Geografia de Faro

Abrangendo uma área de 4996 km², a região do Algarve ocupa toda a faixa litoral sul de Portugal, com cerca de 50 km de extensão costeira a oeste e 150 km a sul, estendendo-se até às margens do rio Guadiana, a sua fronteira natural com Espanha.

O Algarve está administrativamente dividido em 16 municípios e tem como capital regional a cidade de Faro. A população conta cerca de 428 000 habitantes. A região pode ser dividida em três áreas distintas: o Litoral, todo ele banhado pelo oceano Atlântico, o Barrocal, uma zona montes e colinas de pouco elevados, e a Serra, que abrange três maciços montanhosos – a Serra de Monchique, a Serra de Espinhaço de Cão e a Serra do Caldeirão. Estas serras ocupam uma área de cerca de 50% da região e protegem as praias a sul dos ventos que sopram de norte. Fóia (902 m), na Serra de Monchique, é o ponto mais alto do Algarve.

O litoral algarvio é muito diversificado. A Costa Vicentina abre-se para o Atlântico a poente e oferece uma paisagem de elevadas falésias recortada por praias ainda selvagens mas ventosas. Para leste do Cabo de São Vicente, a costa vai gradualmente deixando de ser tão acidentada, começando a surgir vastos areais e pequenas baías. A ria de Alvor e a ria Formosa, esta ocupando cerca de 184 km² e estendendo-se por 60 km da costa, são duas zonas húmidas integradas em áreas protegidas. Associadas ao Parque Natural do Guadiana, mais para o interior, preservam uma diversidade ecológica de valor inestimável.

Devido ao seu relevo e situação geográfica, o Algarve beneficia de um clima mediterrânico, com muitas horas de sol e precipitação moderada durante o Inverno. As temperaturas médias durante os meses de Verão oscilam entre 24–29º C, podendo, contudo, atingir valores diários muito mais elevados. A temperatura média das águas do mar varia entre os 21–24º C.