Os projetos realizados pelo PROPET Fonoaudiologia abrangem a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão sendo por vezes indissociáveis.
Cine PROPET
O Cine PROPET foi realizado no intuito de haver integração entre os discentes do campus. Nele, foi apresentado o filme Klaus, que tem uma temática natalina e que aborda amizade, companheirismo e amor.
O evento foi realizado presencialmente no auditório do Instituto de Saúde de Nova Friburgo.
Oficina: Estratégias Terapêuticas para Linguagem no Adulto e no Idoso
A Oficina foi realizada, abrindo quinze inscrições aos alunos do sexto ao décimo período de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, com a presença da docente Simone Barreto.
Nela, foram debatidas e expostas ideias e fundamentos para o planejamento, elaboração e execução de estratégias terapêuticas voltadas para a temática. Ao final, foi apresentado um caso clínico fictício para que os discentes inscritos tivessem a oportunidade de exercitar, em duplas, os aprendizados adquiridos, com construção de um recurso terapêutico.
O encontro ocorreu no dia 04 de dezembro, às 18 horas, de maneira online, através da plataforma Google Meet e contou com emissão de certificado de participação.
Oficina: Atividades Expressivas em Grupo na Saúde Mental
Nosso grupo acompanhou a tutora Beatriz Almeida em uma oficina ministrada na Universidade Estácio de Sá - Nova Friburgo. Nela, a discente compartilhou sua experiência na atuação da saúde mental, mostrando estratégias que utiliza através de uma atividade prática de Coral.
MOSTRA PET/PROPET
Os petianos dos diversos grupos PET/PROPET produziram materiais e apresentações que foram expostas, além de haver interação entre todos. O PROPET - Fonoaudiologia apresentou as áreas de atuação da nossa profissão, por meio de um quiz e de um banner exposto.
O evento aconteceu em Niterói, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense.
Roda de Conversa: O que é homeopatia e para que serve?
A Roda de Conversa foi realizada, aberta à comunidade acadêmica do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, com a presença do convidado Marcelo Guerra.
Com debates na temática da homeopatia, para quais fins ela é utilizada e quais são seus benefícios e limitações.
O encontro ocorreu no dia 14 de setembro, às 17h30min, presencialmente, no Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Não houve inscrições e contou com emissão de certificado de participação.
Coral Quem Canta Seus Males Espanta
O Coral ocorreu, quinzenalmente, aberto aos discentes e docentes da Universidade Federal Fluminense.
A atividade foi realizada, a fim de promover saúde mental através do canto, visando também o trabalho com a voz, a partir de técnicas fonoaudiológicas associadas ao aquecimento e desaquecimento vocal, orientadas pela tutora e/ou petianas. Contribuiu para uma interação entre os discentes do campus da UFF de Nova Friburgo.
A atividade também foi realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, já que a equipe participou do apoio à disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS) na Rede de Atenção à Saúde do Idoso, a qual promovia um coral, quinzenalmente, no local.
Conhecendo a Fonoaudiologia - Feira de Profissões
O Conhecendo a Fonoaudiologia consistiu em receber estudantes do Ensino Médio na Feira de Profissões do Colégio Nossa Senhora das Dores. Nesse momento, discutiu-se sobre o curso de Fonoaudiologia da UFF e também sobre a profissão.
Acolhimento aos novos ingressantes
No início do período letivo, o PROPET realizou o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia em parceria com as Ligas Acadêmicas do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e com o Diretório Acadêmico. Os encontros foram realizados de forma presencial no campos da Universidade Federal Fluminense, no período de abril a julho.
Além disso, os calouros também foram acompanhados no segundo semestre da graduação, de maneira remota e quinzenal, através do sítio eletrônico direcionado ao acolhimento.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar a integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
NUPESM
O NUPESM é um Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental.
O objetivo do projeto é abordar questões de saúde mental, divulgar informações e orientações sobre.
O NUPESM, no campi Nova Friburgo, é formado pela professora da UFF e Fonoaudióloga Beatriz Almeida, em parceria com alunas da equipe PROPET Fonoaudiologia, alunas e alunos de fonoaudiologia e odontologia do curso de graduação da UFF Nova Friburgo.
Foram realizadas Rodas de Conversa e Acolhimento Psicológico em grupo e individual, em parceria com estagiárias da Estácio de Nova Friburgo e a colaboração com a manutenção das redes sociais, processos de inscrição e emissão de certificados.
Café com Artes
Foi realizado o Café com Artes aberto à comunidade acadêmica do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, com a presença da convidada Bárbara Breder.
Com debates na temática da escrita de livros e sobre ser mulher, cientista e escritora.
O encontro ocorreu no dia 07 de junho, às 18 horas, presencialmente, no Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Não houve inscrições e contou com emissão de certificado de participação.
Oficina de Palhaçaria
A Oficina de Palhaçaria foi realizada no dia 21 de outubro, presencialmente, na Universidade Federal Fluminense.
Esta foi uma atividade de extensão que teve como finalidade promover a saúde mental por meio do riso. Desta forma, a psicóloga convidada, Marcelle Nader, conduziu o grupo dos participantes para que cada um descobrisse o "palhaço" que existia dentro de si. Com muito riso, brincadeiras, descontração, a oficina trabalhou a integração do grupo, a autoestima dos participantes e a saúde mental de todos.
Coral Quem Canta Seus Males Espanta
O Coral ocorreu quinzenalmente a partir do dia 21 de setembro de 2022, aberto aos discentes e docentes da Universidade Federal Fluminense.
A atividade foi realizada a fim de promover saúde mental através do canto, visando também o trabalho com a voz, a partir de técnicas fonoaudiológicas associadas ao aquecimento e desaquecimento vocal, orientadas pela tutora e/ou petianas. Contribuiu para uma interação entre os discentes do campus da UFF de Nova Friburgo e a comunidade, uma vez que foram promovidos ensaios integrativos entre o "Coral da UERJ" e o "Coral do Centro de Convivência de Idosos", também, para apresentação conjunta de Natal na Estação Livre de Nova Friburgo.
Conhecendo a Fonoaudiologia - Apoio ao conhecendo a UFF
O Conhecendo a Fonoaudiologia consistiu em receber estudantes do Ensino Médio das escolas de Nova Friburgo, durante a visita ao Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), em três dias distintos nos meses de outubro e novembro. Nesse momento, discutiu-se sobre o curso de Fonoaudiologia da UFF e também sobre a profissão.
Trabalhos científicos
As pesquisas nascem no sentido de fornecer conhecimento mais aprofundado em temáticas específicas e permitir reflexão sistematizada das ações desenvolvidas pelo grupo. Os petianos possuem a possibilidade de realizar pesquisas individuais ou coletivas a respeito de uma temática de seu interesse, sob orientação do tutor responsável pelo grupo. Nesse sentido, o PROPET tem o incentivo de produzir trabalhos para apresentação em eventos científicos, publicação em anais e/ou em periódicos.
Apresentação no X ETARSERRA (Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana).
Sudeste PET
O SudestePET (Encontro dos Grupos PET da região Sudeste), tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade de ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade.
O PROPET Fonoaudiologia marcou presença em 2022, remotamente, nos dias 19, 20, 21, 27 e 28 de agosto.
Acolhimento aos novos ingressantes
No início do período letivo, o PROPET realizou o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia em parceria com as Ligas Acadêmicas do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e com o Diretório Acadêmico. Os encontros foram realizados de forma presencial no campos da Universidade Federal Fluminense, no período de março a dezembro.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar a integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
Visitas a escolas em parceria com a UERJ
No início do período letivo de 2022.1, o PROPET realizou, em parceria com a UERJ, a pedido do professor João Flávio, visitas às escolas Jamil El Jack e Professora Zélia dos Santos Cortes.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades) aos estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, e proporcionar motivação e sonhos à entrada nos cursos superiores, apresentando histórias de vida, experiências, oportunidades nas diferentes universidades, assim como em cursos pré vestibulares sociais.
NUPESM
O NUPESM é um Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental.
O objetivo do projeto é abordar questões de saúde mental, divulgar informações e orientações sobre.
O NUPESM, no campi Nova Friburgo, é formado pela professora da UFF e Fonoaudióloga Beatriz Almeida, em parceria com alunas da equipe PROPET Fonoaudiologia, alunas e alunos de fonoaudiologia e odontologia do curso de graduação da UFF Nova Friburgo.
Foram realizadas as Oficinas DEZafinados, Oficina do Corpo, Rodas de Conversa, acolhimento psicológico em grupo e individual, em parceria com estagiárias da Estácio de Nova Friburgo e a colaboração com a manutenção das redes sociais, processos de inscrição e emissão de certificados.
Encontro de formação
Foi realizado o primeiro encontro de formação aberto aos discentes de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense: “Conhecendo a Fonoaudiologia Educacional: Atuação, Perspectivas e Desafios”.
Teve uma participação mais que especial da Professora Doutora Tânia Chaves, ex tutora da equipe ProPET Fonoaudiologia.
O encontro ocorreu na sexta-feira, dia 14 de janeiro, às 15 horas, pela plataforma Google Meet. Não houve inscrições e contou com emissão de certificado de participação.
O encontro sobre "A atuação fonoaudiológica no TEA", ocorreu no dia 03 de fevereiro, via plataforma Google Meet, com a fonoaudióloga Fernanda Prado Machado. Foi aberto à comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense de Nova Friburgo, com emissão de certificado.
A "Roda de Conversa - Fonoaudiologia: mercado de trabalho, desafios e perspectivas após a formação", ocorreu no dia 17 de outubro, presencialmente, no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, com as fonoaudiólogas egressas, Mayara Maria, Beatriz Gomes e Amanda Emmerick. Foi aberto aos discentes do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFF de Nova Friburgo, com emissão de certificado.
O encontro "O papel da fonoaudiologia na saúde integral da população trans e travesti", teve como convidada a Fonoaudióloga Mestre Daniela Galli. Ocorreu no dia 01 de dezembro, via plataforma Google Meet, com a presença de profissionais e estudantes de Fonoaudiologia, Serviço Social, Odontologia e Biomedicina.
Café com Artes
Foi realizado o Café com Artes aberto à comunidade acadêmica do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, com a presença das convidadas Tânia Chaves e Renata Tucci.
Com debates na temática da escrita de livros e sobre ser mulher, cientista e escritora.
O encontro ocorreu no dia 26 de maio, às 18 horas, pela plataforma Google Meet. Não houve inscrições e contou com emissão de certificado de participação.
Seleção de Novos Integrantes 2022
Foi realizado o Processo Seletivo de Novos Integrantes da equipe ProPET Fonoaudiologia, com abertura de duas vagas voluntárias, sendo preenchidas pelas candidatas Alexandra Bussinger e Paula Martins.
Seleção de Novos Integrantes 2021
Foi realizado o Processo Seletivo de Novos Integrantes da equipe ProPET Fonoaudiologia, com abertura de duas vagas voluntárias. Houve a possibilidade, no entanto, da abertura de uma vaga a mais, sendo preenchida pelas candidatas Bárbara Serrão, Beatriz Mendes e Thaís Rodrigues.
Evento Dia do Fonoaudiólogo
Evento em comemoração ao dia do fonoaudiólogo e aos 40 anos da profissão, com o tema "Fonoaudiologia: história, desafios e perspectivas para o futuro". O evento foi aberto para todos os alunos do curso de fonoaudiologia da UFF. Foi um momento incrível e enriquecedor, com discussões e relatos muito importantes e que nos motivam a continuar sempre lutando e fazendo história dentro da fonoaudiologia. Contamos com a presença das queridas fonoaudiólogas Beatriz almeida, Simone Barreto, Ruttienya Dias e Larissa Fernandes.
Mostra PET/PROPET
Os petianos dos diversos grupos PET/PROPET produziram um vídeo contando um pouco sobre o grupo, o que é o PET para o grupo e como se reinventaram no período de pandemia do Covid-19. O vídeo é um depoimento curto em torno de 1 minuto e será exibido na semana acadêmica da UFF como uma forma de conhecer e compartilhar vivências e experiências entre os grupos PET/PROPET.
NUPESM
O NUPESM é um Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental.
O objetivo do projeto é abordar questões de saúde mental, divulgar informações e orientações sobre.
É formado pela professora da UFF campi Nova Friburgo e Fonoaudióloga Beatriz Almeida e a professora da UFF campi Campos dos Goytacazes e Psicóloga Bárbara Breder, em parceria com alunas da equipe PROPET Fonoaudiologia, do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFF campi Nova Friburgo, assim como alunas do curso de graduação em Psicologia da UFF campi Campos dos Goytacazes.
Foram realizadas ações de pílulas de saúde mental e convites de participação nas redes sociais, além de oficinas de Cuidados de Si e do Corpo, da Fala, de Yoga e de Teatro.
Sudeste PET
O SudestePET (Encontro dos Grupos PET da região Sudeste), tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade de ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade.
O PROPET Fonoaudiologia marcou presença em 2020, remotamente, nos dias 29 e 30 de maio e 05 e 06 de junho.
Trabalhos científicos
As pesquisas nascem no sentido de fornecer conhecimento mais aprofundado em temáticas específicas e permitir reflexão sistematizada das ações desenvolvidas pelo grupo. Os petianos possuem a possibilidade de realizar pesquisas individuais ou coletivas a respeito de uma temática de seu interesse, sob orientação do tutor responsável pelo grupo. Nesse sentido, o PROPET tem o incentivo de produzir trabalhos para apresentação em eventos científicos, publicação em anais e/ou em periódicos. A cada ano o evento é sediado por uma IES distinta em diferentes regiões do Brasil.
Apresentação no XXVI ENAPET (Encontro Nacional de grupos PET).
Apresentação no VVIV Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia (13 a 16 de outubro de 2021).
Apresentação no IX ETARSERRA (Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana).
Café com Artes
Primeiro Café com Artes aberto à comunidade acadêmica do curso de Fonoaudiologia, com a presença da convidada Daniella Forchetti.
Com debates na temática Comunicação e Artes, com enfoque na inclusão através da acessibilidade comunicacional, sensibilizando os processos humanísticos da formação profissional na área da saúde.
Café com Cidadania
Primeiro Café com Cidadania aberto à comunidade acadêmica do curso de Fonoaudiologia, com a presença da convidada Fga. Dra. Denise C. Villas Boas.
Com debates na temática acessibilidade, com enfoque na atuação fonoaudiológica com a surdocegueira, sobre questões éticas, sociais e políticas.
Acolhimento
No início do período letivo, o PROPET realizou o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia em parceria com as Ligas Acadêmicas do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, com o Diretório Acadêmico e com os estudantes do 3º período. Os encontros foram realizados online, pela plataforma Google Meet, no período de junho a setembro.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
III Dia do Abraço Virtual
Realização de Sarau Musical e Literário realizado pelos participantes, promovendo pílulas de saúde mental e interação entre os discentes e docentes dos três cursos (Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia) do ISNF, por meio de trocas artísticas.
Pesquisas Individuais e coletivas
Realização de pesquisas coletivas a respeito de uma temática de seu interesse, sob orientação do tutor responsável pelo grupo.
Produzir trabalhos para apresentação em eventos científicos, publicação em anais e/ou em periódicos.
Apresentação no VIII ETARSERRA .
NUPESM
O NUPESM é um Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental.
O objetivo do projeto é abordar questões de saúde mental, divulgar informações e orientações sobre.
É formado pela professora da UFF campi Nova Friburgo e Fonoaudióloga Beatriz Almeida e a professora da UFF campi Campos dos Goytacazes e Psicóloga Bárbara Breder, em parceria com alunas da equipe PROPET Fonoaudiologia, do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFF campi Nova Friburgo, assim como alunas do curso de graduação em Psicologia da UFF campi Campos dos Goytacazes e da UNESA de Nova Friburgo.
Foram realizadas ações de pílulas de saúde mental, nas redes sociais e encontros de promoção de saúde.
Acolhimento
No início do período letivo, o PROPET realizou o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia em parceria com as Ligas Acadêmicas do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, com o Diretório Acadêmico e com os estudantes do 3º período. Os encontros foram realizados online, pela plataforma Google Meet.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
Café com Cidadania
Roda de conversa online com Marília Carreiro, da Editora Pedregulho.
Debates com temáticas sociais, éticas e políticas, sensibilizando a formação profissional em saúde.
Café com Artes
Roda de conversa online com Gabriela Ribas, da Companhia Arteira.
Debates acerca das artes no campo do teatro, sensibilizando para as questões humanísticas da formação profissional em saúde.
I e II Dia do Abraço virtual
Realização de Sarau Musical e Literário realizado pelos participantes, promovendo pílulas de saúde mental e interação entre os discentes e docentes dos três cursos (Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia) do ISNF, por meio de trocas artísticas.
Acolhimento e apadrinhamento dos calouros do curso de Fonoaudiologia
No início do período letivo, o PROPET realizou o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia. Para isso, a turma foi dividida em grupos e foram realizados encontros quinzenais para tratar de assuntos demandados pelos próprios alunos.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
Pesquisas Individuais e coletivas
As pesquisas nascem no sentido de fornecer conhecimento mais aprofundado em temáticas específicas e permitir reflexão sistematizada das ações desenvolvidas pelo grupo. Os petianos possuem a possibilidade de realizar pesquisas individuais ou coletivas a respeito de uma temática de seu interesse, sob orientação do tutor responsável pelo grupo. Nesse sentido, o PROPET tem o incentivo de produzir trabalhos para apresentação em eventos científicos, publicação em anais e/ou em periódicos.
Apresentação no XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, X Congresso Internacional de fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia.
Apresentação no VII ETARSERRA .
V INTRAPET
O INTRAPET (Encontro dos Grupos PET - UFF), tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade de ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade.
O PROPET Fonoaudiologia marcou presença em 2019, no Campus Gragoatá.
Café com Cidadania
Roda de conversa e estudos com diálogos de temáticas sociais, éticas e políticas. Trazendo novos assuntos para a formação das petianas.
Acolhimento e apadrinhamento dos calouros do curso de Fonoaudiologia
Todos os anos, no início do período letivo, o PROPET realiza o acolhimento dos calouros do curso de Fonoaudiologia. Para isso, a turma é dividida em grupos e são realizados encontros mensais para tratar de assuntos demandados pelos próprios alunos. Em ocasiões específicas, também são utilizados pelos petianos recursos complementares, como rodas de conversa e oficinas, de acordo com a necessidade dos discentes.
Essa ação tem como objetivo, apresentar a Universidade (infraestrutura e oportunidades); facilitar integração do ingressante ao curso Fonoaudiologia; contribuir para a redução da evasão e retenção de alunos ingressantes; e melhorar a comunicação entre discentes veteranos e calouros do curso.
PROPET em parceria com as Escolas de metodologias inovadoras (Waldorf)
O PROPET possui grande iniciativa em explorar metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, possuímos uma parceria com escolas públicas do município de Nova Friburgo, onde são realizadas ações voltadas à prevenção/ promoção de saúde e pesquisa.
Surge na perspectiva de atender possíveis demandas das escolas; atuar na prevenção e promoção de saúde em questões voltadas à Fonoaudiologia; e aprofundar os conhecimentos da pedagogia Waldorf correlacionando-a à formação do profissional fonoaudiólogo.
Apoio ao projeto de Visitação ao Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) /Nova Friburgo
O evento intitulado “Conhecendo a UFF”, tem ganhado força e se tornado um grande meio de divulgação do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Em edições semestrais, são realizadas visitações dos estudantes do Ensino Médio à universidade. Na ocasião, é realizada uma apresentação da instituição, assim como um tour pelo espaço físico (laboratórios, clínica de atendimento ao público) e atividades práticas referentes aos 3 cursos oferecidos pela IES: Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia.
Essa experiência tem possibilitado aos alunos o acesso ao conhecimento científico, o aumento no desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior e a oportunidade de sanar dúvidas a respeito dos cursos de graduação apresentados.
Pesquisas Individuais e coletivas
As pesquisas nascem no sentido de fornecer conhecimento mais aprofundado em temáticas específicas e permitir reflexão sistematizada das ações desenvolvidas pelo grupo. Os petianos possuem a possibilidade de realizar pesquisas individuais ou coletivas a respeito de uma temática de seu interesse, sob orientação do tutor responsável pelo grupo. Nesse sentido, o PROPET tem o incentivo de produzir trabalhos para apresentação em eventos científicos, publicação em anais e/ou em periódicos.
Apoio na organização do evento VI Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (VII ETARSERRA/UFF&Arte)
O ETARSERRA e Mostra UFF&Arte, são eventos anuais que ocorrem no mês de outubro, durante a semana acadêmica. Eles possuem o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa e inovação, extensão e ensino, desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e Médio, de Educação Profissional e Tecnológica na região serrana do estado do Rio de Janeiro; além de sensibilizar a comunidade para atividades voltadas às manifestações artísticas. O PROPET vem atuando desde 2017 no apoio e organização do evento, tal como na divulgação por meio das redes sociais do grupo.
Curso Comportamento Empreendedor
Vinculado à ação extensionista UFF na Serra, surgiu no ano de 2018 como uma demanda apresentada pelo discentes do ISNF. Foi formulado com o objetivo de possibilitar que os participantes compreendam conceitos envolvendo competências empreendedoras, se auto avaliem e construam estratégias referentes à realização de seus objetivos profissionais. Atualmente, é uma ação de caráter semestral e tem buscado integrar os cursos existentes no Campus, promovendo troca de experiências e saberes entre os participantes.
Ações voltadas para a comunidade (acadêmica e população) com oferta de atividades extracurriculares
É de conhecimento geral que o PROPET tem a responsabilidade de contribuir para a formação acadêmica e social de seus participantes e de todo o seu entorno. Nesse intuito, surgem tais ações, para contribuir com a uma formação diferenciada dos estudantes e profissionais, além de permitir a integração com a população local por meio de ações de promoção e prevenção de saúde.
Tais ações podem surgir em formatos diferenciados de acordo com demanda, como: rodas de conversa, oficinas, seminários, ciclos de palestras, CinePET, entre outros.
Café com letras e artes
Compreendemos que a formação do profissional de saúde pode ser extremamente mais rica e qualificada quando associada à um modelo mais humanista e de caráter criativo. Para tal, são realizados entre os componentes do grupo, encontros voltados ao debate sobre a importância das artes e da literatura na formação profissional. Essa iniciativa surge na proposta de colaborar com a formação diferenciada do estudante, sensibilizando-o para a literatura e artes, além de colaborar nos processos humanistas e estéticos de formação profissional.
ENAPET
O ENAPET (Encontro Nacional de Grupos PET), tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade de ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade. A cada ano o evento é sediado por uma IES distinta em diferentes regiões do Brasil.
O PROPET Fonoaudiologia já marcou presença em 2 desses eventos anuais: Brasília (2017) e Campinas (2018).
INTRAPET
O INTRAPET (Encontro dos Grupos PET - UFF), tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade de ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade.
O PROPET Fonoaudiologia marcou presença em 2018, no Campus Gragoatá.