PAINÉIS - EIXOS TEMÁTICOS
EIXO TEMÁTICO 1: Migração, Coesão Social e Pertença
O eixo temático 1 busca dialogar sobre temáticas como a inserção dos migrantes na sociedade de acolhimento, na sociedade de retorno, a construção das identidades, sentidos de pertencimento e não-pertencimento (pertença e não pertença), xenofobia, a língua como facilitador ou dificultador no processo e os direitos com relação aos serviços sociais, emprego e educação.
Interessam estudos e investigações teóricas ou empíricas sobre as temáticas acima, com o objectivo de trazer a discussão as diferentes contribuições das ciências sociais e humanas em contextos nacionais e internacionais.
EIXO TEMÁTICO 2: Guerras, conflitos e processos de transição
O eixo temático 2 traz ao diálogo as contribuições e os estudos acerca de fenómenos que impactam a vida de pessoas em diferentes países, a partir de guerras, conflitos e mudanças climáticas resultando em deslocamentos e migrações.
Os temas que abordam sobre os Refugiados, sobre o Asilo Político, Guerras e Conflitos em África, Guerra da Rússia e Ucrânia, entre outras, e processos de transição política em diferentes contextos são abordagens importantes para o eixo.
EIXO TEMÁTICO 3: Globalização e diversidade
O eixo temático 3 tem por objectivo dialogar sobre as migrações internacionais e as migrações nacionais com um olhar a partir da globalização e diversidade. Importa dizer, que nós entendemos, que todo processo migratório é permeado por factores económicos, culturais, educacionais, sociais, de saúde, segurança e políticos.
Na discussão no eixo temático 3 são bem-vindos os temas relacionados com as migrações em contextos amplos, com enfoque nos estudos sobre a globalização, diversidade, multiculturalidade e relações interculturais a partir de diferentes bases teóricas.
EIXO TEMÁTICO 4: História, memória e migrações
O eixo temático 4 tem por objectivo proporcionar a discussão sobre os contextos históricos, as contribuições da memória dos diferentes povos para a manutenção e transformação das culturas e identidades, entendendo que tais diálogos permitem um olhar acerca das trajectórias e dinâmicas migratórias do ontem e do hoje.
Recebemos, neste eixo trabalhos, pesquisas e abordagens concernente os conceitos migratórios e sua evolução, a história das migrações, políticas migratórias em diferentes países, colonização e processos de colonização nos PALOP e outros contextos.