Viçosa

Lei Orgânica do Município      Hino

Dados Gerais 

Gentílico:  viçosense

Fundação: 28 de dezembro de 1963

Instalação:  Instalado em 09-01-1964.

População estimada [IBGE 2021] : 1.731 pessoas  

População no último censo [IBGE 2010]:   1.618  pessoas  

Densidade demográfica [IBGE 2010] :  42,69  hab/km²  

Área Territorial [IBGE 2020] : 37,905  Km²

Bioma:  Caatinga

Clima:  Semiárido

Mesoregião [IBGE 2020] :  Oeste Potiguar

Microregião [IBGE 2020] : Pau dos Ferros

Latitude: 

Distância de Natal373 km

Municípios Limitrofes: Ao Norte: Riacho da Cruz; Ao Sul: Martins: Ao Leste: Umarizal; e à Oeste: Portalegre.  

Formação Administrativa - base legal


Elevado à categoria de município com a denominação de Viçosa, pela lei estadual nº 3045, de 28-12-1963, desmembrado de São Miguel. Sede no atual distrito de Viçosa. Constituído do distrito sede.        Sua autonomia política deu-se no dia 28 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.045, desmembrando-se de Portalegre e tornando-se um novo município potiguar. (????)

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


História

Nos idos de 1841, teve início a colonização de uma região, situada às margens do riacho Forquilha, mais precisamente numa fazenda de criação de gado. Porém, só no início do século XX é que o povoamento de Viçosa começou a firmar-se. As terras próximas do Serrote da Forquilha foram ocupadas com a chegada de famílias de agricultores que vinham de diversas partes da Região Oeste.

Segundo historiadores, o nome Viçosa teria sido dado pelo português Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, que ao subir a serra ficou maravilhado com a beleza do vale e falou: 'Outra Viçosa', isto por já existir em Portugal a vila Viçosa, antiga residência dos Duques de Bragança.

O crescimento de Viçosa aconteceu de forma muito lenta, através da atividade econômica agrícola.

A história de Viçosa se inicia no século XIX, a partir de 1841, com a fundação de uma fazenda de criação de gado às margens do riacho Forquilha, nas proximidades da serra homônima. Mas o povoamento da localidade se consolidou somente a partir do século XX, com a chegada de agricultores. A partir de então, o povoado de Viçosa desenvolve-se lenta e gradualmente, com economia baseada na agropecuária.[7][8]

Em 28 de dezembro de 1963, Viçosa deixa de ser povoado e se torna um novo município do Rio Grande do Norte, desmembrado de Portalegre, através da lei estadual n° 3 045, sancionada pelo governador Aluízio Alves. A instalação do município aconteceu em 9 de janeiro de 1964 com a posse do primeiro prefeito, Silvestre Gomes Pinto. Desde então, o município é constituído apenas pelo distrito-sede.[7][8]

Uma das versões acerca da etimologia do nome do município afirma que o nome "Viçosa" foi dado pelo juiz de direito de Olinda, em Pernambuco, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, que, subindo a serra de Portalegre, sentiu-se encantado com as paisagens locais e afirmou: “Outra Viçosa”, em alusão à vila portuguesa homônima, residência dos Duques de Bragança.[7][8]

Fonte:

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968.