Curso de Introdução à Biomecânica

:: NEUROMECHTV CURSOS ::

Curso de Introdução à Biomecânica

Existem muitos materiais de ótima qualidade disponíveis para estudo remoto e online. Esses materiais abordam as diversas aplicações da biomecânica para a compreensão das características do movimento humano. São diversas aulas e workshops ao vivo ou gravados após transmissão pela internet falando sobre temos que envolvem conteúdos da biomecânica do esporte, biomecânica clínica, avaliação de atletas e pacientes e métodos de medição do movimento humano. Contudo, muitas vezes os estudantes, principalmente os estudantes de graduação que estão começando a interagir com novas áreas, se deparam com conceitos aplicados de maneira prática sem antes terem tido uma oportunidade de compreender aspectos introdutórios e fundamentais da biomecânica básica. Isto acaba por limitar o aproveitamento nessas oportunidades. Por isso, pensamos em promover um curso que busque preencher essa lacuna e ajudar os estudantes. Neste curso de introdução à biomecânica os principais conceitos fundamentais da biomecânica do movimento humano são apresentados, explicados e discutidos com base em exemplos e aplicações práticas. O curso online não tem condições, e nem a pretensão, de substituir aulas presenciais e atividades práticas de sala de aula e laboratório. Contudo, esperamos que ele possa ser um importante ponto de partida para estudo de temas da biomecânica, e também uma revisão de conteúdos fundamentais para melhor entender as aplicações e possibilidades da biomecânica. Em minhas aulas presenciais, usarei esse curso como ferramenta de ensino, para que nas aulas presenciais possamos avançar mais nas aplicações práticas da biomecânica.

Confira! Compartilhe! E não esquece de nos contar o que achou, comentando nos vídeos do curso na NeuromechTV e preenchendo o formulário de feedback sobre o curso (já fez curso todo? envie seu feedback clicando aqui!).

#1 :: Apresentação do curso

Vamos lá. Você está prestes a começar o curso de Introdução à Biomecânica. Reparem que as aulas nesse curso tem menor duração do que uma aula presencial tradicional. Com aulas de no máximo 30 minutos (variam de 5 a 30 min dependendo do tema) esperamos que o aproveitamento seja melhor, por facilitar a concentração. Assista as vídeo aulas e acesse os materiais complementares para conhecer outros exemplos de aplicações dos conceitos. Lembre, você pode pausar o vídeo, repetir, quantas vezes achar necessário! Acompanhe o curso na sequência recomendada pelo número das aulas, e isso vai ajudar a melhorar o seu aproveitamento. E comente nos vídeos para sabermos o que você está achando!

AULA_1 - Apresentacao do curso.pdf

Material complementar da aula 1

#2 :: Objeto de estudo da biomecânica do movimento humano

Essa é fácil. O principal objeto de estudo da biomecânica do movimento humano, é o movimento humano. Mas de que forma, e com qual objetivo? Confira na aula 2 do nosso curso!

AULA_2 - Qual o objeto de estudo da biomecanica do MH.pdf

Material complementar da aula 2

  • A biomecânica na educação física escolar: adaptação e aplicabilidade, Dagnese, da Rocha, Kunzler, Carpes (download / leitura)

  • Biomecânica e educação física escolar: possibilidades de aproximação, Corrêa & Freire (download / leitura)

  • Understanding human motion: a historic review, Klette, Tee [em inglês] (download / leitura)

  • Biomechanics and Neuroscience: A Failure to Communicate, Enoka [em inglês] (download / leitura)

#3 :: Breve resgate histórico da biomecânica

A biomecânica foi construída ao longo de muitos anos e considerando a interação com muitas áreas. Tem curiosidade sobre isso? Confira na aula 3 do nosso curso alguns pontos de destaque na história da biomecânica e alguns nomes de professoras e professores que destacamos!

AULA_3 - Breve resgate historico da biomecanica.pdf

Material complementar da aula 3

#4 :: O que é Biomecânica?

Existem diferentes conceitos para a biomecânica, e é mesmo difícil de limitar-se a apenas um. Contudo, existe um conceito que permite definir de maneira objetiva a biomecânica do movimento humano. Confira na aula 4 do nosso curso alguns destes conceitos!

AULA_4 - O que é biomecanica - conceitos.pdf

Material complementar da aula 4

#5 :: Importância do uso da terminologia correta na biomecânica

A terminologia é como um idioma. As pessoas que conhecem o idioma, conseguem conversar, quem não fala o idioma, tem dúvidas. Às vezes, até cai em armadilhas. Então, confira a aula 5 do nosso curso as razões para estar atento a terminologia na biomecânica!

AULA_5 - terminologia correta na biomecânica.pdf

Material complementar da aula 5

  • Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva (Amadio & Serrão) (download / leitura)

  • Glossary of Biomechanical Terms, Concepts, and Units, Rodgers & Cavanagh [em inglês] (download / leitura)

  • Introdução à Biomecânica para Análise do Movimento Humano: Descrição e Aplicação dos Métodos de Medição, Amadio, Lobo da Costa, Sacco, Serrão, Araujo, Mochizuki, Duarte (download / leitura)

#6 :: Vetores e operações trigonométricas

A biomecânica emprega muitas variáveis que são grandezas vetoriais, e por isso, entender como algumas operações vetoriais básicas são realizadas é fundamental. A aula 6 do nosso curso tem o objetivo de ajudar você a lembrar alguns conceitos e enxergar de maneira mais clara as aplicações de funções trigonométricas diretas. Confira!

AULA_6 - Vetores e operacoes trigonometricas.pdf

Material complementar da aula 6

#7 :: Torque e momento de força

Talvez o conceito de torque seja um dos mais importantes em biomecânica. Mas entendê-lo tem vários estágios, pois uma coisa é um torque no contexto de alavanca, depois o torque articular, o torque nas condições de equilíbrio, etc. Mas o certo é que temos que começar a entender. A aula 7 tem esse objetivo. Confira!

AULA_7 - Torque e momento de forca.pdf

Material complementar da aula 7

  • Influência do comprimento do pedivela no desempenho de ciclistas, Alencar, Bini, Matias, Diefenthaeler, Carpes (download / leitura)

  • Aplicação de força no pedal em prova de ciclismo 40 km contra-relógio simulada, Carpes, Bini, Nabinger, Diefenthaeler, Mota, Guimarães (download / leitura)

  • Bilateral pedaling asymmetry during a simulated 40-km cycling time-trial, Carpes, Rossato, Faria, Mota [em inglês] (download / leitura)

  • Bilateral assessment of knee muscle relationships in healthy adults, dos Santos, Geremia, Moraes, Lupion, Vaz, Carpes [em inglês] (download / leitura)

  • Estimativa das forças na articulação tíbio-femoral no exercício de extensão dos joelhos em cadeia cinética aberta realizado em máquina de musculação, Bini, Carpes, Toledo, Loss (download / leitura)

  • Exemplo de relatório de torques medidos em dinamômetro isocinético (download / leitura)

#8 :: Diagramas de corpo livre e condições de equilíbrio

Ao passo que os diagramas de corpo livrem começam a aparecer nas nossas aulas, precisamos melhor compreender porque os usamos. Além disso, podemos aproveitar a apresentação dos diagramas de corpo livre (nessa aula apresentados de maneira introdutória) para conhecer as duas condições para o equilíbrio estático, fundamental para muitas análises biomecânicas. Prepara o café e vem conosco na aula 8 do nosso curso!

AULA_8 - Diagramas corpo livre e condicoes equilibrio.pdf

Material complementar da aula 8

#9 :: Centro de gravidade

O conceito de gravidade é muito importante em biomecânica. Seria muito bom o aluno de biomecânica entender o conceito já na primeira aula de biomecânica, mas ele requer conhecimento de outros conceitos prévios. Mas chegou a hora. Na aula 9 do nosso curso, o centro de gravidade é apresentado, as formas de calcular são comentadas e algumas das suas aplicações são listadas. Confira!

AULA_9 - Centro de gravidade.pdf

Material complementar da aula 9

#10 :: Estabilidade e medidas de controle postural

Após começar a entender o conceito de centro de gravidade, já podemos avançar em muitas aplicações práticas da biomecânica. Uma delas é a estabilidade e o controle postural. Na aula 10 do nosso curso, esses temas são abordados.

AULA_10 - Estabilidade e avaliacao do controle postural.pdf

Material complementar da aula 10

  • Implicações do exercício regular sobre o controle postural em idosos, Ceccon & Carpes (download / leitura)

  • Análise biomecânica do equilíbrio do idoso (download / leitura)

  • Leg skin stimulation can be a strategy to improve postural control in the elderly, Lopes, Ueda, Kunzler, Britto, Carpes [em inglês] (download / leitura)

  • Effects of low back pain on postural stability in younger women, Mann, Kleinpaul, Moro, Mota, Carpes [em inglês] (download / leitura)

  • Postural control in strabismic children versus non strabismic age-matched children, Lions, Bui-Quoc, Bucci [em inglês] (download / leitura)

  • Relação entre sensibilidade plantar e controle postural em jovens e idosos, Ueda & Carpes (download / leitura)

#11 :: Cinemática linear: deslocamento, velocidade e aceleração

A cinemática talvez seja o tema dentro de biomecânica com mais estudos. E de fato, as variáveis cinemáticas possuem ampla aplicação e permitem análises complexas do movimento humano. Nós começamos a falar da cinemática considerando os movimentos de translação. Confira então na aula 11 alguns conceitos importantes da cinemática linear.

AULA_11 - Cinematica linear - desloc veloc acel.pdf

Material complementar da aula 11

  • Planilha para construção de gráficos de velocidade (download / leitura)

  • Dados cinemática linear na corrida de 100 m rasos (download / leitura)

  • Dados cinemática linear do mundial de atletismo (download / leitura)

  • Relação entre cinemática e antropometria de nadadores recreacionais e universitários, Franken, Carpes, Diefenthaeler, Castro (download / leitura)

  • Head and Tibial Acceleration as a Function of Stride Frequency and Visual Feedback during Running, Busa, Lim, van Emmerik, Hamill [em inglês] (download / leitura)

  • Kinematics of marathon running tactics, Erdmann & Lipinska [em inglês] (download / leitura)

  • Human movement analysis using stereophotogrammetry - Part 1: theoretical background, Cappozo, Croce, Leardini, Chiari [em inglês] (download / leitura)

  • Human movement analysis using stereophotogrammetry - Part 2: instrumental errors, Chiari, Croce, Leardini, Cappozzo [em inglês] (download / leitura)

  • Human movement analysis using stereophotogrammetry - Part 3: soft tissue artifact assessment and compensation, Leardini, Chiari, Croce, Cappozzo [em inglês] (download / leitura)

#12 :: Cinemática linear: movimento de projéteis

Os projéteis lançados ao ar, incluindo aqui o corpo humano durante fases de vôo, possuem características cinemáticas particulares. Na aula 12 do nosso curso, algumas dessas particularidades são explicadas, incluindo as características que determinam maior altura e distância em um salto. Confere!

AULA_12 - Cinematica linear projeteis.pdf

Material complementar da aula 12

  • Simples demonstração do movimento de projéteis e sala de aula, Taveira, Barreiro, Bagnato (download / leitura)

  • Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento, Silva, Junior & Toloka (download / leitura)

  • Efeito da distância sobre o arremesso no basquetebol desempenhado por crianças, Okazaki, Lamas, Okazaki, Rodacki (download / leitura)

  • Uma análise cinemática do arremesse em suspensão no handebol, Stadtlober, Verlinck, Dorst (download / leitura)

#13 :: Cinemática angular: ângulos e rotações

Assim como na cinemática linear, a cinemática angular provê um amplo espectro de aplicações no estudo biomecânica do movimento humano. Muitas vezes achamos que a quantificação de ângulos e rotações serve apenas para descrever o movimento. Mas isso não é fato. Os parâmetros angulares permitem também entender várias manifestações de movimento e possuem relações com outros conceitos, como estabilidade, quantidade de movimento e relação entre movimento linear e angular. Confira na aula 13!

AULA_13 - Cinematica angular angulos e rotacoes.pdf

Material complementar da aula 13

  • Diferenças na cinemática entre dois tipos de aterrissagens em atletas de voleibol masculino, Leporace, Praxedes, Fonseca, Chagas, Junior, Rodrigues, Pereira, Batista (download / leitura)

  • Kinematics of the transition between walking and running when gradually changing speed, Segers, Lenoir, Aerts, De Clercq [em inglês] (download / leitura)

  • Lower extremity kinematic asymmetry in male and female athletes performing jump-landing tasks, Pappas & Carpes [em inglês] (download / leitura)

  • The Relationship Between Forefoot, Midfoot, and Rearfoot Static Alignment in Pain-Free Individuals, Buchanan & Davis [em inglês] (download / leitura)

  • Lower limb angular velocity during walking at various speeds, Mentiplay, Banky, Clark, Kahn, Williams [em inglês] (download / leitura)

  • The effects of marathon running on three-dimensional knee kinematics during walking and running in recreational runners, Tian, Li, Zheng, Huang, Zhu, Li, Wang, Tsai, Wang [em inglês] (download / leitura)

#14 :: Cinética linear: inércia, força e movimento

As forças são as causas dos movimentos e por isso, entender como elas são geradas e aplicadas no corpo humano é importante. As variáveis cinéticas nos ajudam a melhor compreender essas características. Nesta aula revemos alguns conceitos, como as leis de Newton, e avançamos com aplicações, cada vez mais mostrando que os temas abordados até agora no nosso curso estão interligados. Confere tudo isso na aula 14!

AULA_14 - Cinetica linear inercia forca e movimento.pdf

Material complementar da aula 14

  • Kinematics and kinetics of gait: from lab to clinic, Dicharry, [em inglês] (download / leitura)

  • Relationship between foot placement and mediolateral ground reaction forces during running, Cavanagh [em inglês] (download / leitura)

  • Utilização da plataforma de força para aquisição de dados cinéticos durante a marcha humana, Barela & Duarte (download / leitura)

#15 :: Cinética linear: força de atrito

A força de atrito possui muito importância no movimento humano. Para evitar quedas, para conseguimos nos locomover, para dar estabilidade no esporte. Mas também pode ser um fator de risco para lesões. Na aula 15 do nosso curso, explicamos o conceito da força de atrito e algumas das suas aplicações.

AULA_15 - Cinetica linear atrito.pdf

Material complementar da aula 15

  • Plantar loading in the youth soccer player during common soccer movements and risk for foot injury, Azevedo, Nery, Stefanyshyn, Carpes [em inglês] (download / leitura)

  • Footwear Traction and Lower Extremity Joint Loading, Wannop, Worobets, Stefanyshyn [em inglês] (download / leitura)

  • The influence of heel height on utilized coefficient of friction during walking, Blanchette, Brault, Power [em inglês] (download / leitura)

#16 :: Cinética linear: impacto

Impacto é um termo que usamos regularmente no dia a dia quando nos referimos ao contato entre dois objetos. Mas existem algumas premissas para que essa interação possa ser considerada impacto. Na aula 16 apresentamos as duas principais premissas que definem o impacto e comentamos sobre os diferentes tipos de impacto, assim como o papel de estratégias que sirvam para absorver o impacto. Confira!

AULA_16 - Cinetica linear impacto.pdf

Material complementar da aula 16

  • Impact forces, Nigg & Herzog [em inglês] (download / leitura)

  • Efeito da fadiga na biomecânica da corrida: uma revisão, Silva, Fraga, Gonçalves (download / leitura)

  • Técnicas de aterrissagem afetam o desempenho e estresse mecânico durante o drop jump, Marchetti et al (download / leitura)

  • Relação entre número de salto em jogos de basquetebol com impactos nas aterrissagens de bandejas e rebotes, Souza et al (download / leitura)

#17 :: Cinética angular: momento de inércia e momento angular

A cinética angular é fascinante. Ela representa como as forças de rotação (torques) interagem com a anatomia humana, e permite entender como que aceleramos e desaceleramos rotações, como manipulamos a quantidade de movimento angular e como o gesto técnico, no esporte por exemplo, influência o sucesso nos movimentos. Na aula 17 falamos sobre os conceitos de momento de inércia e momento angular. Não deixe de conferir!

AULA_17 - Cinetica angular mom de inercia e mom angular.pdf

Material complementar da aula 17

  • Conceitos (download / leitura)

  • Control of angular momentum during walking in children with cerebral palsy, Bruijn, Meyns, Jonkers, Kaat, Duysens [em inglês] (download / leitura)

  • Whole-body angular momentum in incline and decline walking, Silverman, Wilken, Sinitski, Neptune [em inglês] (download / leitura)

#18 :: Alavancas

Máquinas simples desde a antiguidade, as alavancas facilitam as ações humanas, mas elas também estão presentes na nossa estrutura anatômica. Conhece o conceito de alavancas, vantagem mecânicas e os diferentes tipos de alavancas presentes no corpo humano nesta aula 18 do nosso curso!

AULA_18 - Cinetica angular alavancas.pdf

Material complementar da aula 18

  • As alavancas do corpo humano jogando com a interdisciplinaridade, Andrade (download / leitura)

  • Análise biomecânica de um aparelho de remada, Toledo, Oliveira, Loss (download / leitura)

#19 :: Polias e roldanas

Assim como as alavancas, polias e roldanas são máquinas simples. Embora nosso corpo não tenha polias e nem roldanas :) ainda assim no dia a dia usamos esses equipamentos. Nessa aula 19 falamos sobre como as polias e roldanas alteram, ou não, a força gerada para vencer cargas externas. Confira!

AULA_19 - Cinetica angular polias.pdf

Material complementar da aula 19

  • Vantagem mecânica de polias (leitura)

  • Análise descritiva do torque de resistência externa em diferentes exercícios de extensão de cotovelo, Jacobsen (download / leitura)

#20 :: O curso acabou, e agora?

A última aula, não é uma aula. É um bate papo com você que acompanhou o curso até agora!

Não esquece de nos contar o que achou, comentando nos vídeos do curso na NeuromechTV e preenchendo o formulário de feedback sobre o curso (já fez curso todo? dá seu feedback clicando aqui!).

Obrigado por estar conosco!

AULA_20 - O curso acabou, e agora.pdf

Não deixe de acessar outros conteúdos para estudar no nossa canal, NeuromechTV, mas também acesse outros conteúdos, de outros canais e pessoas. Seja crítico quanto à qualidade do material de estudo. Nesse curso eu recomendei leituras bem introdutórias, mas existem muitos artigos bons para você estudar. A maior parte desses artigos é publicada em inglês, então, busque se expor ao idioma para conseguir fazer leituras básicas. Lembre que quanto mais estudamos, mais entendemos dos assuntos, e muito provavelmente mais percebemos que sempre há mais para aprender.

Siga firme na busca das suas metas. Esperamos que o nosso curso tenha ajudado ;)