PARTICIPANTES
General Piu
Mãe Bia
Prof. Me. Leonardo Ceccacci
Mestre Aranha
General Piu Mestre Admilson Honorato é general do Terno de Congada Penacho, o mais antigo da cidade de Uberaba, com mais de 130 anos de história. Atua como responsável pela participação do Penacho nas celebrações do Cortejo do 13 de Maio, em Uberaba/MG, há mais de 50 anos.
Mãe Bia Mestra Iya Bia Ty Osumare é uma mãe de Santo de Candomblé que vive na cidade de Uberaba-MG há 33 anos, onde fundou a primeira casa de Candomblé da nação Efon, o terreiro Aáfin Osumare. Ela também desenvolve diversos projetos sociais e educativos voltados para a comunidade.
Leonardo Ceccacci é Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com especializações em Gestão e Orientação Escolar (Prominas) e em Gestão Ambiental (IFTM). Atua como professor de Ciências na Educação Básica, integrando a Rede Municipal de Ensino, onde busca promover uma educação crítica, sensível às questões ambientais, sociais e culturais. Em 2018, foi iniciado a Èsù no Àáfin Osumare, sob a condução de Ya Bia D’Osumare, caminho que fortaleceu ainda mais sua relação com os saberes ancestrais de matriz africana e sua atuação comprometida com o respeito à diversidade religiosa e à espiritualidade afro-brasileira. Sua trajetória é marcada pela dedicação ao ensino, pela busca constante por conhecimento e pela valorização das culturas tradicionais como forma de resistência e transformação social.
Mestre Aranha é um mestre de capoeira de Uberaba. Começou a praticar capoeira em 1977 e em 2000 recebeu o título de Mestre de Capoeira. Atua junto a diversos projetos educativos e sociais, além de exercer a profissão de artesão de instrumentos musicais da capoeira.
O que o negacionismo científico diz sobre a nossa sociedade?
PARTICIPANTES
Prof. Dr. Jonas Bach
Prof.ª Dra. Patrícia Andressa de Almeida Buranello
Jonas Bach é Pós-Doutor pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), no Programa Pesquisador Colaborador, com projeto sobre fenomenologia da performance musical. Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuante na área de Filosofia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Pós-Doutor pela Unicamp com o projeto sobre Fenomenologia de Goethe e Educação, com bolsa PNDP/Capes. Foi Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, onde lecionou Antropologia Filosófica e Educação, Tópicos Especiais em Filosofia da Educação. Doutor em Educação na UFPR, com bolsa sanduíche do programa Capes/DAAD com estágio na Alanus Hochschule (Alemanha). O campo de pesquisa principal aborda a fenomenologia, a arte e o aprendizado. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social (jornalismo).
Patrícia Andressa de Almeida Buranello possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São José do Rio Preto, e doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. É docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2012.