PROMITEC

PROGRAMA MUNICIPAL DE INCLUSÃO DIGITAL E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Como a Inovação Educacional está se efetivando na Rede Municipal de Varginha | MG

METODOLOGIAS ATIVAS E USO DE FERRAMENTAS ONLINE NA EDUCAÇÃO

Aprender a fazer...fazendo!

PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO ELABORAM EBOOK SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Os professores e supervisores das Escolas Municipais do campo participaram da oficina "Educação Empreendedora com Metodologias Ativas" e tiveram a oportunidade de elaborar um eBook coletivo, no qual apresentam algumas metodologias que proporcionam a participação ativa dos alunos. Assim, ao participar da atividade prática, podem fazer a transposição didática destas estratégias para a sala de aula e outros espaços da escola.

Aprender a fazer...fazendo

Mão na massa

Equipe Escolas do Campo

Time animado com as práticas pedagógicas inovadoras e ativas

Produção colaborativa

Acesse o eBook

LETRAMENTO DIGITAL | GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS

Aprender a produzir conteúdo digitalmente para ensinar


Aprender é prazeroso demais!


“Letrar é muito mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto no qual a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida das pessoas.” (SOARES, 2003).

[...] No caso do letramento digital não é diferente. É preciso ir muito além do aprender a digitar em um computador.” (PEREIRA, 2003).


A oficina de Letramento Digital com os professores e gestores das Escolas Municipais Profª Helena Reis e Matheus Tavares foi muito divertida e enriquecedora.

Os professores vivenciaram a experiência de produzir gêneros discursivos multimodais, os novos gêneros contemporâneos e digitais que precisam ser trabalhados nas escolas.

Nasce um novo tipo de texto: o texto multimodal, aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc).

E por meio da experiência eles produziram infográficos após estudos sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem.

Tornar os nossos professores produtores de conteúdo com utilização de ferramentas tecnológicas é essencial para que invistam no trabalho de tornarem seus alunos também produtores.

Acesse e veja infográficos produzidos pelos professores.

Data: 06 de maio de 2019.


Capacitação docente é essencial na caminhada para a inovação educacional

Um ciclo de formações na Rede Municipal de Varginha se inicia com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas com uso das metodologias ativas e desenvolver as competências digitais conforme estabelecido pelos Padrões de Competência em TIC para professores (UNESCO, 2009) .

O propósito é que, com as habilidades docentes aperfeiçoadas possamos de fato, desenvolver as competências gerais da BNCC em nossos educandos, em especial, a competência digital, por meio de estratégias de ensino inovadoras e ressonantes com o contexto globalizado em que vivemos.

Sabemos que não será uma caminhada fácil... Mas desafiadora para todos nós. E desafio é o que nos move para frente. Obrigada Equipe da Escola Municipal José Augusto de Paiva que nos acolheu nesta manhã para iniciar o Plano de Formação da Rede Municipal, que aborda esta temática.

Temáticas abordadas:

  • Educação empreendedora com Metodologias Ativas
  • Letramento Digital e Multiletramentos
  • Recursos Tecnológicos na Educação
  • Prática: Ferramenta CANVA para produção de gêneros discursivos multimodais e ferramentas google.

Saiba mais sobre os Padrões de competência em TIC para professores (UNESCO, 2009) em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000156209_por

Data: 04 de maio de 2019

"Hackeando a Educação: jovens protagonistas, empreendedorismo e soft skiils"

Mais uma parceria que vem para movimentar nossos jovens alunos, protagonistas e empreendedores.

O Centro de Formação Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pela professora e coordenadora pedagógica Vânia Flores, a Oikos Hub, das empreendedoras Aline Sarto e Rafaela Fioravanti e @dubbantransforma, da empreendedora Alícia fecharam uma parceria por meio do PROMITEC - Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional.

O projeto iniciará com 1 mês de ações para os pais dos alunos, e com os alunos por 4 meses, com encontros semanais no Centro de Formação Tecnológica da Prefeitura.

O projeto visa o trabalho com alunos do Ensino Fundamental II que estão prestes a conclui-lo e começam a pensar em sua vida profissional, sendo que muitos deles têm a opção de cursar o ensino médio técnico.

O curso abrangerá desde "Propósito de Vida", temática de relevância para a juventude contemporânea ao desenvolvimento comportamental e técnico com estudos e experimentos voltados para o Empreendedorismo, Inovação e Criatividade; Negócios: Canvas, Recursos financeiros, físicos, humanos; Mercado: Marketing, Vendas, Negociação, Proposta de valor, Validação e Tecnologias: Prototipação, redes sociais, produção de conteúdos digitais.

Um curso neste nível para os alunos, neste momento de suas vidas, pode ser decisivo na sua formação vocacional e no seu sucesso profissional.

Data: 30 de abril de 2019

Parcerias para desenvolver o Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil com uso de Tecnologias

Propósito de Vida e Programação

Parceria com o Centro Universitário do Sul de Minas por meio do Curso Ciências da Computação e Liga os Pontos com Brenda Freitas

Edição de Vídeo Marketing

Blog Inov-Ação com Nilson e Bruno ensinam nossos jovens protagonistas a produzirem vídeo markenting, um recurso contemporâneo e multimodal que faz parte do letramento digital.

Vídeo Marketing para o Projeto "Café com Tudo"

Alunos das Escolas Municipais de 6º ao 9º ano aprendem a fazer o vídeo para o Projeto "Café com Tudo".

Propósito de Vida e Curso de Programação | Parceria Unis MG e Liga os Pontos

Esta parceria incrível visa desenvolver nos alunos de 8º e 9º anos da Rede Municipal de Varginha, habilidades para criação de jogos digitais e numa segunda etapa, também aplicativos. Porém, não será um jogo qualquer, apenas para entretenimento. Pretende-se trabalhar com uma temática que abrange a nossa juventude. Juventude está que, em alguns momentos se apresenta meio confusa neste mundo de possibilidades.

O Propósito de Vida se une ao Curso de Programação para ajudar nossos meninos e meninas a programarem ferramentas que irão auxiliar os adolescentes a se encontrar neste processo de escolha vocacional e profissional.

Por isso o curso uniu os conhecimentos técnicos da computação, por meio dos alunos Rafael Pereira Giovannini e Iury Pereira, orientados pelo Coordenador do curso de Ciências da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas, Professor Wariston Fernando Pereira com a demandas das emoções, habilidades e autoconhecimento mediadas pela Coach Brenda Freitas, fundadora da Liga os Pontos, que busca levar os jovens a focar na sua missão de vida para uma vida com propósito. Afinal, quando você “liga os pontos”, você se encontra e é feliz.

Autoconhecimento ...

Pensar em você, em suas aptidões e coisas que de faz feliz, pensar em suas habilidades e inabilidades para se conhecer e buscar a sua missão.

Refletir ...

Refletir sobre o que te deixa confuso, o que te organiza, as pessoas que te inspiram, os seus valores, o que te faz feliz, faz você encontrar o seu propósito.

Data: 26 de abril de 2019

Encontro de Gestores Escolares

Aconteceu no dia 04 de abril com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca das dimensões do Programa Educação Conectada para elaborar o esboço do Plano de Inovação Educacional, atendendo a teoria das 4 dimensões para uma política bem sucedida (Educação Conectada); analisar a realidade da rede municipal considerando estas dimensões e planejar o cronograma de formação docente para os meses de abril a junho.

Participaram do encontro a Coordenadora Pedagógica de Empreendedorismo e Inovação Educacional, Vânia Flores e os Diretores Escolares e Supervisores Pedagógicos de Ensino Fundamental (4º ao 9º ano).

Além de várias atividades como trabalhos em grupos, discussão sobre prioridades, foram apresentados cases de sucesso como a utilização da Plataforma Khan Academy, além de vários encaminhamentos e elaboração do cronograma de formação docente para a Hora-atividade.

Equipe de gestores escolares

Diretores e Supervisores Pedagógicos.

Atividade colaborativa com levantamento das prioridades dentro das 4 dimensões do Plano de Inovação Educacional: Visão, Formação, Recursos Digitais e Infraestrutura.

Trabalho colaborativo | Pensar juntos para encontrar os possíveis caminhos juntos.

Data: 04 de abril de 2019

Inovação Educacional com Metodologias Ativas e uso das tecnologias

Aconteceu no dia 14 de março de 2019, um workshop com os diretores escolares e supervisores pedagógicos, com os seguintes objetivos:

Refletir sobre a educação na contemporaneidade e a necessidade da inovação educacional;

Repassar informações sobre a implementação do trabalho da coordenação pedagógica responsável pelo desenvolvimento do empreendedorismo e inovação educacional mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e uso das metodologias ativas na Rede Municipal de Varginha;

Orientar sobre a elaboração do Plano de Inovação, que alinhará o trabalho do PROMITEC (Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional) instituído em 2015 pelo Governo Municipal ao PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA, do Governo Federal.

O encontro foi realizado no auditório do Sebrae Varginha e os gestores educacionais participaram de momentos de estudo, reflexão, desenvolvimento de ideias buscando soluções para os desafios da educação na perspectiva da educação empreendedora.


Veja fotos do encontro:

https://drive.google.com/open?id=1wThSBQ5fCJhGSZjnHCmzRQvRbEZx1y5W

Data: 14 de março de 2019


Capacitação de professores para uso de tecnologias educacionais

PROMITEC

Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional

Secretaria Municipal de Educação cria programa para desenvolver a competência digital.


Lançamento PROMITEC

Um dia especial para o lançamento do PROMITEC

Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional


Lançamento PROMITEC

Em que era estamos vivendo?

O que devemos fazer para adequar aos novos tempos?

Como a Secretaria Municipal de Educação está efetivando o uso das tecnologias na Rede Municipal de Ensino?

Promitec - Projeto Final.mp4