Nesta atividade o responsável pela atividade vai vendar a criança e colocar objetos diferenciados nas mãos dela. A criança deve tentar adivinhar qual objeto ela está tocando apenas através do tato.
Objetivos : Demonstrar que a pele (tato) tem pequenas células (neurônios) que levam a informação através da medula e depois para o cérebro onde são reconhecidas pela nossa memória.
Quem? Atividade em grupo, dupla ou com um adulto.
Materiais necessários : Uma venda e objetos disponíveis em casa ou na sala de aula (sugestões: livro, borracha, papel, cadeira, objetos da geladeira, e até o rosto dos pais em casa - onde está o nariz, a boca, os olhos e os ouvidos).
Instruções para professores e pais/responsáveis : O ideal é que as crianças façam em dupla, caso estejam em sala de aula. Neste caso a professora pode escolher de antemão os objetos e deixar disponíveis para a dupla. Um dos integrantes será vendado e o outro vai colocar o objeto nas mãos do colega, caso a criança seja capaz ela pode guiar as mão do coleguinha pelo objeto e auxiliar ele na identificação. Caso o pai esteja conduzindo a atividade, será mais fácil pois ele terá mais habilidade de auxiliar a criança na brincadeira.
Hora de brincar! Vamos colocar em prática o que aprendemos sobre como funciona a medula? Ela é uma ponte importante que manda a informação que sentimos para o cérebro, como por exemplo, quando tocamos em algo. Será que só pegando o objeto, a pele passa informações suficientes para o cérebro identificar o objeto? Vamos brincar de “Que objeto é esse?”. Vocês vão se juntar com um coleguinha, ou pode fazer com papai e/ou mamãe caso esteja em casa. O adulto responsável vai separar alguns objetos sem você ver e vendar seus olhos. O colega ou responsável vai te entregar objetos e você deve adivinhar que é o objeto que está tocando sem ver!
Dicas! Será que o olfato e a audição podem ajudar na missão de adivinhar objetos secretos?