General Piu
Mestre do Terno de Congada Penacho, o mais antigo da cidade de Uberaba, com mais de 130 anos de história. Atua como responsável pela participação do Penacho nas celebrações do Cortejo do 13 de Maio, em Uberaba/MG, há mais de 50 anos.
Mestre Aranha
Um mestre de Capoeira de Uberaba. Começou a praticar capoeira em 1977 e em 2000 recebeu o título de Mestre de Capoeira. Atua junto a diversos projetos educativos e sociais, além de exercer a profissão de artesão de instrumentos musicais da capoeira.
Mãe Bia
Mãe de Santo de Candomblé que vive na cidade de Uberaba-MG há 26 anos, onde fundou a primeira casa de Candomblé da nação Efon, o terreiro Àáfin Osumare. Ela também desenvolve diversos projetos sociais e educativos voltados para a comunidade.
Leonardo Ceccacci Lages
Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com especializações em Gestão e Orientação Escolar (Prominas) e em Gestão Ambiental (IFTM).
Atua como professor de Ciências na Educação Básica, integrando a Rede Municipal de Ensino, onde busca promover uma educação crítica, sensível às questões ambientais, sociais e culturais.
Em 2018, foi iniciado a Èsù no Àáfin Osumare, sob a condução de Ya Bia D’Osumare, caminho que fortaleceu ainda mais sua relação com os saberes ancestrais de matriz africana e sua atuação comprometida com o respeito à diversidade religiosa e à espiritualidade afro-brasileira.
Sua trajetória é marcada pela dedicação ao ensino, pela busca constante por conhecimento e pela valorização das culturas tradicionais como forma de resistência e transformação social.
Adriana A. Castro
Doutora em Ciências da Humanidade pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), com estudos complementares em Educação e Sustentabilidade na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Especialista em Gestão Socioambiental (IPOG), Ética e Valores (USP), além de pedagoga com pós-graduação em Gestão Escolar (UEG).
Atua há mais de 15 anos em projetos de responsabilidade social, educação e sustentabilidade, com experiência como gestora, formadora e consultora em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Desenvolve pesquisas e práticas voltadas à educação integral, à formação de professores e ao desenvolvimento de lideranças, com foco na promoção da consciência socioambiental e da cidadania crítica.
Luís Gustavo da Conceição Galego
Licenciado em Ciências Biológicas (2000) e Letras (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Licenciado em Pedagogia (2015), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Especialista em "Educação e Tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação" (2020) pela UFSCar. Mestre (2003) e Doutor (2007) em Biociências (Genética) pela UNESP; Pós-doutorado (2018-2019) em Biociências, pela UNESP; Professor Associado III da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde é responsável pelas disciplinas relacionadas à Biologia Evolutiva e a Didática; Atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Genética ecológica e evolutiva de bioinvasores e Cinema e Educação, com enfoque no Ensino de Ciências e Biologia e Educação para a Sexualidade; Líder do Grupo de Pesquisa "Recursos Didáticos para o Ensino de Biologia Estrutural, Funcional e Evolutiva (ReDiBEFE)", cadastrado no CNPq.
Bruno Nunes
-
Fernanda Carolina Camargo
Epidemiologista Clínica do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HC-UFTM. Pós-doutora em inovação tecnológica pela UFTM e docente do Mestrado Profissional em Administração Pública da UFTM.
Atua como gerente de projeto do pilar da Pesquisa do Plano Diretor Estratégico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Jordana Moreira de Almeida
Chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HC-UFTM, membro do Plano Diretor Estratégico Pilar Pesquisa do HC UFTM.
Luciano Henrique de Paiva
Biólogo, especialista em Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental. Responsável Técnico pela gestão de resíduos e qualidade dá água no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Atua também como gerente de projetos do pilar ESG (Ambiental, Social e Governança) do Plano Diretor Estratégico (PDE) do HCUFTM, membro do corpo técnico do Núcleo de Apoio Operacional de Hotelaria Hospitalar da Rede Brasileira de Serviço Hospitalares Ebserh (NAOH), que atua em 45 hospitais públicos federais.
Carina Mara De Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado (2010) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Parasitologia da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado com período sanduíche no Zoological Museum, agora Natural History Museum, University of Copenhagen (2012).
Desenvolve pesquisas em Ecologia de Vetores, Desenvolvimento de Insetos e Análises Moleculares, incluindo estudos de Taxonomia e Sistemática, especialmente de Diptera: Oestroidea, com ênfase em Sarcophagidae e Calliphoridae e temas ambientais voltados para a conservação e manejo de solo e água. Atualmente, é docente substituta da área de Zoologia de Invertebrados na UFTM, docente substituta no Colégio Tiradentes da PMMG, disciplina de Biologia para o ensino médio e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. UNICAMP.
Lívia Letícia Zanier Gomes
Professora efetiva em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Diretora de Extensão e Cultura da Pró-reitoria de Extensão do IFTM. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).
Natália Fonte Boa Romualdo
Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/FCLAr/Capes) e Professora Substituta de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico. Realizou, em Portugal, na Universidade do Minho, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), capacitação fomentada pela Capes-PrInt durante o seu mestrado. Especialista em Tecnologias para Aprendizagem Ativa (IMES) e em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS). Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Andrea Ruzzi Pereira
Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutora em Ciências Médicas, Programa Saúde Coletiva, pela FMRP-USP, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Mental, pela UNICAMP, especialista em Docência na Saúde pela UFRGS, e realizou estágio Pós-doutoral em Psicologia, pela FFCL-USP (2020). Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, professora do Programa de Pós-Graduação em Ocupação e Cotidiano - PPGOC, no qual orienta mestrado. Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; intervenção junto à pessoas que fazem uso problemático e prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas; sexualidade de pessoas vulneráveis; e uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na saúde mental. É líder do Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD/UFTM).
Wagner Rodrigues da Silva
Formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (2009/UFU). Professor no Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), Instituto: ICENE, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Responsável por disciplinas como: Ecologia e Sustentabilidade, Educação Ambiental, Biodiversidade. Atuo e oriento estudos na interface entre Ecologia, Educação e Evolução do Ser e Espiritualidade.
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFU. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (1997); Graduada em Licenciatura em Ciências 1 Grau (1986) e em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Biologia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987). Possui experiência na área de ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: gênero, corpo, sexualidade e educação. Desenvolve pesquisas com temas que envolvem, livros didáticos, corpo, gênero, sexualidade e Educação em Ciências. Foi coordenadora do PPGED/FACED/UFU no biênio 2017-2019; vice-coordenadora do GT 23 - Gênero e Sexualidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação nos biênios 2015-2017 e 2017-2019.
Marcelo Rodrigues
Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Botânica, Doutor em Agronomia / Fisiologia Vegetal, e Pós-Doutorado em Ecofisiologia Vegetal. Professor da UFTM, lotado no ICENE. É também Pesquisador, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação em Ecofisiologia (GPIEco), Supervisor do Laboratório de Biologia Vegetal e Ecologia (LBVEco), membro colaborador do PPGCTA/UFTM. Desenvolve pesquisas científicas na temática estrutura e funcionalidade de plantas.
Beatriz Gabiatti Lopes
Bióloga formada pela UFTM no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM.
Trabalha com pesquisa dos efeitos de fitoterápicos na reprodução e infertilidade masculina numa visão principalmente morfológica e histológica. Faz parte do LIC (Laboratório de Interações Celulares) da UFTM.
Ana Clara Melo de Andrade Rodrigues
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Jonas Bach
Pós-Doutor pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), no Programa Pesquisador Colaborador, com projeto sobre fenomenologia da performance musical. Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuante na área de Filosofia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Pós-Doutor pela Unicamp com o projeto sobre Fenomenologia de Goethe e Educação, com bolsa PNDP/Capes. Foi Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, onde lecionou Antropologia Filosófica e Educação, Tópicos Especiais em Filosofia da Educação. Doutor em Educação na UFPR, com bolsa sanduíche do programa Capes/DAAD com estágio na Alanus Hochschule (Alemanha). O campo de pesquisa principal aborda a fenomenologia, a arte e o aprendizado. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social (jornalismo).
Patrícia Buranello
Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São José do Rio Preto, e doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. É docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2012.
Gláucia Siervo
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Patologia Experimental (Capes 7) pela mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunta da disciplina de Patologia Geral, lotada no Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É professora orientadora dos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), ambos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Lidera o grupo de pesquisa em Alterações Reprodutivas e do Desenvolvimento (ReproDevo). É também membro da Associação das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e das Doenças (DOHaD Brasil), membro do INCT DOHaD e filiada à Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox). Atua ainda como Editora Associada do periódico Molecular Reproduction and Development (Wiley Periodicals, LLC). Tem experiência em morfofisiologia de testículo e epidídimo, patologia do sistema genital masculino e toxicologia, atuando especificamente sobre os temas: desenvolvimento do sistema genital masculino, toxicologia reprodutiva, alterações espermáticas e de fertilidade, estresse oxidativo e DOHaD.
Júlia Ferreira
Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo PPGCTA da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFTM Campus Uberaba (2022). Possui experiência como instrutora de língua inglesa e atuação em projetos de gamificação, ensino remoto, divulgação científica e preservação ambiental, com foco na sustentabilidade e na inovação em práticas educativa
Possui graduação em Licenciatura plena e em Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2004/2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM onde é responsável pelas disciplinas de Anatomia Comparada e de Embriologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (ICENE/DCB).
Professor da Universidade Federal do Norte de Tocantins no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT). Doutor em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM-UFAC). Licenciado em Biologia (UDFJC-Colômbia).