Estação de Tratamento do Esgoto (E.T.E)
Para a Comunidade do Sinhá
Para a Comunidade do Sinhá
Através de pesquisas com os próprios moradores foi identificado que o escoamento do esgoto das casas na região selecionada da comunidade do Sinhá, atualmente (jun. 2021) estão interligados e que não é incomum que mais de uma casa esteja ligada em uma mesma caixa de esgoto (relatos de até 5 casas para 1 caixa), gerando entupimento e vazamento com frequência. E que grande parte do esgoto da região é escoada diretamente no córrego Nhanumes localizado próximo há eles.
O esgoto seria captado diretamente do córrego Nhanumes que se encontra na avenida Arraias do Araguaia, que parte da divisão da comunidade e adicionado um gradeamento na saída deste córrego já para a realização da separação de resíduos sólidos. Encaminhado por tubulações subterrâneas para essa nova E.T.E no campo
Utilizar o campo de futebol situado na rua Henry Fuseli e que possui uma área de aproximadamente 3000 m² para ser construída uma “meia estação de tratamento de esgoto”, na área seria construída uma estação para realizar apenas as duas primeiras etapas da estação de tratamento de esgoto: o gradeamento e a caixa de areia. Em adicional, seria construído um galpão para tratamento de resíduos sólido do que for retirado do primeiro processo do tratamento de esgoto.
Imagem em 3D da meia estação, projetado pela nossa equipe.
Imagem em 3D da meia estação, vista em outro ângulo.
Imagem em 3D da meia estação, vista por satélite.
Já em parte líquida, o restante do esgoto entraria em uma tubulação subterrânea que seria conectada a uma outra tubulação principal em direção a Sabesp - Estação Elevatória de Esgotos Guamiranga-Moóca a 9,8 Km do campo de futebol.
Foi feito um fluxograma para ilustrar melhor todo o processo do projeto nesta comunidade:
O esgoto coletado no córrego Nhanumes entra em uma tubulação subterrânea, percorre cerca de 800m em direção a nova E.T.E
> Etapas em rosa : realizadas na nova E.T.E construída no campo
> Etapas em verde : realizadas na Sabesp
> Etapas em laranja : são etapas adicionais para a produção de matéria para outras atividades
> Etapas em amarelo : destino final
> Texto de azul : produtos finais
Distâncias a serem percorridas:
Córrego Nhanumes para a nova E.T.E = 800 m
Nova E.T.E para o aterro são João = 13 km
Nova E.T.E para Sabesp = 9,8 km
Nova E.T.E para o parque do Carmo (aonde o fertilizante será doado) = 3,2 km
Esgoto tratado que será devolvida para o rio Aricanduva;
Menos contaminação de doenças;
Menos contaminação de água poluída no solo;
O planeta agradece;
Água de reuso, que pode ser utilizada para lavar ruas ;
Observação: essa água antes de ser utilizada, vai para uma estação de tratamento aonde recebe cloro e passa por um processo de filtragem.
Lixo sólido retido na primeira etapa, que vai para o aterro sanitário Sítio São João e o lodo pode ser utilizado como fertilizante e ser utilizado no parque natural Fazenda do Carmo;
Observação: caso o lodo não tenha esse destino, ele deve passar por tanques de digestão, onde microrganismos anaeróbicos digerem a matéria orgânica e também as bactérias aeróbicas adicionadas no processo de Tratamento Biológicos.