As chuvas ácidas são um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esta tem causado mortes de peixes, destruição de vegetações, contaminação do solo e água e a degradação de monumentos artísticos, estruturas metálicas, de prédios, edifícios, pontes e outros, além do surgimento de doenças respiratórias.
OBJETIVO
Demonstrar a contribuição de SO2 para o aumento da acidez na chuva e os malefícios provocados por esta. Esta atividade tem como principal objetivo conscientizar as pessoas da sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e consequentemente da chuva.
MATERIAIS
1 frasco com tampa;
enxofre em pó;
4 fitas de papel tornassol azul;
2 pétalas de flor colorida;
1 colher de plástico;
2 pedaços de fios de cobre;
1 caixa de fósforos;
1 caneta.
PROCEDIMENTO
Coloque uma fita de papel tornassol e uma pétala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de plástico, polvilhe um pouco do enxofre em pó sobre a fita e sobre a pétala;
Coloque cerca de 5 cm de água da torneira no pote de vidro, e com o auxílio da colher (limpa), retire um pouco de água e coloque sobre o enxofre que está sobre a pétala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a água em contato com o enxofre, e se houve alteração na cor do papel tornassol e na pétala. Coloque no lixo o material sólido da tampa e lave-a.
Pegue uma nova fita de papel tornassol e umedeça-o com água.
Coloque numa das extremidades do fio de cobre uma nova pétala e coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, faça um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que já tem um pouco de água. Tome cuidado para que a pétala ou fita não entrem em contato com a água.
Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno. Faça um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em pó. Pendure o fio de cobre por dentro do vidro.
Posicione um fósforo aceso debaixo do cone para iniciar a queima do enxofre e rapidamente retire o fósforo e tape o frasco. Observe se o enxofre está realmente queimando.
Retire os fios de cobre de dentro do frasco rapidamente. Feche o frasco e agite a solução cuidadosamente.
Coloque a fita de papel tornassol na água e observe.
RESULTADOS
O hidróxido de sódio é uma solução básica e a fenolftaleína é um indicador ácido-base que fica rosa na presença de uma base.
A caixa de fósforo possui na sua parte externa uma tira em forma de lixa que contém o elemento fósforo. Ao contrário do que muitos pensam, o palito não contém fósforo, mas na sua cabeça temos o enxofre, um agente oxidante. Quando acendemos o fósforo, inicia-se a queima do enxofre, que se combina com o oxigénio do ar, produzindo dióxido de enxofre.
Assim, como acontece nas chuvas ácidas, esse dióxido de enxofre dissolve-se na água, fazendo com que o meio fique ácido. Em meio ácido, a fenolftaleína fica incolor.
No final da experiência podemos observar que a pétala perdeu a sua cor normal, ficando com um aspeto murcho, sem vida.
VÍDEO: https://youtu.be/IEMjO01xm_4
(este é um exemplo de como pode ser feita a atividade experimental das chuvas ácidas)