Há vários séculos que o homem tem procurado estudar e entender os fenómenos químicos naturais e também aqueles que são provocados por eles mesmos, já que as alterações que essas ações provocam no meio ambiente sempre foram notórias.
Como resultados das ações impiedosas do homem no ambiente temos:
destruição da camada de ozono;
aumento da incidência da chuva ácida;
poluição da água de rios e oceanos;
poluição do ar;
nevoeiros contaminados;
derrames de petróleo no mar;
aumento do efeito estufa;
aquecimento global.
DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO
A camada de ozono possui uma alta concentração de O3. Esta funciona como um "escudo" para o planeta Terra, pois absorve 98% da radiação ultravioleta que incide na Terra, a qual é prejudicial à saúde por conter raios que são facilmente absorvíveis nos tecidos da pele.
NEVOEIROS CONTAMINADOS (SMOG FOTOQUÍMICO)
O smog fotoquímico é um tipo de poluição atmosférica, que é formado por uma nuvem, que mistura fumo, neblina, ar, gases poluentes e partículas sólidas. Este fenómeno acontece com resultado de uma inversão térmica, ocorrendo em regiões com grande quantidade de poluição.
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global pode-se definir como um processo do aumento da temperatura média da Terra ao longo do tempo. Segundo estudos científicos a sua ocorrência estaria a ser acelerada pelas atividades humanas, o que provoca problemas atmosféricos e a níveis dos oceanos (degelo).
EFEITO DE ESTUFA
O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
Neste gráfico podemos observar os 10 maiores emissores de gases que provocam o efeito estufa. Eles correspondem a 60% das emissões totais de gases.
CHUVAS ÁCIDAS
Chuvas ácidas é a designação dada a qualquer forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja maior do que a resultante de dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.
Os gases provenientes da queima de combustível reagem com o oxigénio do ar e o vapor da água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através da precipitação. Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos.
Causas das chuvas ácidas
As erupções vulcânicas, os terremotos, os incêndios naturais, os relâmpagos e alguns processos microbianos libertam dióxido de enxofre e óxidos de nitrogénio na atmosfera. Apesar destes processos serem grandes causadores das emissões de dióxido de enxofre a ação humana é o maior causador, pois com a queima de combustíveis na indústria o meio ambiente fica contaminado.
O pH da chuva sofre alterações quando combina com o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, por isso, quando a chuva cai sobre o solo e as águas, altera as suas características químicas colocando em perigo o equilíbrio dos ecossistemas.