Monte Alegre

Lei Orgânica do Município

Dados Gerais

Gentílico: Montealegrense

Fundação: 25/11/1953 

Emancipação: 25 DE NOVEMBRO DE 1953 

População estimada [IBGE 2021] :  22.698  pessoas  

População no último censo [IBGE 2010]:    pessoas  

Densidade demográfica [IBGE 2010] :  107,40  hab/km²  

Área Territorial [IBGE 2020] : 211,26  Km²

Bioma:

ClimaSEMIAREDO 

Mesoregião [IBGE 2020] :  AGRESTE POTIGUAR 

Microregião [IBGE 2020] :  AGRESTE POTIGUAR · REGIÃO 

Latitude: 

Distância de Natal: 39 KM 

Distância dos municípios circunvizinhos:


Formação Administrativa

 


O município possui atualmente 4 (quatro) distritos que foram criados e organizados através de lei municipal, garantida a participação popular. As leis de criação dos distritos são; Lei n° 387/2003, cria o Distrito de Lagoa do Mato, Lei n° 809/2015, cria o Distrito do Sobrado, Lei n° 810/2015, cria o Distrito do

Fontes, Lei n° 811/2015, cria o Distrito de Onofre Lopes.

O município de Monte Alegre é composto ainda por 29 comunidades rurais, as quais estão localizadas numa distância média de 11 km em relação à sede. 

História

A origem do povoado se deu com a passagem frequente de “tropeiros” (condutores de tropas de burros ou cavalos que transportavam mercadorias para comercialização de uma região para outra) vindo do interior do estado do RN ou da Paraíba em busca dos centros urbanos mais desenvolvidos como Macaíba, Natal e São José de Mipibu. Essas viagens tinham na sua programação paradas na Lagoa do Quirambu para descanso, alimentação e dessedentação dos animais. Esse número grande de pessoas e animais careciam de alimentos e outros mantimentos para chegar ao destino. Um cidadão por nome Antônio Miranda vislumbrou que montando uma venda nesse caminho atenderia as necessidades dos viajantes e ainda ganharia dinheiro. Com o sucesso comercial do seu ponto, a circulação de mercadorias em quantidade e variedade passando na sua porta, logo idealizou também uma feira. Terras férteis, água de boa qualidade, clima agradável, foram os convites de boas-vindas às primeiras famílias para fixarem as suas raízes e prosperarem nesse pedaço de chão. Esses foram os primeiros passos no berço de Monte Alegre. Origem: Murilo Paiva Lopes 

Nos anos de 1600 índios já se haviam aldeados no território por nome Mopebu (hoje São José de Mipibu). Em 1737, uma localidade dessa região que possuía uma lagoa de nome indígena "Quirambu", passou a ser uma grande fazenda de propriedade do Sr. João Francisco Ribeiro. Até hoje não se tem registro de que no território pertencente ao município de Monte Alegre tenha havido uma aldeia indígena, mas isso não descarta a possibilidade de que os mesmos tenham circulado nessas áreas em busca de peixes, frutas e de caças.


O povoamento próximo dessa lagoa só aconteceu em meados dos anos de 1900. O local era passagem de tropeiros para São Jose de Mipibu (estação ferroviária de Papary), Macaíba (portos dos Guarapes) e Natal onde buscavam maiores centros urbanos para comercializar seus produtos. O comerciante Antônio Miranda vendo a viabilidade de vender mantimentos a esses viajantes construiu sua casa de morada e comercio justamente nesse caminho e em seguida organizou uma feira. Um outro morador por nome Manuel Catarina repetiu o gesto e se estabeleceu na mesma estrada com um moedor de cana manual feito de madeira para fazer venda do caldo da cana.


Em 1901 já existia um cemitério cercado por estacas e arame e as atividades agropecuárias e comerciais já floresciam no lugar quando foi iniciada a construção do muro de alvenaria do cemitério e de uma capela. Essa capela foi desmanchada em 1916 e parte do material foi usado em outra capela que hoje é a atual igreja do centro da cidade. Nesse período vieram diversas famílias para Monte Alegre e a agricultura do algodão herbáceo acelerou a economia ao ponto de o lugar ter duas usinas de descaroçamento de algodão.


Em 1916 foi concluída a construção da primeira escola (Casa Escola foi seu primeiro nome) e ainda no mesmo ano foi iniciada as obras da capela. Essas duas edificações tiveram como responsável o sr. João de Paiva que durante os anos de 1906 a 1926 foi uma grande liderança nesse povoado.


No ano de 1929 toma posse como prefeito de São José de Mipibu o cidadão Áureo Paiva que apenas em um ano e oito meses de gestão marca a história do lugar inaugurando em 1930 a energia elétrica, não apenas na sede do município como também no povoado de Monte Alegre. Esse fato trouxe muita notoriedade a essa pequena localidade pois muitas cidades do estado não possuíam de tal serviço. A economia teve um grande impulso chegando nesse período a funcionar oito casas comerciais de tecidos. As festas do povoado ficaram famosas pois a iluminação elétrica expandia mais o tempo dos bailes, dos eventos religiosos e juninos. A vaquejada sempre fazia parte dessas festividades e foi pioneira em diversas mudanças nesse esporte cultural.

Somente 31.10.1938, pelo decreto estadual nº 603, é criado o distrito de Monte Alegre e anexado ao município de São José de Mipibu para vigorar no período de 1939-1943.


Depois em 30.12.1943 pelo decreto-lei estadual nº 268, o distrito com o nome Monte Alegre passou a chamar-se Quirambu. A justificativa da mudança do nome para Quirambu era porque existiam localidades com nome de Monte Alegre nos estados do Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Sergipe. Essa denominação vigorou durante o período de 1944-1948.

Pela lei estadual nº 929, de 25.11.1953, desmembra do município de São José de Mipibu o distrito de Monte Alegre e foi elevado à categoria de município.


A emancipação política do distrito de Monte Alegre aconteceu em 25.11.1953 devido as teimosas investidas feitas pelos cidadãos monte-alegrenses e capitaneada por Áureo Paiva. O projeto de lei na câmara dos vereadores de São José de Mipibu foi de autoria do vereador Áureo Lamartine Paiva filho de Áureo Paiva. Assim em 06.02.1954 toma posse o Cel. Severino Raul Gadelha que governou até 31.01. 1955, nomeado pelo Governador Silvio Pedrosa. Finalmente no final de 1954 é eleito pelo voto popular o sr. Áureo Lamartine Paiva que toma posse no dia 01.02.1955 e passa a ser o primeiro prefeito eleito do município. Depois vieram os seguintes prefeitos sendo alguns com mais de uma gestão; Heronides Lustosa Lopes, João Galvão da Silva, Solon Ubarana da Silva (5), Iarandir de Aguiar, Maria das Graças Marques da Silva (3), Severino Rodrigues da Silva (2) e atualmente André Rodrigues da Silva.


Origem: Murilo Paiva Lopes 

Fonte: https://montealegre.rn.gov.br/omunicipio.php

Fonte:

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968.