Adquira o livro/e-book
O desenvolvimento dos estudos linguísticos no Brasil, e de modo particular dos estudos sociolinguísticos, permitiu que, a partir dos anos 80, tivesse início um processo de reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola. Esse processo influenciou a elaboração de documentos oficiais e norteou a produção de livros didáticos, como também favoreceu a construção de propostas metodológicas para o ensino de língua materna, o que, sem dúvida, foi uma grande conquista. Apesar dos avanços reconhecidos, os resultados obtidos por estudantes brasileiros nas avaliações nacionais e internacionais demonstram que eles não são capazes de interpretar ou até mesmo refletir sobre o conteúdo e/ou características de um texto. Esses resultados chocam e deixam claro que ainda há problemas no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, pois muitos estudantes apresentam dificuldade em usar a língua com eficiência nas diversas situações de interação. É fundamental, portanto, que pesquisadores e educadores, juntos, reflitam sobre o ensino de língua portuguesa e busquem alternativas didáticas para o trabalho com a variação linguística na sala de aula. Nesse sentido, o II SIMVALE – Simpósio de Variação Linguística e Ensino – Homenagem a Stella Maris Bortoni-Ricardo procurou contribuir com essas discussões, ao reunir pesquisadores e educadores em torno da relação variação e ensino. Este livro busca, pois, divulgar as discussões realizadas no II SIMVALE, ocorrido na Universidade Estadual de Londrina. A obra, portanto, consiste numa coletânea composta de sete capítulos, que trazem os textos apresentados pelos pesquisadores convidados durante o evento, os quais, gentilmente, aceitaram participar desta publicação.
Organizadores:
Joyce Elaine de Almeida possui graduação em Letras Anglo Portuguesas e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Atua na Graduação, na Pós-Graduação Lato Sensu e na Pós Graduação Stricto Sensu. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Educacional.
Fabiane Cristina Altino é graduada em Letras Franco-Português e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007), pós-doutorado na Universidade Paris 13 - França (2011) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina, área de Letras, com ênfase em Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geolinguística, dialetologia, sociolinguística e linguística histórica. Bolsista CAPES/COFECUB para o ano de 2025, com estágio pós doutoral, modalidade visitante, na Universidade Sorbonne Paris Nord - USPN, pelo projeto de pesquisa DICIOBASE: Plataforma Colaborativa Multidicionários Franco-Brasileiros. É membro do Comitê do Projeto do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, coordenadora nacional do Projeto Para a História do Português Brasileiro - PHPB, coordenadora adjunta do projeto Verba Paulista: Atlas Linguístico de São Paulo (ALiESP), membro do Projeto Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira, do Grupo de História da Língua e Formação Urbana - HLinFU, coordenadora do projeto Léxico Histórico do Português Brasileiro - LHISPB e do projeto Línguas em Contato: atitudes dos Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e atuou como Editora Adjunta da Revista Signum: Estudos da Linguagem até abril de 2023, ambos da Universidade Estadual de Londrina. Membro da ABRALIN, ALFAL e GT de Sociolinguística da ANPOLL.
Flávio Brandão-Silva possui doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (2017), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Maringá (1998). É docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência nas áreas de Linguística, Sociolinguística, Sociolinguística Educacional e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística, Sociolinguística Educacional, Crítica Textual, História Social da Língua. Participa do Grupo de Pesquisa História da Língua e Formação Urbana (HLinFU) - UEM - e do Grupo de Pesquisa Variação Linguística e Ensino: normas (Valen). É membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e da Comissão de Sociolinguística da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).
Adquira o e-book
Ao ler este ebook, você, leitor, descobrirá como os 56 poetas visuais aqui apresentados e analisados vislumbram caminhos em diversas linguagens: Literatura, Artes Visuais, Cinema... São artistas multifacetados que recorrem a seus “olhos de lince” (como caracterizamos Tchello d’Barros a partir da análise de sua obra no ebook Tchello d’Barros Olhos de Lince – Poesia Visual em Perspectiva). Isso com o objetivo de explorar as inúmeras possibilidades das linguagens.
Autora:
Renata da Silva de Barcellos é pós-doutora em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira pela UFRJ. Professora da Educação Básica à Superior. É membro de diversos sodalícios. Membro dos grupos de pesquisa GELMA e do Formas e Poética do Contemporâneo - ForPOC (CNPq/ UFMA/ CCEL). Âncora do Programa Pauta Nossa na Mundial News. Fundadora do Barcellartes. Escreve matérias e entrevistas para o Jornal Terra da Gente e para revistas como LiterArte SP e Voo livre.
Pré-lançamento
Em breve disponível na Livraria EDUEL e no site eduel.com.br, nas versões impressa e e-book.
O livro se propõe a ser uma fonte de inspiração e orientação para educadores, o que é uma contribuição valiosa para a formação continuada de professores de língua portuguesa. Com ideias inovadoras para a prática docente e sugestivas formas de intervenção pedagógica, em que a tecnologia comparece aliada ao processo de ensino e aprendizagem, a coletânea é organizada em partes que correspondem aos quatro eixos de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando propostas didáticas que visam a aplicação de teorias contemporâneas no campo dos estudos da linguagem. Professores, educadores e pesquisadores interessados em promover uma educação conectada com o mundo real encontrarão neste livro insights valiosos, exemplos práticos e reflexões inspiradoras sobre como integrar a tecnologia de forma significativa e eficaz ao ensino da língua.
Organizadora:
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz é professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Linguística, licenciada em Letras, mestre em Linguística Aplicada e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde realizou estudos pós-doutorais. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais e Ensino de Língua Portuguesa, Formação do Professor de Língua Portuguesa na educação presencial e online. É coordenadora do curso a distância Especialização em Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional Digital (ELPTED) pela UAB/UEL. Editora-chefe da revista Entretextos. Vice-líder do grupo de pesquisa FELIP - Formação e Ensino em Língua Portuguesa (CNPq).
Adquira o livro
Este livro é sobre descobrir o mundo mágico das palavras e os diferentes jeitos de falar que existem no Brasil. Junte-se a um garoto curioso que aprende, em suas aventuras, que cada pessoa tem seu jeito especial de nomear as coisas. Com ele, você vai rir, se surpreender e entender como essa diversidade torna tudo mais interessante e cheio de vida. Prepare-se para explorar a riqueza da nossa língua e descobrir que as palavras têm o poder de nos conectar de maneiras incríveis!
Autora:
Sílvia Helena de Freitas Ruiz é doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período sanduíche no Instituto Politécnico do Porto - Portugal. Mestre em Letras também pela UEL. É professora da Prefeitura Municipal de Londrina, atuando nas turmas do Ensino Fundamental I. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando nos seguintes temas: alfabetização, escrita e variação linguística. Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura. Coordena um grupo de 26 professores com formações, grupos de estudos e no gerenciamento dos 250 alunos da instituição. Revisora da Revista Entretextos do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem - UEL.