Parcerias são essenciais

PROJETOS E PARCEIROS

Como a Inovação Educacional está se efetivando na Rede Municipal de Varginha | MG

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS É IMPRESCINDÍVEL PARA A INOVAÇÃO EDUCACIONAL

"Hackeando a Educação: jovens protagonistas, empreendedorismo e soft skiils"

Mais uma parceria que vem para movimentar nossos jovens alunos, protagonistas e empreendedores.

O Centro de Formação Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pela professora e coordenadora pedagógica Vânia Flores, a Oikos Hub, das empreendedoras Aline Sarto e Rafaela Fioravanti e @dubbantransforma, da empreendedora Alícia fecharam uma parceria por meio do PROMITEC - Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional.

O projeto iniciará com 1 mês de ações para os pais dos alunos, e com os alunos por 4 meses, com encontros semanais no Centro de Formação Tecnológica da Prefeitura.

O projeto visa o trabalho com alunos do Ensino Fundamental II que estão prestes a conclui-lo e começam a pensar em sua vida profissional, sendo que muitos deles têm a opção de cursar o ensino médio técnico.

O curso abrangerá desde "Propósito de Vida", temática de relevância para a juventude contemporânea ao desenvolvimento comportamental e técnico com estudos e experimentos voltados para o Empreendedorismo, Inovação e Criatividade; Negócios: Canvas, Recursos financeiros, físicos, humanos; Mercado: Marketing, Vendas, Negociação, Proposta de valor, Validação e Tecnologias: Prototipação, redes sociais, produção de conteúdos digitais.

Um curso neste nível para os alunos, neste momento de suas vidas, pode ser decisivo na sua formação vocacional e no seu sucesso profissional.

Data: 30 de abril de 2019

Parcerias para desenvolver o Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil com uso de Tecnologias

Propósito de Vida e Programação

Edição de Vídeo Marketing

Vídeo Marketing para o Projeto "Café com Tudo"

Propósito de Vida e Curso de Programação | Parceria Unis MG e Liga os Pontos

Esta parceria incrível visa desenvolver nos alunos de 8º e 9º anos da Rede Municipal de Varginha, habilidades para criação de jogos digitais e numa segunda etapa, também aplicativos. Porém, não será um jogo qualquer, apenas para entretenimento. Pretende-se trabalhar com uma temática que abrange a nossa juventude. Juventude está que, em alguns momentos se apresenta meio confusa neste mundo de possibilidades.

O Propósito de Vida se une ao Curso de Programação para ajudar nossos meninos e meninas a programarem ferramentas que irão auxiliar os adolescentes a se encontrar neste processo de escolha vocacional e profissional.

Por isso o curso uniu os conhecimentos técnicos da computação, por meio dos alunos Rafael Pereira Giovannini e Iury Pereira, orientados pelo Coordenador do curso de Ciências da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas, Professor Wariston Fernando Pereira com a demandas das emoções, habilidades e autoconhecimento mediadas pela Coach Brenda Freitas, fundadora da Liga os Pontos, que busca levar os jovens a focar na sua missão de vida para uma vida com propósito. Afinal, quando você “liga os pontos”, você se encontra e é feliz.

Autoconhecimento ...

Pensar em você, em suas aptidões e coisas que de faz feliz, pensar em suas habilidades e inabilidades para se conhecer e buscar a sua missão.

Refletir ...

Refletir sobre o que te deixa confuso, o que te organiza, as pessoas que te inspiram, os seus valores, o que te faz feliz, faz você encontrar o seu propósito.


PARCERIA COM CEFET VARGINHA TRARÁ ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Uma parceria entre o Centro Tecnológico (CT) da Secretaria de Educação de Varginha e o CEFET Varginha vai levar o trabalho com robótica para as escolas municipais urbanas e do campo. A primeira reunião com os diretores de Ensino Fundamental da Rede com o objetivo de apresentar o projeto e levantar as escolas interessadas em participar .

Por que o trabalho com robótica nas escolas?

O seu uso, como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo. As construções desenvolvidas pela robótica contribuem para a vida em sociedade. Alguns exemplos disso são os robôs que exploram locais de difícil acesso, como o mar e o espaço ou que auxiliam em procedimentos médicos. Na Educação, a robótica tem por objetivo desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismo. É um trabalho que favorece o planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e estimula a criatividade nos diferentes segmentos da construção do conhecimento.

Ao experienciar a robótica, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.

O próximo passo agora é o planejamento das ações a formação dos profissionais que atuarão no projeto. O Professor Dr. Paulo Pereira, Chefe do Setor de Mecatrônica do CEFET Varginha e coordenador do trabalho na rede municipal de ensino está muito feliz com a parceria entre a instituição e o Centro Tecnológico, pois segundo suas experiências em projetos como este, os alunos vibram com a sua realização, o que proporciona além do aprendizado, um grande prazer em estudar e aplicar o conhecimento.

Na rede municipal o projeto será acompanhado pela coordenação de Empreendedorismo e Inovação Educacional, Vânia Flores, e várias atividades acontecerão no Centro Tecnológico que fica ao lado da Fundação Cultural.

Reunião com diretores para apresentar o projeto e verificar as adesões

Reunião com professores para explicar sobre o projeto

Por que trabalhar com robótica na educação?

"Computação e programação", "pensamento computacional" e "cultura e mundo digital" são dimensões da Cultura Digital, uma das 10 competências estabelecidas pela BNCC e traz a cultura maker para a sala de aula.


A reportagem explica bem como será este trabalho.