Carnaúba dos Dantas 

Lei Orgânica do Município     Hino

Dados Gerais

Gentílico

Fundação: 

Emancipação:

População estimada [IBGE 2021] :  pessoas  

População no último censo [IBGE 2010]:    pessoas  

Densidade demográfica [IBGE 2010] :    hab/km²  

Área Territorial [IBGE 2020] :   Km²

Bioma:

Clima:  

Mesoregião [IBGE 2020] :  

Microregião [IBGE 2020] :  

Latitude: 

Distância de Natal

Distância dos municípios circunvizinhos:

Formação Administrativa


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carnaúba, pelo Decreto-lei Estadual n.º 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Acari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Carnaúba figura no município de Acari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaúba dos Dantas, pela Lei Estadual n.º 1.028, de 11-12-1953, desmembrado de Acari. Sede no atual distrito de Carnaúba dos Dantas (ex-Carnaúba). Constituído do distrito sede. Instalado em 30-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. P. 170-171.

História

História

Os primitivos habitantes do município de Carnaúba dos Dantas foram os Cariris, índios de natureza nômade, que dominavam todo o chamado Sertão do Acauã, região compreendida entre as atuais cidades de Currais Novos e Jardim do Seridó.

Os primitivos povoadores brancos de que se tem notícia, por volta de 1700, começou com a chegava à localidade do Tenente Francisco Fernandes de Souza, na primeira tentativa de povoamento. Algum tempo depois, surgiu Caetano Dantas Correia, falecido em 19 de julho de 1797, a fundação da cidade é atribuída a este último, por volta da 1740.  Vindo de Pernambuco, Caetano Dantas Correia trouxe boiadas e implantou a Fazenda Carnaúba, segundo o livro Nomes da Terra, de Câmara Cascudo, dando origem ao povoado e à futura cidade.  Em 13 de agosto de 1790, segundo o livro Seridó, de José Augusto, Caetano Dantas passou para sua filha Anna, casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de documento de dotação, rezes, terras, prata, ouro e escravos.  O povoamento começou a crescer e, em 1897, surgiu a primeira feira da localidade, durando apenas um pouco mais de um ano.  Em 1900, sob a orientação de Antônio Dantas de Maria, descendente de Caetano Dantas foi construída a capela sob invocação de São José em torno de qual se desenvolveu o povoado.  Em 1903, a feira foi restabelecida. 

O nome do povoado, Carnaúba dos Dantas, vem da união do vegetal em abundância na área, a carnaúba, e o nome identificador do homem pioneiro e seu real fundador, Caetano Dantas Correia.       

Ainda pertencente a Acari, o distrito foi criado em 31 de outubro de 1938. Em 11 de dezembro de 1953, Carnaúba dos Dantas, desmembrou-se de Acari e passou a ser um novo município.

Carnaúba dos Dantas está localizada na Região Seridó Oriental, a 227 quilômetros de distância da capital.

 A cidade do famoso Maestro Felinto Lúcio Dantas, conta com um magnífico campo de sítios arqueológicos de antigos nômades, espalhados nos serrotes, e uma excelente atração turística como o Monte do Galo e o Castelo de Di Bivar. O artesanato é eclético, com confecção de flores de tecido.

Duas festas religiosas se destacam em Carnaúba dos Dantas. No dia 25 de outubro, tem a festa de Nossa Senhora das Vitórias, no Santuário do Monte do Galo, com grande presença de romeiros e fiéis. No dia 19 de março acontece a festa do padroeiro da cidade, São José. 

Fonte

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. P. 170-171.

Site da prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas ( https://pt-br.facebook.com/Prefeituradecarnaubadosdantas/about_details)

Fonte:

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. 

Site da prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas ( https://pt-br.facebook.com/Prefeituradecarnaubadosdantas/about_details)