Projetos

A Secretaria de Educação desenvolve diversos projetos voltados para a qualificação do grupo docente da rede, desenvolvimento de habilidades e competências aos estudantes, acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais, aplicação de conteúdos transversais , entre outros.

Atualmente estão em execução os seguintes projetos:


  • Atitude Cidadã - Projeto que visa fomentar nos estudantes da rede municipal a Educação Empreendedora, a Educação Financeira, a Educação Fiscal e a Educação dos Direitos e Deveres do Consumidor. Estão com inscrições abertas os projetos de Educação Financeira e Educação Fiscal. Acesse o link ao lado para mais informações.


  • Educação, Tecnologia & Inovação - Projeto que tem por objetivo ofertar formação continuada aos professores e estimular a aprendizagem de novos saberes aos estudantes da educação básica. É executado no Centro de Formação que recebeu significativos investimentos no ano de 2019 tendo sido reestruturado e contando atualmente com salas para treinamentos, humanoide, kits de robótica educacional (Arduíno) e de programação (Micro:bit), impressora 3D, projetores multimídia, televisores, computadores, notebooks, mesas digitais (Playtables) e conjuntos pedagógicos infantis.


  • Estuda em Casa Farroupilha - Plataforma on-line para atender estudantes da rede municipal de ensino que estão em casa neste período de pandemia. Na plataforma, são disponibilizadas atividades educativas para alunos do 1° ao 9° ano, Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos..


  • Crescer - Atendimento aos estudantes da rede com dificuldades de aprendizagem e que necessitam de atendimento educacional especializado.


  • Com-Vida - Projeto que visa potencializar as ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.


  • Círculos de Construção da Paz - Projeto que representa uma das metodologias mais difundidas dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Utiliza estrutura de diálogo aplicada à resolução de conflitos. Em execução nas escolas da rede pela equipe de docentes que foram capacitados para aplicação deste método.


Conheça mais sobre cada um projeto acessando os links ao lado.