Sobre o PET

O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET), anteriormente denominado Programa Especial de Treinamento, foi aperfeiçoado em 1979 junto a um conjunto de iniciativas para fortalecer o ensino superior brasileiro, conduzidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sua gestão foi assumida pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) em 1999.

Nesse sentido, diante de diretrizes e leis básicas pré-estabelecidas, o PET diz respeito à formação de um grupo de alunos vinculados ao curso de graduação, com o intuito de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão. Essa experiência visa oportunizar aos estudantes, a possibilidade de ampliar suas experiências no campo acadêmico, se atentando para questões além da perspectiva convencional de simples cumprimento de matrizes curriculares obrigatórias.

Um grupo tutorial, se caracteriza pela presença de um tutor, com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, por meio de vivência, reflexões e discussões, em clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os discentes. Em contraste com o ensino comumente centrado na transmissão passiva de informações, oportunizando aos estudantes cada vez mais autonomia em seu processo de formação profissional.

Dessa forma, o principal o objetivo do PET é promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.


(Sintetizado e Adaptado de: “Manual de Orientações Básicas PET”, 2002; e “Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET”, MARTINS, I. L., 2007).

Para saber mais a respeito da constituição e diretrizes do programa, acesse: