Edição atual

Add Headings and they will appear in your table of contents.

O IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior tem o objetivo discutir sobre o tema Formação de professores e educadores no Brasil, Argentina e Portugal com foco na humanização das relações e na inclusão.

 A formação de professores e educadores constitui-se em processo contínuo e dinâmico, por meio do qual desenvolvem-se a dimensão pessoal e profissional. O desenvolvimento profissional docente e do educador dá-se pela formação inicial e continuada, a partir de conhecimentos teórico-práticos, de aprendizagens didático-pedagógicas e de vivências e experiências no lócus da profissão (escola/universidade). Assim, as experiências e os saberes durante a formação inicial e ao longo da carreira profissional requerem a prática autoformativa, a qual possibilita a autorreflexão e a reflexão dos processos constitutivos do ser professor e ser educador, o pessoal e o profissional.

Este seminário surgiu da necessidade de socializar as pesquisas de professores(as) pesquisadores(as) de diferentes Universidades do Brasil: a Universidade Estadual do Paraná (Unespar); a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e Universidad Nacional de Misiones. 

Por ser um evento itinerante, sua primeira edição foi realizada na cidade de Erechim na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a segunda, em Cascavel na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, a terceira na cidade de Campo Mourão na Univerisdade Estadual do Paraná(UNESPAR).

Esta quarta edição do evento volta para UFFS - (Erechim/RS), de forma híbrida, com palestras transmitidas pelo Youtube e mesas redondas acontecendo de forma presencial e de forma remota via Google Meet. Almeja-se como público-alvo, docentes, graduandos(as), pós-graduandos(as) da instituição e de outras instituições, bem como estudantes e professores(as) da Educação Básica e comunidade externa interessada. Espera-se que o evento promova a socialização das pesquisas realizadas e a ampliação do debate acerca das Políticas Nacionais e Internacionais de Inclusão no Ensino Superior, e ainda, contribuir com a humanização das relações humanas e das práticas pedagógicas e formativas nos diferentes contextos da sociedade, de modo especial na formação de professores e educadores.