Voltar                                                                                                                       

O comportamento humano é aprendido e pode, portanto, ser desaprendido ou reaprendido. A terapia comportamental tem como objetivo perceber se determinados padrões de comportamento dificultam a sua vida ou intensificam os seus problemas. 

Numa primeira fase da intervenção, trabalha-se para identificar e reajustar hábitos comportamentais desadaptativos. Encontram-se soluções práticas por forma que cada pessoa adquira um leque de estratégias a que possa recorrer no seu dia-a-dia. Para que o mais rapidamente possível seja capaz de lidar com as suas vidas novamente sem terapia.

Isto não significa que a terapia cognitivo-comportamental ignore completamente a influência dos acontecimentos passados. Mas trata principalmente de identificar e alterar os actuais padrões de comportamento e pensamento angustiantes. Clarificando e compreendendo os seus próprios pensamentos, atitudes e expectativase e reajustando as crenças angustiantes, para pensamentos mais adaptativos sobre si e sobre o mundo que o rodeia.



Muitas vezes não são apenas as

situações da vida em si que nos causam problemas.

mas também a importância que lhes atribuímos e a

forma como pensamos e reagimos

ao que nos acontece.



A Terapia Cognitiva-Comportamental moderna é um termo genérico que engloba intervenções empiricamente validadas e intervenções de primeira linha para as diversas psicopatologias segundo a maioria das guidelines clínicas em saúde (Ex. National Institute for Health and Care Excellence e American Psychological Association). É uma terapia em constante evolução e investigação para validação e melhoramento dos seus constructos e metodologias e está a evoluir para uma perspetiva cada vez mais integrativa.


Esta auxilia-nos a compreender e desafiar pensamentos irracionais ou catastróficos que poderão estar a impedir-nos de alcançar desafios, construir relacionamentos mais satisfatórios com os outros e connosco próprios. Ajuda-nos a pensar e agir com mais clareza.


Bibliografia

David, D., Cristea, I., & Hofmann, S. G. (2018). Why Cognitive Behavioral Therapy Is the Current Gold Standard of Psychotherapy. Frontiers in psychiatry, 9, 4. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2018.00004 

Share

LinkedInFacebook