Baraúna

Lei Orgânica do Município

Dados Gerais

Gentílico: baraunense 

Fundação: 15 de Dezembro 

Emancipação:

População estimada [IBGE 2021] : 29.112  pessoas  

População no último censo [IBGE 2010]:  24.182  pessoas  

Densidade demográfica [IBGE 2010] :  29,29  hab/km²  

Área Territorial [IBGE 2020] : 825,681 Km²

Bioma: Caatinga   

Clima:  

Mesoregião [IBGE 2020] : Oeste Potiguar   

Microregião [IBGE 2020] :  Mossoró  

Latitude: 

Distância de Natal

Distância dos municípios circunvizinhos:

Formação Administrativa - base legal


Distrito criado com a denominação de Baraúna, pela Lei Estadual n.º 889, de 17-11-1953, subordinado ao município de Mossoró.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito Baraúna figura no município de Mossoró.

Assim permanecendo em divisão territorial datada I-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Baraúna, pela Lei Estadual n.º 5.107, de 15-12-1981, desmembrado de Mossoró. Sede no antigo distrito de Baraúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018. 

História

Os primeiros moradores dessa localidade foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, estes construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras.

Com algumas famílias residindo no local, destacou-se particularmente uma, devido suas condições financeiras, que aos poucos foram se apropriando de grandes quantidades de terra. Esta família era conhecida como os Pachêcos e eram do Ceará o que veio gerar entre os Pachêcos e os demais moradores conflitos, pois entendiam os demais, que os Pachêcos estavam entrando em terras baraunenses para registrá-las no Ceará.

No ano de 1935, o interventor do Estado Rafael Fernandes, atendendo a um pedido do Sr. João Batista Dantas que viajou de Baraúna a Natal a pé, determinou a inspetoria de Fomento de Combate as Secas, e esta através do Pe. Mota, então Prefeito de Mossoró, perfurou o primeiro poço de Baraúna e este fez com que maior número de pessoas construísse casas em volta do mesmo construindo-se assim um povoado, e o Sr. José Raimundo de Abreu, foi um dos maiores incentivadores para o desenvolvimento dessa localidade.

Seu nome primitivo foi “Rancho do Sabiá”, denominação posta por tropeiros que, em época distante, faziam de burro a travessia entre Mossoró/RN – Russas/CE. Continuou a ser assim chamada, até 1935.

Segundo moradores mais antigos existem três versões sobre a origem do nome Baraúna. Uma delas, é que, Mossoró (cidade vizinha), teve na época um herói por nome de Alexandre Baraúna, batizou-se o então vilarejo por Baraúna em sua homenagem.

Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município.

A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros. Em virtude do exposto, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de 'As terras de Baraúna'. 

Fonte:

Baraúna (RN). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://barauna.rn.gov.br/index.php/historia. Acesso em: nov. 2017. 

 https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/barauna/historico