Minicursos


22 E 23 DE MAIO - MANHà

(08h30min - 11h30min)

MC-01 A LITERATURA DO ANTROPOCENO: A FICÇÃO CLIMÁTICA EM PERSPECTIVA 


Proponente(s): Estêvão Renovato Silva de Lima (PPGLE/UFCG), João Vítor de Lima (PPGLE/UFCG) e Suênio Stevenson Tomaz da Silva (PPGLE/UFCG).


Ementa: O objetivo principal deste minicurso consiste em apresentar os principais conceitos no âmbito da Ecocrítica que, de modo objetivo, trata da relação entre literatura e meio ambiente. Além da discussão teórica, pretendemos apresentar excertos de textos literários para engajar numa reflexão ecocrítica, sobretudo com ênfase nas características recorrentes do gênero cli-fi (climate change fiction), ou ficção climática, como é mais conhecido em língua portuguesa. Para Antonia Menhert (2016) tal gênero evoca ideias quanto às ramificações éticas e sociais desta crise ambiental sem precedentes, reflete as nossas condições políticas atuais que impedem ações em face das mudanças climáticas, explora como o risco se materializa e afeta a sociedade e, finalmente, exerce um papel ativo na formação de nossa concepção acerca da mudança do clima. A ficção climática serve, portanto, como uma empreitada político-cultural e uma alternativa inovadora de comunicação sobre as mudanças climáticas. 


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-02 A POESIA DE MULHERES COMO PRÁTICA DA LIBERDADE 


Proponente(s): Tássia Tavares de Oliveira (PPGLE/UFCG), Maria Iviny Araujo Silva (PPGLE/UFCG) e Willian Paula da Silva (PPGLE/UFCG).


Ementa: Os estudos literários feministas trazem uma série de mudanças para o panorama da crítica, incluindo problematizações acerca do cânone e suas opressões em relação às mulheres e às diversidades sexuais. Desde os anos oitenta no Brasil se destacam as pesquisas em Letras que se voltam para o tema da relação entre mulher e literatura, seja no estudo das representações de mulheres na literatura canônica, no resgate de autoras silenciadas pela tradição patriarcal, ou no estudo de vozes femininas da literatura contemporânea. O objetivo geral desse minicurso é, a partir de uma perspectiva crítica feminista, estudar poemas brasileiros escritos por mulheres, defendendo a poesia na sala de aula como uma prática da liberdade (Hooks, 2017).


Vagas: 20


Inscreva-se: VAGAS ESGOTADAS!

MC-03 A REDAÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: SUGESTÕES PRÁTICAS  


Proponente(s): Idelso Espinosa Taset (UAL-UFCG).


Ementa: O minicurso tem por objetivo oferecer sugestões sobre a redação do relatório de pesquisa, seja na forma de TCC, dissertação, tese doutoral ou artigo científico, seguindo o embasamento teórico de Brown (1988), Seliger e Shohamy (1989), Larsen-Freeman e Long, (1991) e Nunan (1992), bem como a experiência decorrente da observação das dificuldades dos alunos na hora de produzir este gênero discursivo. 


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-04 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM LETRAS FRANCÊS: FERRAMENTAS PARA VIVENCIÁ-LO SEMESTRE POR SEMESTRE   


Proponente(s): Rossana Souto Lima Koffmann (PROLING-UFPB).


Ementa: O estágio supervisionado, disciplina obrigatória para se obter o diploma de licenciatura em Letras, como rege a LDB – Lei de diretrizes e bases da educação nacional n° 9394/96, é o momento de entrar em sala de aula assumindo uma postura de professor. Para tal, faz-se necessário “[...] refletir sobre a sala de aula como o lugar do encontro entre professores e alunos com suas histórias de vida, das possibilidades de ensino-aprendizagem, da construção do conhecimento compartilhado” (PIMENTA; LIMA, 2021). Tal reflexão precisa ser feita ao longo do curso, e não somente, no momento do estágio. Sendo assim, o objetivo desse minicurso é de, a partir do ingresso no curso de Letras, repensar maneiras de associação entre prática e teoria a fim de ressignificar o estágio supervisionado como prática docente reflexiva e coletiva de forma a contribuir ao desenvolvimento das competências profissionais necessárias ao ensino e à construção da identidade como professor.  


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-05 GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO: CONCEPÇÕES, TIPOLOGIAS E CARACTERÍSTICAS   


Proponente(s): Roberto Barbosa Costa Filho (UPE).


Ementa: O presente minicurso tem por objetivos: a) discutir o que é e como se produz artigo acadêmico na área de Letras, considerando as condições de produção e de circulação de textos pertencentes a esse gênero; e b) analisar características retóricas, linguísticas, normativas e ideológicas inerentes a textos pertencentes ao gênero artigo acadêmico. Para tanto, adota uma perspectiva de inter-relação entre três abordagens de ensino de escrita acadêmica: habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014). Espera-se, com isso, contribuir para a compreensão do gênero em tela, tendo em vista a sua importância no contexto de Ensino Superior.  


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-06 GRAMÁTICA TRADICIONAL: DA NOMEAÇÃO AO FUNCIONAMENTO  


Proponente(s): João Vitor Bezerra Laurentino (PPGLE/UFCG) e Williany Miranda da Silva (PPGLE/UFCG).


Ementa: Que conhecimentos sobre gramática normativa são necessários e suficientes para o ensino de língua portuguesa na educação básica? O conhecimento sobre língua materna é garantia de que serei bom(a) professor(a)? Será que aplicativos como o ChatGPT podem servir de atalho para preencher essa lacuna? Questionamentos como esses circundam o universo do graduando e servem como premissa para situar o curso que desejamos oferecer para alunos que estão cursando Letras. Nosso objetivo é situar a necessidade de conhecer a nomenclatura da gramática normativa; revisar algumas classes gramaticais e verificar o funcionamento de, pelo menos, duas delas: o verbo e a conjunção. Apoiando-nos em autores como Mendonça (2006); Cunha e Cintra (2016) e Laurentino e Silva (2021), dentre outros, conduziremos o curso com reflexões e atividades práticas tendo em vista uma melhor conscientização entre nomear, usar e fazer funcionar o conhecimento sobre a língua na perspectiva da gramática tradicional.  


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-07 METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LÍNGUA(GENS)   


Proponente(s): Laura Dourado Loula Régis (PPGLE/UFCG) e Jeani Silva das Mercês (PPGLE/UFCG).


Ementa: A urgente necessidade de ampliação e avaliação das competências e habilidades de língua(gens) constitui-se, hoje, um desafio para o professor em formação inicial ou em atuação profissional, sedento por instruções procedimentais, por um “modo de fazer” metodológico e avaliativo. Neste minicurso, serão implementadas algumas metodologias ativas com o objetivo de criar/ampliar o repertório metodológico do professor em formação inicial ou em atuação profissional. A proposta das metodologias ativas reflete, de algum modo, as contribuições das abordagens teóricas da aprendizagem (DEWEY, 1950; FREIRE, 1996; AUSUBEL et al. 1980; ROGERS, 1973, PIAGET, 2006; VYGOTSKY, 1998; WALLON, 1995), recuperadas, direta ou indiretamente, na literatura que constitui a nossa base teórica (BERGMANN e SAMS, 2012, 2018; BACICH e MORAN, 2018; FILATRO e CAVALCANTI, 2018).


Vagas: 20


Inscreva-se: VAGAS ESGOTADAS

MC-08 O CONCEITO DE SUJEITO EM ANÁLISE DE DISCURSO    


Proponente(s): Aloísio de Medeiros Dantas (UAL/UFCG) e Diana Barbosa de Freitas (SEE/PB).


Ementa: O minicurso apresentará, em dois encontros, os conceitos de sujeito discursivo - sua interpelação de indivíduo para político e sua constituição histórico-política; tomadas de posição discursiva do sujeito, em termos de identificação, contraidentificação e desidentificação; e a resistência do sujeito, pela qual se mostrará como a interpelação do sujeito passou de política à individuação administrativa. Como "corpus" de análise os professores proponentes trabalharão metodológica e analiticamente com depoimentos/opiniões de professores sobre o novo ensino médio, publicados na mídia digital. 


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-09 SOCIOLINGUÍSTICA DA LÍNGUA DE SINAIS     


Proponente(s): Ewerton Carlos Matos Marques (UAL/UFCG) e Juliana Fernandes Montalvão Mateus (UAL/UFCG).


Ementa: O minicurso apresentará, em dois encontros, os conceitos de sujeito discursivo - sua interpelação de indivíduo para político e sua constituição histórico-política; tomadas de posição discursiva do sujeito, em termos de identificação, contraidentificação e desidentificação; e a resistência do sujeito, pela qual se mostrará como a interpelação do sujeito passou de política à individuação administrativa. Como "corpus" de análise os professores proponentes trabalharão metodológica e analiticamente com depoimentos/opiniões de professores sobre o novo ensino médio, publicados na mídia digital. 


Vagas: 20


Inscreva-se:  PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-10 TÓPICOS DE LITERATURA PARAIBANA: A POESIA E A CRÔNICA    


Proponente(s): José Mário da Silva Branco (UAL/UFCG) e José Weslley Barbosa de Lima (PPGLE/UFCG).


Ementa: A literatura produzida no Estado da Paraíba é extremamente rica nos mais variados gêneros, sendo de fundamental importância que haja mecanismos que a tornem conhecida pelo maior número possível de alunos. O minicurso "Tópicos de literatura paraibana: a poesia e a crônica" tem como finalidade principal apresentar alguns nomes significativos da produção literária paraibana, nos campos da poesia e da crônica, tendo como metodologia central a leitura e a discussão de textos selecionados, apoiados por recortes teóricos que se fizerem necessários, entre os quais destacam-se as obras de Lelis (1952), Cândido (1983), Barbosa Filho (1985) e Costa e Macedo (2020). 


Vagas: 20


Inscreva-se: VAGAS ESGOTADAS!

MC-17 LEITURA E ANÁLISE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Proponente(s): Márcia Tavares (PPGLE/UFCG)


Ementa: Ramos (2015) caracteriza as histórias em quadrinhos como um hipergênero estabelecido por uma linguagem composta por outros gêneros com características autônomas como as tiras cômicas, as charges, por exemplo, e não por apenas um gênero único, reservando para cada realização as suas marcas estéticas e estilísticas de diferenciação. O minicurso abordará uma breve explanação sobre o percurso histórico das histórias em quadrinhos; a delimitação das nomenclaturas da linguagem quadrinística; leituras e análises de quadrinhos de vários estilos; atualização de temáticas dos quadrinhos e sua realização; estudo de novelas gráficas e suas especificidades, exercícios de leitura de quadrinhos brasileiros, e estudos dos recursos imagéticos da nona arte. Assim, a proposta está fundamentada nos pressupostos do estudo bibliográfico com base no arcabouço teórico de Vergueiro e Santos (2015); Barbieri (2017) sobre histórias em quadrinhos, Eisner (2005) e Garcia (2012) sobre novela gráfica. Nossa abordagem parte de Ramos (2020) que define a necessidade de tratar a narrativa sequencial do ponto de vista linguístico textual, investigando a presença de diferentes signos (verbais e visuais) para produção de sentido.


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

22 E 23 DE MAIO - NOITE 

(18h30min - 21h30min)

MC-11 A POESIA DE MULHERES COMO PRÁTICA DA LIBERDADE 


Proponente(s): Tássia Tavares de Oliveira (PPGLE/UFCG), Maria Iviny Araujo Silva (PPGLE/UFCG) e Willian Paula da Silva (PPGLE/UFCG).


Ementa: Os estudos literários feministas trazem uma série de mudanças para o panorama da crítica, incluindo problematizações acerca do cânone e suas opressões em relação às mulheres e às diversidades sexuais. Desde os anos oitenta no Brasil se destacam as pesquisas em Letras que se voltam para o tema da relação entre mulher e literatura, seja no estudo das representações de mulheres na literatura canônica, no resgate de autoras silenciadas pela tradição patriarcal, ou no estudo de vozes femininas da literatura contemporânea. O objetivo geral desse minicurso é, a partir de uma perspectiva crítica feminista, estudar poemas brasileiros escritos por mulheres, defendendo a poesia na sala de aula como uma prática da liberdade (Hooks, 2017).


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-12 A REDAÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: SUGESTÕES PRÁTICAS  


Proponente(s): Idelso Espinosa Taset (UAL-UFCG).


Ementa: O minicurso tem por objetivo oferecer sugestões sobre a redação do relatório de pesquisa, seja na forma de TCC, dissertação, tese doutoral ou artigo científico, seguindo o embasamento teórico de Brown (1988), Seliger e Shohamy (1989), Larsen-Freeman e Long, (1991) e Nunan (1992), bem como a experiência decorrente da observação das dificuldades dos alunos na hora de produzir este gênero discursivo. 


Vagas: 20


Inscreva-se: VAGAS ESGOTADAS! 

MC-13 GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO: CONCEPÇÕES, TIPOLOGIAS E CARACTERÍSTICAS   


Proponente(s): Roberto Barbosa Costa Filho (UPE).


Ementa: O presente minicurso tem por objetivos: a) discutir o que é e como se produz artigo acadêmico na área de Letras, considerando as condições de produção e de circulação de textos pertencentes a esse gênero; e b) analisar características retóricas, linguísticas, normativas e ideológicas inerentes a textos pertencentes ao gênero artigo acadêmico. Para tanto, adota uma perspectiva de inter-relação entre três abordagens de ensino de escrita acadêmica: habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014). Espera-se, com isso, contribuir para a compreensão do gênero em tela, tendo em vista a sua importância no contexto de Ensino Superior.  


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-14 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E PROPOSITURAS METODOLÓGICAS DE ENSINO    


Proponente(s): Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega (PPGLE/UFCG).


Ementa: A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o Ensino da História e da Cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica completa 21 anos. Se por um lado, já se pode registrar alguns avanços de sua aplicabilidade no âmbito da educação brasileira (em todos os níveis de ensino), por outro, desafios provocativos ainda se manifestam no processo inicial de formação docente. Dentre as literaturas de língua portuguesa estudadas nos Cursos de Letras, as de autorias africanas, são vistas panoramicamente, dificultando, por vezes, o estudante pensar e elaborar propostas de ensino que tenham essas literaturas como objeto de estudo em curto prazo (durante a realização do Estágio Supervisionado) e a longo prazo (quando egresso do Curso). Isto posto, o presente minicurso objetiva ler e indicar obras dessas literaturas, discutir e propor algumas formas de abordá-las no contexto de sala de aula da Educação Básica.  


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-15 METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LÍNGUA(GENS)   


Proponente(s): Laura Dourado Loula Régis (PPGLE/UFCG) e Jeani Silva das Mercês (PPGLE/UFCG).


Ementa: A urgente necessidade de ampliação e avaliação das competências e habilidades de língua(gens) constitui-se, hoje, um desafio para o professor em formação inicial ou em atuação profissional, sedento por instruções procedimentais, por um “modo de fazer” metodológico e avaliativo. Neste minicurso, serão implementadas algumas metodologias ativas com o objetivo de criar/ampliar o repertório metodológico do professor em formação inicial ou em atuação profissional. A proposta das metodologias ativas reflete, de algum modo, as contribuições das abordagens teóricas da aprendizagem (DEWEY, 1950; FREIRE, 1996; AUSUBEL et al. 1980; ROGERS, 1973, PIAGET, 2006; VYGOTSKY, 1998; WALLON, 1995), recuperadas, direta ou indiretamente, na literatura que constitui a nossa base teórica (BERGMANN e SAMS, 2012, 2018; BACICH e MORAN, 2018; FILATRO e CAVALCANTI, 2018).


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!

MC-16 TÓPICOS DE LITERATURA PARAIBANA: A POESIA E A CRÔNICA    


Proponente(s): José Mário da Silva Branco (UAL/UFCG) e José Weslley Barbosa de Lima (PPGLE/UFCG).


Ementa: A literatura produzida no Estado da Paraíba é extremamente rica nos mais variados gêneros, sendo de fundamental importância que haja mecanismos que a tornem conhecida pelo maior número possível de alunos. O minicurso "Tópicos de literatura paraibana: a poesia e a crônica" tem como finalidade principal apresentar alguns nomes significativos da produção literária paraibana, nos campos da poesia e da crônica, tendo como metodologia central a leitura e a discussão de textos selecionados, apoiados por recortes teóricos que se fizerem necessários, entre os quais destacam-se as obras de Lelis (1952), Cândido (1983), Barbosa Filho (1985) e Costa e Macedo (2020). 


Vagas: 20


Inscreva-se: PERÍODO DE INSCRIÇÕES ENCERRADO!