Este vídeo é o vídeo inicial de uma série que trata de território, cultura e desenvolvimento. Nesse vídeo vamos apresentar a série e tratar do conceito de desenvolvimento, mas ainda de forma simples para a primeira concepção do termo. Introduzimos a série com apresentação de Carlos Otávio Zamberlan, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS)
Damos início, neste vídeo, à discussão sobre o surgimento da sociedade capitalista contemporânea, onde outros vídeos, posteriores, complementarão o seu entendimento. Este vídeo busca apresentar um pouco da concepção da sociedade capitalista contemporânea com questões referentes ao seu surgimento e deixando um caminho para compreender elementos culturais que estão no âmago da sociedade atual, incluindo a ideia de desenvolvimento.
Esse é o terceiro vídeo da série e o segundo que trata sobre a sociedade contemporânea capitalista. Nesse vídeo busca-se compreender que a formação da sociedade atual está relacionada com um processo histórico, que perpassa toda era mercantilista, mas nasce antes. O processo de colonização e escravidão humana são abordados e considerados importantes para a consolidação da revolução industrial inglesa e europeia, bem como a estadunidense. A escravidão foi, então, um processo importante de acumulação de capital para proporcionar a revolução industrial. Também forma bases para compreender os processos de formação dos pré-conceitos e do julgamento de outros povos.
Este vídeo finaliza o tema do surgimento da sociedade capitalista contemporânea e faz uma breve conclusão do tema tratado nos vídeos 2, 3 e 4. Além disso, nos remete à noção de desenvolvimento dentro de uma concepção mais abrangente e inclusiva, o que foi discutido no vídeo 1 da série Território, Cultura e Desenvolvimento.