O QUE É
A amebíase também é conhecida como colite amebiana ou amebíase intestina, é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Entamoeba histolytica é classificada como uma "ameba" que pode ser encontrada na água e em alimentos contaminados por fezes. Devido há isso, uma das principais preocupações em relação a amebíase é porque ela é considerada a segunda principal causa de morte por parasita em todo o mundo, por isso deve se tomar cuidado!
TRANSMISSÃO
A contaminação ocorre por meio da ingestão da forma cística da Entamoeba (formato de “ameba”), que pode ser encontrada na água, alimentos ou objetos contaminados e qualquer tipo de contato fecal-oral como por exemplo a transmissão sexual.
No intestino delgado, ocorre o desencistamento, e a nova forma liberada, chamada de trofozoíto, migra para o intestino grosso. Quando encontrados na forma invasiva, os trofozoítos atravessam a mucosa intestinal e, por meio da corrente sanguínea, atingem outros órgãos, causando doenças extra intestinais. Nesses caso quando ocorre a doença extraintestinais é porque a amebíase progrediu e foi levada para o estado mais grave recebendo o nome de amebíase extraintestinal sintomática.
SINAIS OU SINTOMAS
Este tipo de infecção geralmente não causa sintomas sendo assintomáticos especialmente porque na maior parte dos casos existe pouca quantidade de parasitas e o sistema imunológico consegue combatê-los., mas quando o sistema imunológico se encontra mais debilitado ou quando há grande quantidade de parasitas, pode provocar sintomas gastrointestinais como diarreia, dor abdominal e mal estar geral.
Porém, quando a carga parasitária é mais elevada ou quando a imunidade está mais comprometida, podem surgir sintomas como:
Diarreia;
Presença de sangue ou muco nas fezes;
Dor abdominal;
Perda de peso sem causa aparente;
Cansaço excessivo;
Mal estar geral;
Aumento da produção de gases.
Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 5 semanas após o consumo de alimentos ou água contaminados pela ameba e é importante que a doença seja identificada e tratada assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas da infecção.
PREVENÇÃO
Como métodos de prevenção estão condições adequadas de higiene, como ingerir apenas alimentos bem lavados e/ou cozidos, água engarrafada e lavar bem as mãos com sabão após usar o banheiro e antes de manipular alimentos.
BIBLIOGRAFIA
CORDEIRO, T. G. P.; MACEDO, H. W. Amebíase. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 119–128, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v36i2.1784. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/iptsp/article/view/1784. Acesso em: 1 jun. 2021.
SOUZA, Valéria; ZANZINI, Eliane S; LOBO, Silas. Proposta de Prevenção da Amebíase: A Educação Ambiental como Ferramenta de Apoio a Parasitologia. SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REGET, Panambi – RS, v. 5, n. 5, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223611704367