16, 17, 18 de novembro de 2023
Faculdade de Educação da Unicamp - Campinas - SP - Brasil
Tira o olho do umbigo! A não-indiferença pode “desenssimesmar”?
Em um mundo onde a meritocracia, a competição e o individualismo se fazem princípios que, por vezes, orientam os movimentos das pessoas e das instituições, seriam a arte, a heterociência e as singularidades irrepetíveis dos cotidianos alternativas para a construção de percepções outras, de uma “diferença de princípio”? Talvez esses campos nos ajudem a tirar o olho do umbigo, a transitar da indiferença a não-indiferença, a construir pontes onde hoje há um abismo, enfim, a enxergar além das visões oficiais, a criar “um segundo mundo”, “uma segunda vida”, uma “dualidade do mundo”.
Através do reconhecimento amoroso e não-indiferente do outro, alguma resposta surgirá! Nesse caminho é preciso lembrar do princípio arquitetônico eu-outro do ato singular/responsável e das dimensões cognitiva/estética/ética dos atos responsáveis. Mas não podemos ser ingênuos/as. O percurso traçado até tirar o olho do próprio umbigo pode estar repleto de armadilhas, e a saída será sempre o outro, será sempre com, nunca para. Questionamo-nos: como viver a amorosidade pelo outro que me constitui dialogicamente, nestes tempos ensimesmados? Como encontrar caminhos desde a indiferença a quase tudo o que vive e em quase todos os modelos sígnicos veiculados até a principial não-indiferença em nossos atos responsáveis?
Sabemos que todas e todos já construíram ou viram outros construindo alguns caminhos. O movimento possível nas Rodas Bakhtinianas e nos EEBAs tem sido uma abertura poderosa para o outro e esperamos compartilhar andanças entre todas/os nesta edição inaugural de uma união histórica do Círculo-Roda de Conversas Bakhtinianas com o Encontro de Estudos Bakhtinianos.
Pensando nesse deslocamento da indiferença a não-indiferença, dividiremos nosso encontro em três eixos: vida e cotidiano; heterociência e ciência; e arte e cultura. Nesses espaços buscaremos socializar as compreensões que vimos construindo, as maneiras como aconteceram, as condições que as possibilitaram, as teorias que nos ajudaram a conhecer mais outros pensamentos a respeito do que cada uma/um está pesquisando.
Apoio: