero; geração; corpo; território; parentesco; memória; oralidade; biografias indígenas e povos indígenas em contextos museais. Tem interesse também nas áreas de pesquisa em movimentos feministas e formação política para mulheres indígenas. É ativista pelos direitos dos povos indígenas. Participou de diversos eventos nas áreas de antropologia, sociologia, história, filosofia, direito, literatura e exposições. Também se dedica a aprender línguas estrangeiras.
Doutorando em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia - PPGSA-UFPA (desde 2021). Mestre em Ciências da Religião - PPGCR-UEPA (2019), pesquisando "A rabeca bragantina: ethos religioso e biocultural. Especialista (lato sensu) em Teologia - FATEBE (2017) e em Metodologia do Ensino de Artes - Centro Universitário Internacional - UNINTER (2012). Possui Licenciatura Plena em Música - ICA-UFPA (2016); Bacharelado em Música Sacra - FATEBE (2008); Graduação em Processos Gerenciais - Universidade Castelo Branco - RJ (2010). Cursou Técnico em Piano na EMUFPA (2010). Atualmente realiza pesquisas na região do Caeté - Bragança-PA relacionadas à Antropologia, Sociologia, Educação, Cultura, Religião, Música e Musicologia. Pesquisa assuntos relacionados à Neurociência da Música interligados à Percepção Musical (UFABC - 2022). Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: GP1 - Religiões, Ambientes, Culturas e Etnias na Amazônia? (CNPq/UEPA), sob financiamento do PROCAD-Amazônia, edital n° 21/2018; da FAPESPA/UEPA (Edital 043/2016) na Linha de Pesquisa: Estudos de Antropologia da Religião na Amazônia; GP2 - LACE - Linguagem, Arte, Cultura e Educação na Região do Caeté (CNPq/UEPA) na Linha de Pesquisa: Formação do Artista-Professor-Pesquisador na região do Caeté. É colaborador no Herbário MFS-UEPA desde 2017. Atua como Docente e Subcoordenador de Extensão na FATEBE (desde 2009). Servidor Público do Estado do Pará no Instituto Estadual Carlos Gomes (FCG/ IECG) na cadeira de Campo Teórico I - Professor Efetivo (bacharelado) desde 2020.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Pará (2021). Atualmente é discente na condição de mestrando da Universidade Federal do Pará e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa Social. Tem experiência na área de Sociologia e antropologia, com ênfase em Antropologia da religião, diversidade sexual e de gênero, teoria Queer, afetividades e cosmologias afro-brasileiras.
Bacharela em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2020). Mestranda em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará - PPGSA/UFPA. Na graduação atuei como monitora bolsista do laboratório de textos arqueológicos e antropológicos, onde auxiliava os alunos indígenas e quilombolas no processo de facilitação a aprendizagem (2017;2018). Na graduação fui bolsista do projeto de extensão: Oficinas de empoderamento feminino para adolescentes da rede pública estadual- Santarém/PA, vinculado a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão- PROCCE/UFOPA. Sou pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-religiosas do Oeste do Pará e Caribe- NPDAFRO/UFOPA e desenvolvo pesquisas na área de antropologia da religião com ênfase em gênero e pentecostalismo. Atualmente pesquiso o contexto de mulheres pertencentes à igreja evangélica Assembleia de Deus em comunidades interioranas da Amazônia, temática que norteou minha monografia e projeto de mestrado. Sou estudante do grupo de pesquisa Pugna - Etnografia, Poder e Socialidades, da Universidade Federal do Pará e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Religião "Carlos Rodrigues Brandão", da Universidade Federal de Goiás.
Doutoranda em Sociologia no PPGSA pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Humanas com Habilitação em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Realiza pesquisas sobre conflitos agrários, projetos de desenvolvimento, conflitos socioambientais, pós desenvolvimento e comunidades tradicionais.
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde participa do Grupo de pesquisa PUGNA - Etnografia, poder e Socialidades. Possui graduação em Ciências sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atuou como bolsista no Projeto Arqueológico Carajás (PACA) e no Projeto Origens, Cultura e Ambiente (OCA) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Possui experiência na área de Ciências sociais com ênfase em Antropologia e atualmente desenvolve pesquisas na aréa de gênero, capoeira e mídias sociais.