ALINE BRASILIENSE DOS SANTOS BRITO
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9465769496938117
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7555-8725
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar as referências de Freud a Schopenhauer acerca do conceito de pulsão. Freud mantém sempre uma relação reticente com a filosofia, sobretudo, em termos de referências textuais, o que se justifica pela sua preocupação em atribuir um campo fundante para a psicanálise (ASSOUN, 1978). Apesar disso, são inúmeras as referências filosóficas. Em relação a Schopenhauer, é realizada especificamente em Além do princípio de prazer (1920), no que se refere ao conceito de pulsão (Trieb), ao qual Freud assemelha à vontade (Wille) schopenhauriana e a dualidade nela presente. A vontade (Wille) remete à coisa-em-si kantiana, mas longe de ser uma razão transcendente, inaugura uma filosofia da imanência, onde o corpo e a sexualidade ganham relevância primordial que será novamente retomada pela psicanálise de Freud como principal campo de estudo.
PALAVRAS-CHAVE
Freud; Schopenhauer; Trieb; Wille.
Copyright (c) 2024 - Inquietude
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais e Acesso Livre
A autoria pública nesta revista concorda com os seguintes termos:
A pessoa autora mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A pessoa autora tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A pessoa autora tem permissão e é estimulada a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).