Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior


No ano de 2016 teve início a parceria entre docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)  e da Universidad Nacional de Misiones (UnaM)  a partir do projeto “Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência. O projeto foi contemplado pelo edital Nº 02/2014, Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento pela CAPES/SECADI, que teve o financiamento concedido com a finalidade de contribuir para a formação de pesquisadores(as).

O projeto foi desenvolvido entre docentes e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Erechim/RS (Brasil), Universidad Nacional de Misiones - UNaM (Argentina) e UNIOESTE (Brasil). Nesse projeto, bolsas de doutorado-sanduíche e de graduação-sanduíche foram viabilizadas para a missão de estudo e  de pesquisa na UNaM (Posadas/Argentina).

No decorrer das atividades, docentes do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa foram convidadas a serem parceiras nos processos de investigação, a partir do ano de 2018.

O término do projeto financiado pela SECADI/CAPES ocorreu em 31 de dezembro de 2019. Assim, formou-se uma rede de pesquisadores(as) que permanecem ainda hoje com reuniões de estudo, com pesquisas, palestras, organização de Seminários Internacionais.  No ano de 2022, de 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro foi promovido o III Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, com a participação da UFFS, UNIOESTE, UNESPAR , IFPR, UEL da UnaM e IE/Lisboa. O evento na Unespar ocorreu na modalidade híbrida.

O IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino superior já tem data marcada, acontecerá, de 08 a 10 de Novembro de 2023 na Universidade Federal da Fronteira Sul, na cidade de Erechim. O objetivo do evento é discutir sobre o tema Formação de professores e educadores no Brasil, Argentina e Portugal com foco na humanização das relações e na inclusão.