As Inscrições para o Minicurso e para as Oficinas serão realizadas presencialmente, no primeiro dia do evento (7/12) no Secretariado do II SIM.
Dr. Jaime Domingos Dóqui
Licenciado em Relações Internacionais , Chefe do Departamento da Direcção de Asilo e Refugiados do SME/MININT
O minicurso busca trazer a discussão a problemática relacionada ao Direito de Asilo no contexto internacional, regional e nacional, que nada mais é do que o acolhimento, pelo Estado, de estrangeiro perseguido algures por causa da dissidência política, de delitos de opinião, relacionados com os governos, que não configuram quebra do direito penal comum; Estatuto de Refugiado e apatridia que constituem grande importância para aqueles que desejam conhecer como esses 3 temas se desenvolvem na realidade angolana, aliás quanto ao apatridia no conceito mundial tem vindo a procurar encontrar solução na redução da apatridia quando os apátridas procuram encontrar uma soberania.
Dr. Esmael Estevão Inácio Francisco
Licenciado em Língua Portuguesa e Mestrando em Língua Portuguesa
Em termos gerais, o objectivo desta oficina apontam para o domínio das competências linguísticas, sincronizada com a técnica da elaboração de relatórios. Como objectivos específicos temos: a) identificar as normas que regem o relatório; b) problematizar os fenómenos da elaboração de um relatório; c) caracterizar os diferentes tipos de relatórios; d) capacitar os participantes na elaboração dos relatórios mais usados.
Lic. Eduardo Chiloya
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Gestão estratégica de pessoas
A oficina tem como objectivo, relembrar as estratégias para elaboração de um Curriculum Vitae atrativo. O CV é um documento que relata a trajectória académica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. O seu objectivo consiste em conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa/instituição, permitindo que seja feita uma pré-selecção a partir das informações existentes no documento. A sua elaboração, deverá ser cuidadosa e criteriosa, na medida em que, serve de cartão de visita do candidato.
Lic. André Nkolo
Esta temática surge na perspectiva de alertar sobre o mau uso das configurações das letras que crescem dia após dia.
Deste modo, pretende-se ilustrar a estética e a legibilidade na escrita, e uma breve representação textual: o paciente que perdeu a vida depois de receber a má leitura do paciente.