Cláudia Cristina Ferreira
Possui mestrado em Letras (2002) e doutorado em Estudos da Linguagem (2007), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. É professora associada de espanhol no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na UEL desde 2007. É pós-doutora em Estudos da Tradução (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutora em Letras (2024) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena os projetos de pesquisa: a) Representações da mulher em narrativas insólitas contemporâneas: da invisibilidade ao protagonismo; b) Letramentos, fraseologia e aspectos culturais de mãos dadas no processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais e na formação de professores: diálogos e perspectivas teórico-prática.
Célia Dias dos Santos
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Iniciou sua carreira como professora universitária na FACCAR (Faculdade Paranaense). Atualmente é Professora colaboradora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (UEL). Tem interesse pelos seguintes temas: análise de discurso e a linguagem em novos contextos.
Claudia de Faria Barbeta
Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora colaboradora na UEL e integrante dos grupos de pesquisa Multiletramentos (UTFPR) e FELIP (UEL) . Atua em pesquisas sobre ensino de Ciências Humanas, letramento digital, linguagem e tecnologia, com ênfase na aplicação de tecnologias digitais na educação.
Daiany Bonacio
Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Docente do Curso de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL desde de 2015. Área de pesquisa: Análise do Discurso de orientação francesa.
Dircel Aparecida Kailer
Professora dos programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e Mestrado Profissional. Coordenadora do Profletras. Membro do Conselho Deliberativo da ANPOLL (2022 - 2025) e do Conselho Fiscal da AIL (2024-2026). Editora adjunta da revista Boitatá (2022-2025).
Maria Isabel Borges
Doutora em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestra em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Universidade Estadual de Londrina). Atualmente, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), é Professora Associada (regime de dedicação exclusiva) na graduação em Letras Português e na Especialização em Língua Portuguesa. No PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem), ministra as disciplinas de "Gêneros quadrinísticos" e "Pragmática". Coordena o projeto de pesquisa "Histórias em quadrinhos, manifestações e representações do sofrimento: um estudo sobre as personagens em atuação nas novelas gráficas". É líder do grupo de pesquisa (CNPq) "Quadrinhos, Estudos e Perspectivas de Mundo (QUAESPEM)". Orienta trabalhos que coloquem as histórias em quadrinhos como objeto de estudo sob diferentes olhares sobre a linguagem, principalmente estudos ligados ao texto e discurso, pragmática, em interface com temáticas diversas (identidades, sofrimento, feminismo, violências, identidades etc.)
Contato: mariaborges@uel.br
Paula Camila Mesti
Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2007), mestrado em Letras, área de concentração dos Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Foi professora colaboradora no UNEMAT (2011-2012), UNESPAR (2020-2021) e UEL (2021-2024). Desde setembro/2024 atua como professora colaboradora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem como principais interesses os estudos que versam sobre os conceitos e teorias em Análise do Discurso e Produção de Texto.
Suzete Silva
Doutora em Estudos da Linguagem e docente Classe Associado B, no curso de Letras-Português, na UEL – Universidade Estadual de Londrina. Estuda, como pesquisadora, os seguintes temas: provérbios, ditados populares, máximas, textos publicitários, charges, tirinhas, memes. Teoricamente, filia-se na grande área da Linguística/Letras e nas subáreas da Fraseologia, Fraseodidática, Paremiologia e Semântica Argumentativa. Faz parte da Comissão Editorial da Pontes Editores (Campinas).
E-mail: silvas@uel.br
Vanessa Cruz Mantoani
Doutora em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL). Professora colaboradora do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina, atuando em diferentes disciplinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e investiga, sobretudo, temas relacionados ao ensino de língua espanhola, variação linguística e estratégias de aprendizagem.