INTRODUÇÃO
A química ambiental é o ramo da química que estuda todos os processos químicos que ocorrem no meio ambiente, sejam eles naturais ou antrópicos. De modo geral, a química ambiental tem como alvo gerar esclarecimento sobre todos os mecanismos que controlam a quantidade de substâncias na natureza, o que é essencial para o desenvolvimento sustentável do planeta. Sem sombra de dúvida, esta área da química está relacionada com diversas ciências, como a geografia, a ecologia, a geologia, a agronomia, a biologia, entre outras.
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA AMBIENTAL
A Química Ambiental passou a ser uma preocupação mundial e tema de debates em todos os ramos da sociedade principalmente a partir da década de 1980, quando pesquisas e dados científicos passaram a apontar para as consequências da ação humana sobre a atmosfera, água e solo.
Os profissionais desta área atuam na gestão de medidas e buscas continuas por soluções e alternativas para a proteção ambiental, minimizando os impactos causados pelo homem.
As pesquisas no campo da química são essenciais para a solução de grandes questões globais como as mudanças climáticas. Destas pesquisas surgem materiais que permitem a exploração de novas formas de energia, que têm uma maior eficiência energética e em todos os setores industriais.