O brasão da Real Academia Heráldica Runasca é todo relacionado à monarquia, em cada uma de suas figuras. Recebe a seguinte descrição heráldica:
Escudo de prata, com um leão passante e guardante de azul, armado e lampassado de vermelho, empunhando um cetro de ouro rematado por uma folha de acanto do mesmo e carregada ao meio por um rubi; encimado por uma coroa de vermelho; bordadura de azul. O escudo é entornado pelo Grão-Colar da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas; rematado por uma coroa de aro de azul carregado por escudetes de prata, rematado por quatro folhas de acanto de ouro peroladas, sendo três visíveis, intercaladas por escudetes de prata; o escudo repousa sobre dois bastões de ébano passados em aspa apontados de ouro e carregados de folha de acanto do mesmo; o escudo é suportado por dois leões de azul, armados e lampassados de vermelho, semeados de folhas de acanto de ouro e coroados do mesmo. O conjunto tudo é colocado sobre um gramado.
Justificação heráldica: As cores azul e branco são símbolo do Ducado de Tetuán, onde se localiza a Real Academia Heráldica, o leão com o cetro de acanto simboliza a monarquia, sistema de governo do Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago e a coroa vermelha representa a honra da nobreza. Os leões que suportam o escudo figuram o força patriótica e a cidadania que sustêm a estabilidade do Reino, os bastões de ébano são distintivos que representam os oficiais heraldistas nas monarquias. O escudo recebe uma coroa heráldica própria representando a distinta nobreza dos oficiais heraldistas.