Professor integrante da equipe responsável pelo projeto: A interferência do homem no espaço urbano- Maquete
A construção da maquete é resultado de um grande esforço coletivo dos alunos que passaram e permanecem no Colégio Camp. Por isso cada espaço foi pensado, organizado, modificado e adaptado por todos os alunos que em diferentes momentos enxergavam na maquete seu ponto de expressão singular.
De todo modo, o objetivo da maquete foi unir diferentes habilidades e competências a fim de construir um sentimento de pertencimento no espaço geográfico, representado pelos diferentes territórios que são moldados pela interferência do homem sobre o meio.
Apesar de ter sido uma maquete que demandou muito tempo e planejamento, nós do Colégio Camp sempre soubemos de seu efetivo resultado de ensino aprendizagem, não como elemento concreto, mas sim como uma estrutura de expressão coletiva e trabalho colaborativo de nossa comunidade escolar. De fato, o desenvolvimento passou por diferentes etapas e discussões de elaboração, transitando de textos dissertativos a apresentações conceituais para só assim compor mais um elemento da produção.
A divisão da maquete é um claro retrato da sociedade ocidentalizada que vivemos, com incongruências em todos os meios moldados pelo homem, como comunidades, trânsito, hidroelétricas, concentração fundiária e todos outros elementos que se “auto” regulam como esboço do homem na Terra.
Em outras palavras, a maquete não foi somente um trabalho escolar, mas sim uma clara representação do verdadeiro papel da educação, afinal, como cita Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. ”
FOTOS DA MAQUETE
Professor responsável por classificar os alunos na etapa estadual da Feira de Ciências das Escolas Públicas do Estado de São Paulo - 2017
Professor responsável por levar alunos na IV Conferência Infanto juvenil pelo Meio Ambiente - Estado de São Paulo
Professor responsável por desenvolver na E.E. Francisco Prestes Maia no ano de 2014 um projeto de construção de uma cisterna para captação de águas pluviais para utilização nas descargas dos vasos sanitários. O projeto foi desenvolvido com alunos do 9°, apresentados e avaliados na IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de São Paulo com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
Na etapa estadual o projeto da E.E. Francisco Prestes Maia se aliou com outra escola de São Bernardo do Campo e junto com a E.E. Brasilia Tondi de Lima os alunos puderam por meio de visitas entre as escolas conhecer a dinâmica de outros espaços escolares no município.
O projeto aproximou os alunos de uma dinâmica de cuidado e respeito ao meio ambiente em que pude perceber na viagem realizada com eles para Águas de Lindoia - SP, local da conferência estadual, um grande desenvolvimento da responsabilidade e maturidade por parte dos integrantes do projeto que posteriormente replicaram na escola a importância dos estudos e da pesquisa na vida dos jovens.
PROFESSOR LÍDER DE FANFARRA - "A Lata é o Som do Coração"
No ano de 2014 e 2015 desenvolvi o projeto "A lata é o som do coração" na E. E. Francisco Prestes Maia afim de aproximar os alunos num processo de ensino aprendizagem.. Para isso utilizei como método de construção de um grupo o desenvolvimento de uma identidade coletiva. Os "batuques" da fanfarra que inicialmente surgiram como uma ideia bem tímida com alguns alunos do 7° ano, teve um grande crescimento nas semanas seguintes, pois, posteriormente essa fanfarra passou a ser composta por mais de 40 alunos, sendo necessário solicitar novos instrumentos na diretoria de ensino de São Bernardo do Campo para compor as batidas dos coração dos alunos. O resultado da fanfara foi apontado sobretudo no comportamento dos alunos, pois o sentimento de grupo e compasso os fez andar como um grande time a procura do sucesso.
Professor criador de cursinho comunitário pré-vestibulinho para alunos do 9° ano - " Vamos Estudar?"
Conforme lecionava, percebia o quanto era necessário para muitos alunos a oportunidade de se ingressarem em escolas de formação técnica, por mais incrível que pareca, uma das pouquíssimas oportunidades que muitos terão na vida, dado aos contextos sociais que muitos estão inseridos. No entanto estas escolas costumam ser bastante concorridas e estes alunos competem com muitos de preparação extremamente superior. Foi nesse contexto que junto com o professor Walme de Oliveira elaboramos o "Vamos Estudar?" que consistia em criar aos sábados pela manhã um cursinho pré vestibulinho para essa galera com excelentes professores que de maneira voluntaria disponham o seu tempo para construir o sucesso a estas crianças
Reaproveitamento de óleo doméstico - "O Óleo da Sua Casa Serve Aqui Também"
As discussões ambientais quando são tratadas de maneria teórica acabam não surtindo efeito prático de desenvolvimento efetivo para a comunidade. Por isso no ano de 2015 desenvolvi o projeto "O Óleo da Sua Casa Serve Aqui Também" para reaproveitar o óleo domésticos que era utilizado na casa dos alunos para a elaboração de sabões artesanais para uso doméstico. Com isso a E.E. Francisco Prestes Maia virou ponto de coleta durante 03 meses de óleo residencial, sendo este convertido em pedras de sabão para a própria comunidade.